Parcela que apoia governo militar no Brasil é maior que a média | Fábio Campana

Parcela que apoia governo militar no Brasil é maior que a média

O Centro de Pesquisas Pew fez um levantamento em 38 países sobre formas de governo.
No Brasil, foram entrevistadas 1.008 pessoas, entre março e abril, época em que não estávamos tão no fundo do poço como agora. Quando a pergunta foi feita especificamente sobre um governo militar, 38% dizem que a opção seria boa no Brasil, 55% se opõem. Em todos os países, a média é de 24% de apoio a esse tipo de governo.
Com a questão mais ampla, 23 % dos brasileiros dizem não gostar da democracia representativa e apoiam ao menos uma das três formas de governo: tecnocrático, militar ou com um “líder forte”. Nos 38 países, a média é de 13%, com 23% dizendo descartar formas de governo “não democráticas”.
A derrocada da democracia piora muito quando são contabilizados os que consideram a democracia representativa “boa” mas também apoiam ao menos uma forma de governo “não democrática”, a parcela do país que considera válido um regime militar, tecnocrático ou autoritário sobe para 62%.
O levantamento foi feito entre fevereiro e maio com 41.593 pessoas nos 38 países de cinco continentes e o instituto americano prevê margem de erro de 4,7 pontos.

Por Isabel Fleck – Washington, EUA (FolhaPress):

Em todo o mundo, a simpatia pela ideia dos militares no poder é maior entre quem tem um grau de escolaridade menor, com uma diferença que chega a até 23 pontos percentuais entre os dois grupos, como é o caso no Peru. No Brasil, 45% dos entrevistados que não tinham completado o Ensino Médio se disseram favoráveis a esse tipo de governo, enquanto o apoio entre os que tinham essa etapa completa é de 29%. Apesar de mais de um terço dos brasileiros entrevistados se dizer favorável a um governo militar, 63% afirmam ser “ruim ou muito ruim” um governo autocrático.

A média de todos os países é ainda mais alta: 71%, com os países europeus puxando o número, com 86% reprovando, em média, esse tipo de modelo. Os números refletem uma insatisfação no Brasil com o sistema atual. Segundo o levantamento, 33% dos brasileiros avaliam como “ruim” a democracia representativa e só 8% a consideram “muito boa”.

A rejeição é maior do que em todos os seis países africanos, os dez europeus e os seis asiáticos incluídos na pesquisa. O Brasil também apresentou um dos mais baixos índices de confiança de que o governo federal faz “o que é certo para o país”: 2% disseram acreditar “muito” nisso, 22% afirmam acreditar em parte. Até na Venezuela os entrevistados se mostraram mais confiantes: 29% declararam confiar no governo, com 14% deles dizendo confiar muito.


6 comentários

  1. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 16:50 hs

    Motivo pelo qual os brasileiros estão cansados deste regime corrupto de governar.
    Conversando com os mais velhos sobre o Regime Militar, todos dizem que a realidade era outra (melhor) e todas as obras incluindo Portos, Aeroportos, Rodovias e tantas outras de infraestruturas forma feitas pelo Regime Militar e quem reclama são os mesmos vermes que ai estão apodreceram a política com suas roubalheiras. Lula, Dilma, Dirceu, FHC e todos os adeptos ao regime Comunista e Socialista detestam o regime Militar. Bando de Vermes que se adaptaram muito bem a esta falsa DEMOCRACIA.

  2. Private Ryan
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 17:03 hs

    De novo, muito melhor uma ditadura de direita do que de esquerda. A de direita, pelo menos, não leva a economia para o buraco. Ou, leva menos que a esquerda. Vamos dizer, a esquerda é mais iletrada. Com todo respeito.

  3. Maquiavel
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 18:40 hs

    Como todas as universidades são dominadas por esquerdistas (maoistas, trotkistas, stalinistas, marxistas, e demais istas), é óbvio que a maioria dos que passaram por elas seja contra um regime militar.

    O problema é que 29% dos que tem curso superior, SER FAVORÁVEL!

    Será que a hegemonia dos istas na “educação superior” esta abalada?

  4. Rr
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 23:02 hs

    Pesquisa comprada,abram uma pesquisa pública onde todos possam se manifestar,duvido que seja menos de 60% os que querem esse tipo de governo.

  5. Do Interior....
    terça-feira, 17 de outubro de 2017 – 10:29 hs

    Melhor a ditadura militar do que a ditadura do PT bolivariano. Pelo menos os militares não roubaram o país e os pobres (principais prejudicados com a corrupção petista e pmdebista.

  6. quarta-feira, 18 de outubro de 2017 – 18:13 hs

    Essa falsa democracia onde os vermes que se instalaram no planalto só querem pensar no próprio bolso e através disso não medem consequência em tirar seus altos salários e mordomias nas costas do povo brasileiro que vai morrer trabalhando, mostram na maior cara de pau que hoje no planalto,senado e câmara federal só tem bandido querendo tirar mais e mais e o povo que se dane, que tipo de democracia é essa?? onde está a democracia? um bando de bandidos que regem e apoiam as leis em seu próprio favor e o povo rastejando ás suas sombras, e esse PT sujo e nojento em que não há um político que preste.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*