Marcello Richa destaca importância da participação do jovem na política | Fábio Campana

Marcello Richa destaca importância da participação do jovem na política

O presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, foi um dos convidados para palestrar no Encontro da Juventude do Democratas, realizado neste final de semana em Arapongas. Durante o evento, destacou a importância da participação do jovem na política, especialmente durante o atual período de crise de representação que o país enfrenta.

“A democracia necessita de pluralidade e os jovens, que possuem uma característica mais crítica e atuante, são essenciais para promover a renovação e mudança em nossa política, que precisa ser cada vez mais participativa e em sintonia com os desejos da sociedade”, afirmou Marcello Richa.

Durante a palestra, o tucano destacou a importância da utilização das redes sociais e plataformas digitais para os jovens dialogarem com o poder público, bem como a necessidade de criação de novos canais de comunicação que facilitem esse contato. Citou como exemplos ferramentas de consulta popular pela internet do governo norte-americano, em que as pessoas apresentam ideias e propostas que são apreciadas pelo plenário do Legislativo, algo que ainda não existe no Brasil.

Além das ferramentas online, também afirmou que iniciativas como o Parlamento Universitário, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, devem ser estimuladas e ampliadas. O projeto permite que acadêmicos tenham a oportunidade de vivenciarem todo o processo de trabalho no legislativo, desde a proposição até a efetivação e publicação de uma lei.

Participação – Marcello Richa ressaltou que nas últimas eleições o país teve 496.747 candidatos para o cargo de vereador, prefeito e vice, porém apenas 48.710 na faixa até 29 anos, um pouco a mais de 9% do total, número ainda muito baixo para um segmento que representa um quarto de toda população brasileira. Somado a isso, afirmou que a atuação do jovem não precisa necessariamente estar ligada a uma candidatura, mas a uma participação efetiva na construção de políticas públicas.

“Precisamos sempre buscar despertar o interesse das pessoas para o debate e compreensão das políticas públicas, pois a melhoria que todos desejamos não irá acontecer se não tomarmos parte desse processo”, afirmou Marcello Richa.

O Encontro da Juventude do DEM também contou com palestrar do deputado estadual Tiago Amaral (PSB) e do prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi (DEM).


3 comentários

  1. Sergio
    domingo, 6 de agosto de 2017 – 16:18 hs

    Certo, o jovem deve participar.
    Mas não como herdeiro, tipo
    Richa pai, Richa Filho, Richa Neto.

    Continua sendo MAIS DO MESMO.

    Uma m……

  2. ADEMIR HAUENSTEIN
    domingo, 6 de agosto de 2017 – 18:00 hs

    COM ESTES FILHOS DE CORRUPTOS ,O POVO DO PR ESTARA MAIS FERRADO AINDA !!!!

  3. Aguirre
    domingo, 6 de agosto de 2017 – 22:26 hs

    Até ontem acreditava-se, talvez erradamente, que a democracia necessitava de instituições fortes.
    Ainda bem que o jovem Marcello Richa vem corrigir esta apreensão e nos esclarecer que “A democracia necessita de pluralidade …”.
    Ao produzir frases de categoria “abobrinhas” o jovem Marcello aborda conceitos que não tem nada a ver com a realidade e cujo conteúdo provém não do conhecimento, nem da falta de conhecimento, mas de não saber exatamente o que ignora.
    Por fim, peço ao colunista para publicar com antecedência as datas e locais das futuras palestras do jovem Marcello para que possamos manter uma salutar distancia das mesmas.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*