Brasil, um país sem noção | Fábio Campana

Brasil, um país sem noção

Folha de S. Paulo,

Brasil é 2º país com menos noção da própria realidade, aponta pesquisa

Segundo pesquisa realizada em 38 nações para avaliar o conhecimento geral e a interpretação que as pessoas fazem sobre o país em que vivem, os brasileiros só ficaram à frente dos sul-africanos.
A informação faz parte da pesquisa “Os Perigos da Percepção”, realizada pelo instituto Ipsos Mori e divulgada nesta hoje. O estudo apresentou aos entrevistados perguntas sobre a realidade de seus países e em seguida comparou a percepção das pessoas com dados oficiais.

O resultado indica que, por todo o mundo, há pouca familiaridade com temas de segurança, imigração, saúde, religião e mesmo tecnologia. Os países que lideram o chamado Índice de Percepção Equivocada são África do Sul, Brasil, Filipinas, Peru e Índia.

O ranking é o equivalente ao que, na mesma pesquisa realizada no ano passado, foi chamado de Índice de Ignorância, uma média computada a partir da diferença entre as respostas fornecidas pelos participantes do estudo (percepções) e os dados oficiais de cada país (realidade).

Naquela ocasião, o Brasil havia ficado em sexto lugar —por mais que não seja possível comparar diretamente os dois levantamentos, já que as perguntas eram diferentes.

Questionado pela Folha, o Ipsos Mori não apresentou justificativa para ter abandonado o termo usado no ano passado. Disse apenas que mudou o nome do ranking.


2 comentários

  1. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 – 12:33 hs

    Somos um país de alienados, de aculturados, de descompromissados. Nos chamam de alegres porque não querem nos insultar, chamando-nos de abestados.

  2. Uncle Joe 100
    quarta-feira, 6 de dezembro de 2017 – 18:56 hs

    Pelas respostas vemos que nos achamos os caras, depois falam mal da Poderosa quando todos nós nos educamos por ela. Somos mais de 200 milhões de alienados.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*