Brasileiro quer Lula preso e aval a denúncia contra Temer | Fábio Campana

Brasileiro quer Lula preso e aval a denúncia contra Temer

O brasileiro defende a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prosseguimento da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o atual ocupante do cargo, Michel Temer (PMDB), segundo o Datafolha. Dos entrevistados pelo instituto, 54% avaliam que os fatos revelados pela Lava Jato são suficientes para justificar a prisão do petista. As informações são de Marcos Rodrigo Almeida na Folha de S. Paulo.

Por outro lado, 40% afirmam que não há motivos para a detenção do ex-presidente, que governou entre 2003 e 2010 –5% não opinaram.

No caso do peemedebista, a diferença de opiniões é mais ampla: 89% são favoráveis a que a Câmara autorize a abertura de processo contra ele por organização criminosa e obstrução de justiça.

Apenas 7% dos entrevistados são contrários à aprovação da denúncia, que implicaria no afastamento de Temer por até seis meses, caso a decisão da Câmara fosse aceita pelo Supremo.

O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades, nos dias 27 e 28 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão por ter recebido um apartamento em Guarujá (SP) como parte de propina da construtora OAS.

Segundo entendimento do STF, ele só poderá ser preso se a sentença for confirmada em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sediado em Porto Alegre.

O apoio à prisão do ex-presidente cresce conforme aumenta o grau de instrução (69% entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamental) e a renda familiar mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre) do entrevistado.

Também é maior nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) que na Nordeste (34%), onde os índices de popularidade do petista são mais altos.

De forma geral, entretanto, predomina em todos os grupos a opinião de que o petista não será preso ao fim das investigações (66% no total).

TEMER

Com relação ao presidente Michel Temer (PMDB), a acusação é de liderar um esquema do seu partido que teria recebido ao menos R$ 587 milhões de propina.

Além disso, ele teria dado aval à compra do silêncio do ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso no Paraná, pela JBS.

Para que a denúncia contra o presidente possa virar uma ação penal, é preciso a autorização de dois terços da Câmara.

Em agosto, os deputados barraram uma primeira denúncia contra Temer, em que era acusado de corrupção passiva.

A pesquisa também constatou uma divisão dos brasileiros quanto aos efeitos futuros da Lava Jato.

O Datafolha registrou empate técnico, de 44% para cada lado, entre os que creem que a corrupção irá diminuir após a operação e os que pensam que continuará na mesma proporção de sempre. Para 9%, atos ilícitos aumentarão nos próximos anos.

Percebe-se, de todo modo, um repúdio generalizado à corrupção entre os entrevistados. A maioria (62%) declarou que ela acarreta mais danos ao país do que a incompetência dos governos.

E 80% concordam com a ideia de que a “a corrupção é inaceitável em qualquer circunstância”.

Da mesma forma, a afirmação “se um governante administra bem o país, não importa se ele é corrupto ou não”, é rejeitada por 74%.


5 comentários

  1. segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 8:29 hs

    esse bandido já deveria estar atras das grades não é de agora, tanta denuncia contra esse falso mendigo e cidadão comum, tudo o que nunca foi nem será, cidadão comum, um demagogo, hipócrita e bandido dos piores que se instalou na república fazendo tudo a seu bel prazer e seus cupinchas, esse é o verdadeiro chefe de facção criminosa no Brasil, até beira mar pode ter aulas com ele.

  2. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 8:35 hs

    Em destaque

    Brasil

    Datafolha: brasileiro quer prisão de Lula e continuidade de denúncia contra Temer

    Entre os entrevistados, 54% querem petista preso; no caso do peemedebista, 89% são favoráveis à autorização de abertura de processo contra ele




    por O Globo

    02/10/2017 7:17 / Atualizado 02/10/2017 8:18

    Ex-presidente Lula – Pedro Kirilos/Agência O Globo

    Publicidade

    Últimas de Brasil
    Ex-presidente Lula Foto: Pedro Kirilos/Agência O Globo Datafolha: brasileiro quer prisão de Lula e continuidade de denúncia contra Temer 02/10/2017 7:17
    O presidente Michel Temer Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo Datafolha: Temer atinge maior reprovação desde a ditadura, 73% 02/10/2017 7:05
    O presidente Michel Temer Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo / 8-8-17 Temer é o presidente que mais enviou Medidas Provisórias ao Congresso 02/10/2017 4:31

    RIO — Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira mostra que mais da metade dos brasileiros deseja ver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preso pelas suspeitas de crimes de corrupção cometidos durante e após a sua gestão. Já no caso do atual presidente Michel Temer, 89% são favoráveis à autorização de abertura de processo contra o peemedebista, também acusado de organização criminosa e obstrução à Justiça.

