Mais médicos reabre inscrições na terça | Fábio Campana

Mais médicos reabre
inscrições na terça

O Ministério da Saúde reabriu até terça-feira, 5, as inscrições para os médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado no País para chamada do novo edital do Programa Mais Médicos. A atual gestão da pasta conseguiu avanços significativos no programa, entre eles, a renovação por mais três anos para os profissionais participantes através das chamadas públicas. Além disso, conseguiu reajustar o valor da bolsa anualmente aos médicos participantes, e concedeu, também, um acréscimo de 10% nos auxílios moradia e alimentação de profissionais alocados em distritos indígenas, que passou de R$ 2.500 mensais para R$ 2.750.

“O nosso compromisso é pela manutenção do acesso da população aos médicos do programa. A seleção vai garantir a continuidade do atendimento prestado aos mais de 63 milhões de brasileiros beneficiados com esta ação”, destaca o ministro Ricardo Barros.

Ampliar a participação de médicos brasileiros no programa é um compromisso da gestão de Ricardo Barros. Além disso, também estão sendo repostas vagas oriundas de desistências e de encerramento das participações de médicos de outras chamadas públicas, com prioridade para os médicos brasileiros.

Criado em 2013, o programa ampliou a assistência na atenção básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 distritos sanitários indígenas, levando assistência para 63 milhões de brasileiros. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Opas, 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% são intercambistas estrangeiros.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*