Movimento separatista do Sul faz plebiscito no sábado | Fábio Campana

Movimento separatista do Sul
faz plebiscito no sábado

Embalado pela votação pela independência da Catalunha na Espanha, o movimento O Sul é Meu País faz no próximo sábado (7), das 8h às 20h, um plebiscito dos eleitores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a separação da região sul do Brasil. Batizada de Plebisul, a consulta espera a participação de um milhão de moradores dos três estados – o equivalente a 5% do eleitorado da região formada por 27,3 milhões de habitantes. No Paraná, 105 cidades terão urnas de votação.

Segundo os organizadores, qualquer eleitor pode participar do plebiscito, inclusive os que são contrários à separação. “O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas”, justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados. Os locais de votação estão divulgados no site de O Sul é Meu País.

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional. Aliás, a Constituição proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Não é a primeira vez que O Sul é Meu País realiza um plebiscito informal. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 617,5 mil pessoas. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

No site do Plebisul é possível pesquisar os locais de votação de cada cidade. Basta acessar o endereço www.sulista.org e clicar na opção “ONDE VOTAR”.


17 comentários

  1. Rock
    terça-feira, 3 de outubro de 2017 – 18:42 hs

    Separatistas idiotas vieram de favor nesse Brasil estão no Sul muito bem e agora querem separar o Brasil, quem não estiver contente que volte para a Europa e deixe os negros, índios e demais brasileiros viverem em paz no sul e unidos.

  2. Rr
    terça-feira, 3 de outubro de 2017 – 18:50 hs

    Chega de sustentar bernes e lombrigas,separação já.

  3. Sergio Silvestre
    terça-feira, 3 de outubro de 2017 – 20:25 hs

    Tá cheio de invasores ,nazistas e outras pragas aqui no Sul,eles que voltem para a Europa cambada .

  4. José Antônio
    terça-feira, 3 de outubro de 2017 – 20:54 hs

    Porquê separar o quê não lhes pertence? Invasores malditos, grileiros de terras.

  5. Sapo Eletrico
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 2:10 hs

    O Sul se separar do Brasil é a mesma coisa que se enforcar com uma corda de ouro!

    Mesmo que tenham uns 80% de votos a favor da separação, isso vai ser uma votação que não vai servir para nada, pois vai ser porque apenas os separatistas vão saber os locais de votação e vão votar a favor.

    Tecnicamente esta será uma amostra de dados não confiável.

    Sou um simples sapo aqui do Cajuru, mas os separatistas não tem meu apoio.

    Vai o Paraná, por acaso, tapar os buracos das contas do Governo Gaúcho, que não paga direito nem os professores?

    A propósito, sou gaúcho e moro em Curitiba desde 1989!

  6. Xerpa
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 3:05 hs

    A capital será no RS, já deram provas de que são bons na administração.
    Quebradinho o RS. Kkkkkk

  7. Parreiras Rodrigues
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 8:15 hs

    Aos estúpidos líderes desse estúpido – e idiota, movimento, falta a consciência das condições vividas pelos nossos irmãos nordestinos. Eles sim, são nossos irmãos, e que, apesar das suas sofrências, emprestaram a força dos seus braços para a colonização e desenvolvimento do Sul-Sudeste, desde a derrubada das matas, à abertura de estradas e os plantios do café. E é lá do apenado Nordeste que nos vem o grosso da literatura que sorvemos, no que o Sul-Sudeste é quase árido, não fossem raras exceções. Concordo com comentaristas ai de riba, pois os líderes desse malfadado movimento moram no Rio Grande do Sul, um Estado reconhecidamente colonizado por etnias europeias, muito carinhosamente acolhidas por todos nós, mas que não devem se dar ao direito de retalhar o nosso País. Cambada de egoístas, de intolerantes, de discriminadores, de xenófobos.

  8. luiz
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 8:24 hs

    Já que alguns se acham da aristocracia europeia, temos que convidar a polícia espanhola para fazê-los respeitar a constituição e as leis.

  9. Roberto Oliveira
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 9:04 hs

    Lendo os comentários acima consigo entender um pouco dos motivos que levaram nosso “pobre País” a chegar no abismo em que estamos. Quanta besteira!!! Quanta besteira de alguns assistidores de Big Brother!!! Os senhores não percebem que não se trata de racismo ou qualquer outro tipo de preconceito?? O que eu vejo é que os separatistas estão analisando os números. O Sul envia muito mais dinheiro aos cofres de Brasília do que recebe de volta. Além disso, esses recursos viram poeira na mão de um bando de corruPTos. E, além disso, não vejo que só Sul deve ser separado do resto do Brasil, vejo que o Brasil deveria ser dividido em no mínimo 5 países. Só assim teríamos condições de controlar o gasto desenfreado e errado que está nos matando. O que a Pátria mãe devolve hoje a seus filhos?? Nada!!! Não temos segurança, não temos educação e nem saúde, e o restinho de esperança a ladrãozada do PT nos roubaram.

  10. Barata
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 9:54 hs

    Tomara que o Beto Richa não seja o presidente…

  11. quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 10:32 hs

    se mandarem a Dilma , Greizi, SS e o Rock lá prá cima eu até topo !

  12. quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 10:59 hs

    E você SS com esse sobrenome “Silvestre” ? você já pesquisou sua origem? Judeu Cristão Novo, ou Judeu Convertido para quem não sabe! Ao chegar em Portugal seu antepassado teve que optar por esse Sobrenome para se livrar da Inquisição. Silva’s, Silvestre’s ou Mato’s eram todos de origem JUDAICA …

  13. LENZA TOLEDO
    quarta-feira, 4 de outubro de 2017 – 11:12 hs

    Não sou a favor do movimento separatista, mas me obrigo a concordar com a ideia do Henrique Jr. Também não entendo por que certas pessoas não sabem separar os assuntos e ainda se acham na condição de opinar. Afinal, por que aproveitar a oportunidade para jogar brancos contra negros? Queremos saber quem é o melhor? Nada a ver. Vamos virar essa página do racismo. Temos assuntos mais importantes a serem tratados e precisamos lutar por um Brasil melhor para os nossos descendentes.

  14. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    quinta-feira, 5 de outubro de 2017 – 8:40 hs

    Sou a favor e acho necessário assim podemos mandar o Rock da favela e o carça frouxa la pro Nordeste.

  15. Palpiteiro
    quinta-feira, 5 de outubro de 2017 – 19:02 hs

    Deus nos livre de nos juntarmos à gauchada, que vai obrigar todo mundo a torcer pelo Inter ou Grêmio e transferir a capital para Pelotas. Voto contra.

  16. caio
    sábado, 7 de outubro de 2017 – 2:09 hs

    Sou separatista sim!
    Não quero e não preciso dar satisfações do porque, Estamos no século XXI.
    Enchi o saco de ser “brazileiro”.
    Prefiro se gaúcho e sulista.
    Simples assim

  17. Lusitano
    sábado, 4 de agosto de 2018 – 5:08 hs

    Para quem não sabe, o dinheiro dos contribuintes Brasileiros é usado para criar infraestruturas (primeiro mundo) -precisamente no Sul do Brasil, enquanto outras partes do país são condenadas ao abandono. Quem não gosta de aqui estar faça o favor de regressar ao país de origem (nem que seja o país dos bisavôs). O Brasil é grande mas não há espaço para descendentes de nazis.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*