Barros apresenta medidas para aumentar eficiência na atenção básica | Fábio Campana

Barros apresenta medidas para aumentar eficiência na atenção básica

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, apresentou uma série de novas propostas para melhorar a atenção básica de Saúde. As medidas vão aumentar a eficiência das equipes de Saúde da Família, facilitar o atendimento nas unidades de saúde, permitir atendimento integral nas comunidades e dobrar a produtividade das equipes, ajustados às condições de saúde de cada região.

“É mais uma ação que mostra o avanço de novas possibilidades em garantir o acesso de todos os brasileiros à saúde pública. Se conseguirmos 10% a mais de eficiência, já significa na prática, 12 milhões de consultas a mais na Atenção Básica. Também tem tudo a ver com este novo momento da informatização, onde as pessoas podem dialogar com os serviços de saúde, por meio dos novos instrumentos. E, evidentemente, a política atual tem que se adaptar aos avanços que estão sendo implementados no sistema público de saúde”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Prioridade da atual gestão, a Atenção Básica tem recebido constantemente recursos do Governo federal. Em 2016, o orçamento destinado à Atenção Básica em todo o Brasil foi de R$ 17,3 bilhões e o valor a ser investido em 2017 é de R$ 19,1 bilhões, registrando um aumento real de 10,4%.

Todo o processo de revisão e aperfeiçoamento está sendo debatido, desde 2015, com participação do Conselho Nacional de Saúde, Confederação Nacional dos Agentes Comunitários e Federação Nacional dos Agentes Comunitários. A proposta tem seguido cronograma de ações, agendas e articulações com gestores, trabalhadores, acadêmicos e controle social.


Um comentário

  1. AMO
    sexta-feira, 11 de agosto de 2017 – 6:16 hs

    Ai tem meu respeito, é um notável (malandro) o famoso morde e assopra.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*