Meirelles baixa juros da dívida do Badep pela metade | Fábio Campana

Meirelles baixa juros da dívida do Badep pela metade

O Estado vai pagar juros menores no empréstimo de R$ 400 milhões contratado em 2014 com o BNDES na repactuação da dívida do Badep que está em liquidação. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, autorizou a União a conceder garantias para a operação. Com a decisão, os juros caem pela metade, de 2% para 1% ao ano acima da TJLP (taxa de juros de longo prazo). “Tendo em vista as manifestações da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional quanto ao cumprimento dos requisitos legais aplicáveis, autorizo as contratações, observadas as normas legais e regulamentares pertinentes”, diz Meirelles, em despacho do dia 23 de agosto, publicado no Diário Oficial da União na sexta-feira (25).

“É mais uma demonstração de que o ajuste feito pelo Paraná trouxe resultados benéficos para o Estado”, disse o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. “A atual situação fiscal permite ao governo contrair financiamentos, pagar menos juros e investir em ações que beneficiam os que aqui vivem”, acrescentou.

O financiamento com o BNDES foi assinado em julho de 2014 e deverá estar liquidado em 2032. O acordo já previa a redução da taxa de juros na hipótese de prestação de garantia pela União. Após o despacho do ministro, o próximo passo será a assinatura dos contratos de garantia, nos próximos dias.


2 comentários

  1. Raul
    segunda-feira, 28 de agosto de 2017 – 21:41 hs

    Como assim pela metade?
    Se a TJLP fosse, hipoteticamente, 10% os juros baixariam de 12% para 11%.
    Dá sempre isso ou só às vezes?

  2. Deuseli
    segunda-feira, 11 de setembro de 2017 – 21:10 hs

    Dr.como consigo abaixar minhas parcelas habitacional.
    Pago 2.500 de parcela sendo 1700 somente júris.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*