'O desmanche de um mito' | Fábio Campana

‘O desmanche de um mito’

Artigo de Ricardo Noblat

Nunca antes na história deste país um presidente da República havia sido denunciado por corrupção. Michel Temer foi o primeiro, acusado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, de corrupção passiva. Destinava-se a Temer a mala de dinheiro do Grupo JBS arrastada por rua de São Paulo pelo ex-deputado Rocha Loures (PMDB-PR).

Nunca antes na história deste país um ex-presidente da República havia sido condenado por corrupção. Lula foi ao ser sentenciado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão no processo do tríplex do Guarujá. Se a segunda instância da Justiça confirmar a sentença, ele será preso. Mesmo que não seja, ficará impedido de disputar eleições.

A primeira e única vez até aqui que Lula provou os dissabores da cadeia foi na condição de perseguido pela ditadura militar implantada no país em 1964, e que duraria 21 anos. Muito bem tratado, à época, pelo delegado Romeu Tuma, que depois se tornaria seu amigo e ingressaria na política, Lula fez greve de fome chupando balas. Foi logo solto e virou herói.

Mesmo que por ora solto e candidato a roubar do ex-ministro José Dirceu a condição de “guerreiro do povo brasileiro” conferida pelos militantes do PT, dificilmente Lula será encarado daqui para frente como herói pela larga maioria daqueles que no passado recente o enxergaram como tal. Sua biografia ganhou para sempre a mancha indelével da corrupção.

Pouco importa que ainda ostente o título de campeão das pesquisas de opinião pública com algo como 30% das intenções de voto para presidente se as eleições fossem hoje. . Tais pesquisas também o apontam como campeão de rejeição. Mais de 60% dos entrevistados dizem que jamais votariam nele. De resto, só haverá eleições em outubro do próximo ano.

A condenação de Lula por Moro produzirá efeitos no campo da esquerda. De saída reforçará as chances de Ciro Gomes (PDT-CE) de conseguir o apoio do PT para concorrer à presidência. Não se descarte a hipótese de Dilma desejar a mesma coisa. Se escapar da Lava Jato, pela direita, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) lucrará com a condenação de Lula.

Quanto a Temer… Mesmo que a Câmara dos Deputados negue autorização para que seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal, enfrentará uma segunda e talvez a uma terceira denúncia por corrupção e obstrução da Justiça, fora as delações do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro. Caso sobreviva, governará como um morto-vivo.


12 comentários

  1. Amadeu
    quarta-feira, 12 de julho de 2017 – 21:54 hs

    O Lula começou a sua carreira politica decorrente de suas prisões e acabara com a carreira política na prisão.

  2. Petista
    quarta-feira, 12 de julho de 2017 – 22:55 hs

    Provas forjadas e/ou imprestáveis juridicamente!!! O POVO fará justiça a Lula, elegendo-o NO PRIMEIRO TURNO em 2018!!! Todos os PERSEGUIDORES pagarão caro pela ousadia de condenar SEM PROVAS, um homem INOCENTE!!!

  3. valdir bassai
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 0:04 hs

    Esse petista é doente terminal ou um dos burrinhos do pt.
    Sem provas., ta bom só os idiotas acreditam no lularapio.

  4. TO DE OLHO
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 0:48 hs

    =====A IMPUNIDADE TERÁ UM FIM ====
    E JÁ COMEÇOU…….

  5. JÁ ERA...
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 4:43 hs

    O que jamais será esquecido é o dia 12/07/17. Independente do
    Lula ser preso ou não o caminho da pulverização de um cara que
    foi líder dos petistas começou. Dizer e agir como pode ofendendo
    até a igreja e usar a camada mais pobre do país para se autopromo-
    ver sempre foi o lema deste malandro. Se o cara vai preso ou não
    neste momento não é o que importa. O país começa a ser passado
    a limpo.

  6. Juca
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 6:38 hs

    Esse bosta nunca defendeu a democracia, sua prisão na ditadura era uma farsa pois sempre colaborou e era informante de Tuma.

  7. NA CORDA BAMBA
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 7:16 hs

    Se um dia algum petista ou admiradores secretos desta ORCRIM
    imaginavam que o Lula jamais seria condenado, fica um alerta de
    que os tempos mudaram… e muito. Mesmo tendo resultados duvi-
    dosos como a soltura de alguns do colarinho branco precisamos
    reconhecer que a justiça está evoluindo. Em um cenário onde ha-
    bitam políticos e empresas corruptas a justiça brasileira está cum-
    prindo o seu papel exemplarmente. Os bandidos do colarinho bran-
    co que sempre navegaram em mar calmo estão no meio de um tsu-
    nami e segurando apenas uma colher de pau.

  8. CAÇADOR DE VERMES
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 8:01 hs

    Quem ouviu hj pela manha na CBN o comentário de Carlos Alberto Sardenberg entendeu perfeitamente e sabe que este cidadão acima se é que da pra ser chamado de cidadão não passa de um ser comum e deve ser igualado e tratado como todo criminoso que roubou ou cometeu crimes comum ou de lesa pátria. Sardenberg disse somente a verdades que tem que acabar essa coisa no Brasil que lideres ou chefes da nação tem que tratar diferente. Assim como Temer tem que pagar pelos crimes cometidos, Lula e qualquer outro tem que pagar da mesma forma. Por isso que o Brasil chegou a esse ponto, essa desgraceira toda porque esses imbecis tem mordomias e são imunes. LULA é uma pessoa comum e tem que ser tratado como tal pois somente assim chegaremos na condição de um País descente e desenvolvido. Não adiante esses Sindicalistas pelegos juntos com o MST,essa pelegaiada agora querer tomar as ruas e fazer ameaças com foices e machados pregando a violência defendendo esse bandido. Bandido sim pois se condenado foi por cometer crimes contra os cofres públicos é bandido. Deveriam tomar vergonha na cara e largar esse verme pra que pague pelos seus crimes afinal traiu a confiança da Ñação, daqueles que acreditaram nas mentiras desse verme. Moro deveria sim ter decretado a prisão desse jaguara.

  9. paulo roberto kiska
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 9:13 hs

    Gente acabou a casa caiu ADEUS LULADRÃO já era seus imundos que são pagos pra pensar e agir por ele o lularápio,,,graças que acabou.Povo Brasileiro sim Nós…..PODEMOS……

  10. luiz
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 10:12 hs

    Esse sem vergonha corrupto pode ter sido mito só de gentinha sem um minimo de discernimento. Lulla Ladrão na cadeia.

  11. Roni Capote de Oliveira
    quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 11:25 hs

    Sobre tudo isso… nada acho!
    A alternância no poder faria o estado mais eficiente…

  12. quinta-feira, 13 de julho de 2017 – 22:44 hs

    MITO Q MITO?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*