Foi aprovado hoje (9), em 2ª votação, projeto do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, que cria um importante estímulo para incentivar os eleitores a trabalhar como voluntários nas eleições, auxiliando o Tribunal Regional Eleitoral. O projeto estabelece a isenção do pagamento de valores nas inscrições de concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e entidades mantidas pelo Poder Público do Estado do Paraná, para os eleitores que tenham prestado voluntariamente serviço no período eleitoral a Justiça Eleitoral.
O projeto, que atendeu a um pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, é uma forma de incentivar os eleitores a trabalharem como voluntários nas eleições. A proposta foi encampada por Traiano, que a considerou eficaz também para aumentar o interesse dos jovens em participar das atividades ligadas a política e ao processo eleitoral. “Estamos vivendo um período muito difícil da política e que o próprio processo democrático enfrenta o descrédito. Iniciativas que tragam os jovens para conhecer melhor, entender e participar desse processo são muito oportunas”, destacou.
O projeto de lei, de autoria de Traiano, prevê a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos de eleitores convocados para prestar serviços à justiça eleitoral. Segundo o texto do projeto, o candidato terá que comprovar o serviço para ter direito à isenção. A comprovação será feita através de documento expedido pela Justiça Eleitoral. A matéria foi aprovada por 41 votos a favor e apenas 1 voto contra.
3 comentários
Parabéns pela iniciativa deputado, que a classe política repita essas atitudes com projetos que são relevantes para o interesse público.
“Até que enfim uma boa noticia no meio de tantas corrupção e roubalheira. Luz no fim do túnel. Vez ou outra isso acontece. Não é sempre. Mas acontece…” – Profº Celso Bonfim
Há tempos não via um projeto tão útil e bom para os dois lados. Parabéns pela proposição.