Ônibus urbanos com menos passageiros | Fábio Campana

Ônibus urbanos com menos passageiros

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos divulgou o relatório do último ano. Os dados apontam que cerca de três milhões de pessoas deixam de usar ônibus diariamente no país.
Segundo o relatório da associação, nos últimos três anos, o nível da queda de passageiros atingiu 18,1%. Só no ano passado, o número de passageiros transportado diariamente por ônibus caiu 4,6% em relação a 2015. A associação faz o monitoramento dos dados de transportes públicos urbanos desde 1994, totalizando 24 anos de acompanhamento. Para o mês de outubro, a previsão é de queda de 46,3% no número de passageiros transportados.
Para o presidente da associação, Otávio Cunha, fatores como a tarifa, o tempo de viagem, o estado de cada veículo e o trânsito cooperam para a queda do transporte nos ônibus. “Pesquisas apontam que a redução da tarifa e a volta dos investimentos em infraestrutura podem atrair novamente o usuário do ônibus como transporte público. A melhoria da qualidade do transporte, atrairá demanda”, afirmou.
Desde a Constituição de 1988, a atribuição do financiamento do serviço passou a ser dos municípios. Pelo menos 17% dos custos do transporte público estão ligados às gratuidades para idosos, pessoas com deficiência e outros motivos, que são financiados pelos usuários que pagam as passagens de ônibus.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*