Governabilidade de Temer ameaçada | Fábio Campana

Governabilidade de Temer ameaçada

Painel, Folha de S. Paulo

A junção dos cacos da cena política forma um retrato que inspira cuidados ao presidente Michel Temer. Se a ala que apoia o governo derrubar Tasso Jereissati da presidência do PSDB e preservar seus quatro ministros, o tucano cairá atirando — e o centrão continuará com fome de cargos. Se Temer, por sua vez, decidir sacar o partido da Esplanada, poderá contemplar os parceiros que lhe restam, mas ficará cada vez mais refém de siglas que têm o fisiologismo como gene dominante de seu DNA.

Para dirigentes de grandes partidos, o cenário é movediço e aponta para uma dificuldade crescente da manutenção da governabilidade no Congresso — e isso em meio à expectativa de uma segunda denúncia de Rodrigo Janot.


3 comentários

  1. Viezzer
    sábado, 19 de agosto de 2017 – 9:29 hs

    Parabéns ao PT que escolheu Temer como vice! Realmente foi para terminar o glorioso trabalho de Dilma.

  2. A CULPA É DO FHC
    sábado, 19 de agosto de 2017 – 10:14 hs

    GOVERNABILIDADE, CONSENSOS E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

    DESDE A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 OS BRASILEIROS TEM A POSSIBILIDADE DE ESCOLHER DEMOCRATICAMENTE SEUS REPRESENTANTES
    (DEMOCRACIA REPRESENTATIVA).

    HAVIA UMA PREOCUPAÇÃO COM A CRIAÇÃO DE CONSENSOS ENTRE OS ELEITORES E OS ELEITOS DENTRO DE UMA REPRESENTATIVIDADE REPUBLICANA.

    OCORRE QUE PARA LEGISLAR E FISCALIZAR, FUNÇÃO TÍPICA, INDISPENSÁVEL DO PODER LEGISLATIVO, ESSE PODER DA REPÚBLICA SE PREFERIU DE APEQUENAR, DIMINUIR SUA IMPORTÂNCIA, PASSOU A FIGURAR COMO UM BEDEL DO EXECUTIVO.

    A PRÁTICA DE LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA OS RESPECTIVOS REDUTOS ELEITORAIS, E TROCA DE NÃO FISCALIZAR E LEGISLAR, NÃO CRIA CONSENSOS, NÃO FAZ A DEVIDA REPRESENTAÇÃO.

    DESTA FORMA QUEM PASSA A FAZER A REPRESENTAÇÃO? RESPOSTA MAIS QUE EVIDENTE: MINISTÉRIO PÚBLICO E TRIBUNAIS DE CONTAS.

    LEGISLAR E FISCALIZAR NÃO É TAREFA FÁCIL, NECESSITA DE COMPETÊNCIA PESSOAL E DOS ASSESSORES. O QUE O LEGISLATIVO FEZ??? DELEGOU A SUA FUNÇÃO MAIS IMPORTANTE OU SE OMITE.

    OS PROMOTORES E MEMBROS DO TC NÃO POSSUEM A PRERROGATIVA DE CRIAR OS CONSENSOS!! OU SEJA, O POVO NÃO SE VÊ REPRESENTADO!!

    O BRASIL PEDE SOCORRO!

    O ELEITOR ESCOLHE QUALQUER COISA, E RECEBE QUALQUER COISA DE VOLTA (AMBULÂNCIA, GINÁSIO DE ESPORTES, CRECHE) QUANDO NA REALIDADE OS LEGISLADORES DEVERIAM, ESTAR FISCALIZANDO O EXECUTIVO PARA IMPEDIR QUE O BRASIL FECHE O ANO COM 169 BILHÕES DE ROMBO NAS CONTAS PÚBLICAS.

    A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E A GOVERNABILIDADE DO GOVERNO TEMER CORREM SÉRIO RISCO SIM! PORQUE O SISTEMA E PERFEITO MAS BURLADO, DIMINUINDO APEQUENADO PELA TROCA DE FAVORES, DO TOMA LA DA CÁ, DA POLÍTICA MESQUINHA, DA COMPARA DE APOIOS EM TROCA DO PAGAMENTO DE EMENDAS PARLAMENTARES.

    SOMENTE COM A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ELEITORES SERÁ POSSÍVEL SUPERAR A CRISE DE REPRESENTAÇÃO E RETORNAR O BRASIL A GOVERNABILIDADE.

  3. Sergio Silvestre
    sábado, 19 de agosto de 2017 – 10:40 hs

    O BRASIL SÓ VOLTARÁ A CRESCER COM LULA NA PRESIDÊNCIA,NÃO DÃO O BRAÇO A TORCER NÉ.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*