Artigo de Ricardo Noblat
Nunca antes na história deste país um presidente da República havia sido denunciado por corrupção. Michel Temer foi o primeiro, acusado pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, de corrupção passiva. Destinava-se a Temer a mala de dinheiro do Grupo JBS arrastada por rua de São Paulo pelo ex-deputado Rocha Loures (PMDB-PR).
Nunca antes na história deste país um ex-presidente da República havia sido condenado por corrupção. Lula foi ao ser sentenciado pelo juiz Sérgio Moro a nove anos e meio de prisão no processo do tríplex do Guarujá. Se a segunda instância da Justiça confirmar a sentença, ele será preso. Mesmo que não seja, ficará impedido de disputar eleições.
A primeira e única vez até aqui que Lula provou os dissabores da cadeia foi na condição de perseguido pela ditadura militar implantada no país em 1964, e que duraria 21 anos. Muito bem tratado, à época, pelo delegado Romeu Tuma, que depois se tornaria seu amigo e ingressaria na política, Lula fez greve de fome chupando balas. Foi logo solto e virou herói.
Mesmo que por ora solto e candidato a roubar do ex-ministro José Dirceu a condição de “guerreiro do povo brasileiro” conferida pelos militantes do PT, dificilmente Lula será encarado daqui para frente como herói pela larga maioria daqueles que no passado recente o enxergaram como tal. Sua biografia ganhou para sempre a mancha indelével da corrupção.
Pouco importa que ainda ostente o título de campeão das pesquisas de opinião pública com algo como 30% das intenções de voto para presidente se as eleições fossem hoje. . Tais pesquisas também o apontam como campeão de rejeição. Mais de 60% dos entrevistados dizem que jamais votariam nele. De resto, só haverá eleições em outubro do próximo ano.
A condenação de Lula por Moro produzirá efeitos no campo da esquerda. De saída reforçará as chances de Ciro Gomes (PDT-CE) de conseguir o apoio do PT para concorrer à presidência. Não se descarte a hipótese de Dilma desejar a mesma coisa. Se escapar da Lava Jato, pela direita, o governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) lucrará com a condenação de Lula.
Quanto a Temer… Mesmo que a Câmara dos Deputados negue autorização para que seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal, enfrentará uma segunda e talvez a uma terceira denúncia por corrupção e obstrução da Justiça, fora as delações do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do doleiro Lúcio Funaro. Caso sobreviva, governará como um morto-vivo.
12 comentários
O Lula começou a sua carreira politica decorrente de suas prisões e acabara com a carreira política na prisão.
Provas forjadas e/ou imprestáveis juridicamente!!! O POVO fará justiça a Lula, elegendo-o NO PRIMEIRO TURNO em 2018!!! Todos os PERSEGUIDORES pagarão caro pela ousadia de condenar SEM PROVAS, um homem INOCENTE!!!
Esse petista é doente terminal ou um dos burrinhos do pt.
Sem provas., ta bom só os idiotas acreditam no lularapio.
=====A IMPUNIDADE TERÁ UM FIM ====
E JÁ COMEÇOU…….
O que jamais será esquecido é o dia 12/07/17. Independente do
Lula ser preso ou não o caminho da pulverização de um cara que
foi líder dos petistas começou. Dizer e agir como pode ofendendo
até a igreja e usar a camada mais pobre do país para se autopromo-
ver sempre foi o lema deste malandro. Se o cara vai preso ou não
neste momento não é o que importa. O país começa a ser passado
a limpo.
Esse bosta nunca defendeu a democracia, sua prisão na ditadura era uma farsa pois sempre colaborou e era informante de Tuma.
Se um dia algum petista ou admiradores secretos desta ORCRIM
imaginavam que o Lula jamais seria condenado, fica um alerta de
que os tempos mudaram… e muito. Mesmo tendo resultados duvi-
dosos como a soltura de alguns do colarinho branco precisamos
reconhecer que a justiça está evoluindo. Em um cenário onde ha-
bitam políticos e empresas corruptas a justiça brasileira está cum-
prindo o seu papel exemplarmente. Os bandidos do colarinho bran-
co que sempre navegaram em mar calmo estão no meio de um tsu-
nami e segurando apenas uma colher de pau.
Quem ouviu hj pela manha na CBN o comentário de Carlos Alberto Sardenberg entendeu perfeitamente e sabe que este cidadão acima se é que da pra ser chamado de cidadão não passa de um ser comum e deve ser igualado e tratado como todo criminoso que roubou ou cometeu crimes comum ou de lesa pátria. Sardenberg disse somente a verdades que tem que acabar essa coisa no Brasil que lideres ou chefes da nação tem que tratar diferente. Assim como Temer tem que pagar pelos crimes cometidos, Lula e qualquer outro tem que pagar da mesma forma. Por isso que o Brasil chegou a esse ponto, essa desgraceira toda porque esses imbecis tem mordomias e são imunes. LULA é uma pessoa comum e tem que ser tratado como tal pois somente assim chegaremos na condição de um País descente e desenvolvido. Não adiante esses Sindicalistas pelegos juntos com o MST,essa pelegaiada agora querer tomar as ruas e fazer ameaças com foices e machados pregando a violência defendendo esse bandido. Bandido sim pois se condenado foi por cometer crimes contra os cofres públicos é bandido. Deveriam tomar vergonha na cara e largar esse verme pra que pague pelos seus crimes afinal traiu a confiança da Ñação, daqueles que acreditaram nas mentiras desse verme. Moro deveria sim ter decretado a prisão desse jaguara.
Gente acabou a casa caiu ADEUS LULADRÃO já era seus imundos que são pagos pra pensar e agir por ele o lularápio,,,graças que acabou.Povo Brasileiro sim Nós…..PODEMOS……
Esse sem vergonha corrupto pode ter sido mito só de gentinha sem um minimo de discernimento. Lulla Ladrão na cadeia.
Sobre tudo isso… nada acho!
A alternância no poder faria o estado mais eficiente…
MITO Q MITO?