Independência da Catalunha vence referendo com 90% dos votos | Fábio Campana

Independência da Catalunha vence referendo com 90% dos votos

O presidente da Catalunha, Carles Puigdemont, disse na noite deste domingo (1º) que a Catalunha “ganhou o direito de ser um Estado” após a realização do referendo sobre sua independência da Espanha. “Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um estado independente na forma de uma república… conquistamos o direito de sermos ouvidos, respeitados e reconhecidos”, afirmou.

Puigdemont prometeu levar o resultado da votação ao Parlamento para que se atue de acordo com a lei do referendo, que prevê a proclamação unilateral de independência.

O “Sim” venceu o referendo deste domingo com 90,09% (2.020.144 votos), o “Não” teve 7,87% (176.565 votos), votos em branco foram 2,03% (45.586) e nulos foram 0,89% (20.129). No total foram registrados 2.262.424 votos, segundo o governo catalão.


5 comentários

  1. Roberto Oliveira
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 8:37 hs

    Poderíamos aproveitar e fazer a do Sul!!! É um caminho para nos livrarmos de Brasília!!! O Sul é o meu País!!!!

  2. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 10:44 hs

    Se a Espanha tolerar a separação, logo em seguida virão os bascos e assim, sucessivamente, até que o país volte aos tempos de Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Uma colcha de retalhos.

  3. segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 12:35 hs

    LEMBREM DA ANTIGA PODEROSA URRSS…AGORA VIROU UM PEDAÇO DE PAIS;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  4. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 13:12 hs

    Roberto Oliveira

    Com certeza mas falta vontade política. Não tem nenhum político de saco roxo que se submeta a dar início a esta empreitada pois somente pensam no que for melhor pra si.
    O tamanho do Brasil é totalmente inviável. É inconstitucional??? NÃO é, basta querer mudar a Constituição a partir da vontade popular e nós queremos sim. Basta começar uma consulta popular aqui no Sul e veremos o que dá. Óbvio que os preguiçosos, (não todos) que vivem de bolsa esmola, aqueles que acreditam nas mentiras do língua de trapo LULALADRÃO não querem pois é muito melhor viver de esmola, sem trabalhar.

    Vou junto nessa, vamos dar início e vamos criar o Pais do Sul. Aposto que com nossas riquezas e um povo trabalhador, longe de acreditar em políticos mentirosos logo iremos fazer parte de um grande e próspero Pais.

    Vamos então iniciar esta Jornada????.

  5. troll
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 13:48 hs

    Se o calça frouxa mudar-se para outras regiões ,eu também topo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*