    Veja também
    Fachada do Palácio do PlanaltoPara aliados de Temer, entrevista de Cunha foi positiva
    O presidente Michel Temer, com o ministro Eliseu Padilha, da Casa CivilTemer se reúne com aliados em Brasília para discutir defesa na Câmara
    Defesa do ex-presidente Lula deve entregar alegações finais ao juiz Sérgio Moro Defesa de Lula diz que recibos de aluguel são verdadeiros e podem ser periciados

    Para 54% dos entrevistados, o resultado das investigações da Lava-Jato é suficiente para justicar a prisão de Lula. Outros 40% sustentam que não há motivos para que o ex-presidente seja detido. Ficaram sem opinar outros 5%.

    O apoio à prisão de Lula aumenta de acordo com o grau de instrução dos entrevistados (69% estão entre os que têm nível superior e 37% entre os com nível fundamental) e a renda familiar mensal (chega a 76% no grupo mais rico e a 42% no mais pobre).

    Nas regiões Sul (61%) e Sudeste (65%) a maioria defende a prisão do petista. Já no Nordeste, onde os índices de popularidade dele são mais altos, o número cai: 34%. Porém, de forma geral, em todos os grupos é predominante a opinião de que Lula não será preso ao fim das investigações: 66% no total.

    Em relação a Michel Temer, 89% querem que a abertura de processo contra ele por organização criminosa e obstrução de justiça seja autorizada pela Câmara. Os contrários à aprovação da denúncia são 7%.

    Publicidade

    O Datafolha ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro da pesquisa, divulgada hoje no jornal “Folha de S. Paulo”, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    LAVA-JATO

    Em relação à Lava-Jato, os brasileiros estão divididos quanto aos efeitos futuros da operação. Houve um empate técnico, de 44% para cada lado, entre os que acreditam que a corrupção diminuirá e os que creem que ela continuará a mesma para sempre. Para 9%, atos ilícitos aumentarão nos próximos anos.

    A maioria dos entrevistados (62%) repudia a corrupção e afirma que ela causa mais danos ao país do que a incompetência dos governos. Além disso, 80% concordam com a ideia de que a “a corrupção é inaceitável em qualquer circunstância”. Da mesma forma, a afirmação “se um governante administra bem o país, não importa se ele é corrupto ou não”, é rejeitada por 74%.

    Leia mais: https://oglobo.globo.com/brasil/datafolha-brasileiro-quer-prisao-de-lula-continuidade-de-denuncia-contra-temer-21896201#ixzz4uLjv3VJ4
    stest

  3. TADEU ROCHA
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 8:36 hs

    AI SIMMMMMM, OS BRASILEIROS ACORDARAM, LULA JÁ CHEGA DE ROUBO, ESSA SENADORA PRESA, REQUIÃO VAI DORMIR NINHO DO PT.

  4. segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 12:34 hs

    SÓ IR PRESO NÃO ..TEM QUE DEVOLVER TUDO O QUE ROUBOU DO POVO BRASILEIRO..E FICAR EM CANA POR 40 ANOS;;;;

  5. Do Interior....
    segunda-feira, 2 de outubro de 2017 – 16:33 hs

    As perguntas que não querem calar:

    Se 54% são a favor da prisão, como a pesquisa fake do sindicato pago pelo PT dava como certa a vitória de LuLLa nas eleições de 2018?

    Se LuLLa elegeu-se com mais de 50% dos votos válidos, como ele irá vencer a eleição de 2018 se mais da metade quer vê-lo na prisão?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*