O Paraná quer reunir todos os Estados para acelerar a criação do Documento Nacional de Identificação (DNI), que unifica RG e CPF em um único número. A pedido do governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti solicitou ao presidente Michel Temer e aos governadores, em reunião em Brasília, a criação de um grupo de trabalho para tratar do tema.
Na semana passada o Governo do Paraná e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinaram um convênio para integrar suas bases de dados biográficos e biométricos para validação de identificação dos cidadãos e emissão de carteiras de identidade.
O acordo de cooperação foi assinado pelo governador Beto Richa, pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega.
A partir da formalização da cooperação, o Governo do Paraná se compromete a repassar as informações dos cidadãos para a Identificação Civil Nacional (CNI), banco de dados criado no início deste ano que vai reunir as informações necessárias para a confecção do novo documento.
Um comentário
É uma ideia louvável do Governador Beto Richa. Até porque quando as investigações das Operações Publicano e Quadro Negro forem concluídas, além do desdobramento da Operação Lava Jato no Estado,é bem provável que Richa vai precisar ser devidamente identificado quando der entrada na carceragem da PF.