Venezuela: Governo detém líderes opositores após invadir suas casas | Fábio Campana

Venezuela: Governo detém líderes opositores após invadir suas casas

O Globo

O Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) foi aos domicílios dos líderes opositores venezuelanos Leopoldo López e Antonio Ledezma, que estavam sob regime de prisão domiciliar, e os trasladou para um lugar ainda desconhecido. Segundo denunciou Lilian Tintori, mulher de López, nas redes sociais, “não sabemos onde está nem pra onde o levaram. Maduro será responsável se alguma coisa acontecer com ele”. A detenção de Ledezma foi informada por outros dirigentes da Mesa de Unidade Democrática (MUD), também através das redes.

As detenções arbitrárias acontecem 24 horas depois da eleição da Assembleia Constituinte, contestada pela oposição e por parte da população venezuelana contra a intenção do governo Maduro de perpetuar o líder no poder sem apoio do povo.

Ambos dirigentes estavam presos em suas casas. López obteve do Tribunal Superior de Justiça (TSJ) o benefício da prisão domiciliar em 8 de julho e participou ativamente da campanha em repúdio à Assembleia Constituinte promovida pelo governo do presidente Nicolás Maduro. Um vídeo de câmeras de vigilância divulgado por Tintori no Twitter mostra a ação da Sebin em sua casa:

“12:27 da madrugada: momento em que a ditadura sequestra Leopoldo em minha casa. Não o farão se curvar”, disse a mulher do opositor.

Na tarde da última segunda-feira, Ledezma divulgara um vídeo denunciando “a fraude constitucional” que representou a Constituinte chavista. Foi a primeira declaração pública do ex-prefeito de Caracas, desde que fora preso pela primeira vez, há mais de dois anos. A deputada Gaby Arellano publicou no Twitter um vídeo do momento em que Ledezma é retirado de sua residência. A filha do opositor, Vanessa Ledezma, condenou a ação do governo.


7 comentários

  1. Do Interior...
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 9:39 hs

    Esse é o ditador e SOCIALISTA Maduro, apoiado por Gleisi, Requião e toda corja petista.

  2. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 10:15 hs

    Pois é Dona Gleisi, é bom que o povo brasileiros saiba realmente quem e o que você e seu chefe Lula da Silva, defendem. Ontem, o MADURO, este que você defende passou a fazer parte da lista de DITADORES dos Estados Unidos. Você é um LIXO velha calhorda.

  3. Parreiras Rodrigues
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 11:17 hs

    Incrível é que ainda existam petistas. Como fiéis de iurbs e assemelhadas seguem “ovelhisticamente” os seus líderes, impostores, mentirosos, corruptos, ladrões. Tudo por conta de mesadas…

  4. Marco Nascimento
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 11:17 hs

    Agora é tarde né, se tivessem pressionado antes quem sabe o Maduro tinha caído verde. O que resta é a fome do povo

  5. Roque Alves
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 11:44 hs

    Parlamento Latino Americano – Parlatino: “Urge que o Parlatino, na vocação da Autodeterminação Soberana dos Povos da América Latina, amadureça debater solução democrática para a crise política da Dinastia da Venezuela”…

  6. Jair Pedro
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 11:46 hs

    Segundo Lula apregoava, “a Venezuela é uma democracia até demais.
    Espero que os brasileiros de bem (e não de bens) não se esqueçam de quem apoiou e apóia esse tal de Maduro.”

  7. Denner Rogers
    terça-feira, 1 de agosto de 2017 – 16:11 hs

    MADURO=GLEISI=REQUIÃO=LULA=CORJA PETISTA=ORCRIM

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*