Com candidatos incertos, PT e frentes de esquerda elaboram programas | Fábio Campana

Com candidatos incertos, PT e frentes de esquerda elaboram programas

Três programas para candidaturas de esquerda são discutidos no país a um ano da eleição presidencial, ainda sob a incerteza de quem irá defender as bandeiras, que vão desde a revogação de privatizações do atual governo até a descriminalização das drogas. As informações são da Folha de S. Paulo.

A discussão mais recente é a iniciada pelo PT, que há algumas semanas abriu consulta a filiados e à população para traçar um “projeto de nação”. Na sigla, a esperança é que o ex-presidente Lula seja o porta-voz do documento final. O petista fala como candidato em 2018, mas pode ser forçado a sair do jogo caso a segunda instância da Justiça confirme a condenação aplicada pelo juiz Sergio Moro, de Curitiba, a ele na Lava Jato.

As outras iniciativas são lideradas por movimentos que têm participação de membros do PT, além de partidos como PSOL e PCdoB: o “Vamos!”, que a Frente Povo sem Medo começou em agosto, e o “Plano Popular de Emergência”, discutido pela Frente Brasil Popular desde maio.

O site do PT e o do Vamos! têm estrutura parecida. Como numa rede social, os participantes debatem um assunto por vez e podem reagir às opiniões.

“O objetivo é construir um programa amplo que contempla medidas imediatas e reformas estruturais no caso de um novo governo de esquerda ser eleito”, diz o jornalista Breno Altman, um dos nomes na liderança do Plano Popular de Emergência.

O documento que está sendo discutido pela Brasil Popular sugere medidas como a suspensão de privatizações “decididas pelo governo usurpador”, como é chamada a gestão do presidente Michel Temer, e a revogação da terceirização irrestrita.

Propõe ainda nova política de drogas, “com sua legalização progressiva, que descriminalize os usuários”, e descriminalização do aborto.

Lula foi procurado pela Brasil Popular no início dos debates e, segundo a organização, tomou conhecimento das linhas gerais. O grupo diz que também apresentou a iniciativa ao ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE), outro presidenciável do campo da esquerda.


10 comentários

  1. Venezuelano
    domingo, 15 de outubro de 2017 – 9:43 hs

    A maior parte das pessoas não consegue entender que estão sendo manipuladas pelos mais diversos meios de comunicação. Pessoas como alguns petistas que frequentam este espaço demonstram cabalmente esta incapacidade de compreender as coisas. E, assim, o Brasil vai caminhando para o desastre de ser uma Venezuela. Graças a essa incapacidade nata. É por isso que gostam de Lula e Dilma, a deficiente cognitiva.

  2. Rr
    domingo, 15 de outubro de 2017 – 15:21 hs

    Esses aí,dois dos maiores lixos da história.

  3. eleitor desmemoriado
    domingo, 15 de outubro de 2017 – 15:39 hs

    Os programas sonhados pela esquerda de novo não tem nada. Para parecerem novos agora vem com pautas antigas e já tentadas. Rever e revogar privatizações só vai piorar o que já está ruim. E a descriminalização das drogas não passa da mais pura demagogia, como se isto fosse resultar em algo bom. Bom sim, mas é para os traficantes.

  4. SOLANGE LOPES
    domingo, 15 de outubro de 2017 – 19:06 hs

    De esquerda o Ciro Gomes só tem a mão e o pé.

  5. domingo, 15 de outubro de 2017 – 19:13 hs

    Nao açredito Que só Lava Jato com toda heróica e Patriótica equipe,mais a Policia Federal, e mais alguns Juízes espalhados pelo Brasil,possamos conter esta onde de roubos dos t Treis POderes. Que esta entorno de trinta por cento do nosso PIbi, o povo clama pelas forcas armadas,ou um intervenção internacional da ONU

  6. BinLaden
    domingo, 15 de outubro de 2017 – 23:15 hs

    Olha só a cara do cangaceiro, Virgulino Petrolão !!!!!

  7. TADEU ROCHA
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 8:09 hs

    SENADORA SEMPRE COM LULA . O QUE TEU MARIDO DIZ., PARECE UM BICHO GRUDENTO.

  8. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 10:19 hs

    Estamos longe de ser “pior” que o Paraguai.
    Cara de jagunço. Atitude de pinguço. Lula imoral, sem caráter e ladrão.
    Nunca pensei que fossemos passar por isso aqui no Brasil.
    CADEIA para esse marginal e o fim dessa desgraça chamada PT, é o mínimo que os brasileiros esperam.

  9. BETO
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 10:22 hs

    Brasil.

    Pais de tupiniquins. De burros adestrados por um verdadeiro vendedor de ilusões, um bêbado sem moral e sem caráter.
    Como diz o velho ditado:
    “Jacu escasseia mas nunca acaba”.

  10. PATRIOTA
    segunda-feira, 16 de outubro de 2017 – 10:32 hs

    O Regime Militar cometeu um grande erro. Deveria ter metido bala em Lula, Dirceu, Dilma e tantos outros ladrões, quadrilheiros e anarquistas. Tivessem feito isso, não estaríamos passando por tudo isso.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*