Paraná lidera produção industrial do País, mostra IBGE | Fábio Campana

Paraná lidera produção industrial do País, mostra IBGE

As oposições têm urticária e ficam de maus bofes quando se deparam com notícias como esta. A indústria do Paraná fechou os primeiros sete meses do ano com crescimento de 3,9% na produção na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o maior avanço do País, à frente de Santa Catarina (3,5%) e Espírito Santo (3,1%). Os dados divulgados na quarta-feira, 6, são do IBGE.

O resultado do Paraná ficou bem acima do registrado pelo Brasil no período, com avanço bem mais tímido, de 0,8%. Em relação a julho do ano passado, a produção industrial paranaense cresceu 2,8% e na comparação com junho, com ajuste sazonal, o avanço foi de 2,3%.

O crescimento registrado nos últimos meses marca a retomada da indústria do Estado, depois de um ano com queda na produção por conta da crise econômica. Em 2016, a indústria estadual fechou com queda de 4,3% na produção.

Em 2017, a indústria paranaense vem sendo impulsionada principalmente pela produção de máquinas e automóveis. No acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2016, a fabricação de máquinas e equipamentos registrou alta de 71,3% e de veículos automotores, reboques e carrocerias apurou crescimento de 12,9%. Outro destaque foi a fabricação de bebidas, com crescimento de 5,7%.


4 comentários

  1. Do Interior...
    quinta-feira, 7 de setembro de 2017 – 16:20 hs

    Se o governador fosse do PT ou o Requião estávamos falidos e tendo que pagar a roubalheira e o rombo nas contas públicas.

    Estamos mal, mas melhor que essa gente que rouba 100 milhões só de aposentados. É o dobro do dinheiro do Geddel Só no caso dos empréstimos consignados.

  2. Aguirre
    quinta-feira, 7 de setembro de 2017 – 19:15 hs

    Se o governo do Paraná não aumentasse tanto os impostos este crescimento poderia ter sido maior. Lembrem-se de que em janeiro de 2017 foi autorizado um aumento de 50% na alíquota de ICMS para remédios. Temos a maior alíquota do Brasil relativas a IPVA, energia elétrica, etc.
    Portanto, o que faz beto richa na foto acima? A hipótese mais plausível é a de uma inspeção para retirar mais riqueza da economia na forma de impostos.

  3. Ricardo
    sexta-feira, 8 de setembro de 2017 – 0:51 hs

    O governo nao tem nada a haver com o crescimento da producao industrial…Governo nao gera emprego nem riqueza. A iniciativa privada sim!

  4. Do Interior....
    sexta-feira, 8 de setembro de 2017 – 11:47 hs

    Aguirre, você está desinformada. Tem muitos estados que tem alíquota de IPVA e ICMS maior que a daqui. Não fale besteira sem saber. Não repasse informações da APP ou do PT sem antes verificar. É só pesquisar no google.

    O governo não é uma maravilha, mas ainda estamos melhor que outros estados. Mas quanto à carga tributária, está alta em todos os lugares pois todos os estados estão em déficit. Deveria ser reduzida.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*