Moro diz nove vezes a Lula: 'não há omissão, obscuridade ou contradição' | Fábio Campana

Moro diz nove vezes a Lula:
‘não há omissão, obscuridade ou contradição’

Do Estadão:
O juiz Sérgio Moro afirmou nove vezes ao ex-presidente Lula que ‘não há omissão, obscuridade ou contradição’ na sentença para a História em que condenou o petista a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex. O magistrado respondeu nesta terça-feira, 18, a embargos de declaração da defesa de Lula.

Cerca de 48 horas após a condenação, a defesa do petista apresentou a primeira contraofensiva à decisão do magistrado da Lava Jato. Por meio de embargos de declaração, os advogados de Lula apontaram na decisão de Moro ‘omissões, contradições e obscuridades’. Os defensores listaram questionamentos, alegaram ter havido cerceamento de defesa e consideraram ‘desproporcional’ a pena aplicada ao petista.

O juiz da Lava Jato acolheu o recurso da defesa ‘para esclarecimentos’. “Quanto aos embargos de declaração da defesa do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inexistem omissões, obscuridades ou contradições na sentença, devendo a Defesa apresentar os seus argumentos de impugnação da sentença em eventual apelação e não em incabíveis embargos”, afirmou. “Embora ausentes omissões, obscuridades ou contradições na sentença, recebo os embargos para os esclarecimentos.” 

No documento de 67 páginas, a defesa atribuiu a Moro um conjunto de 10 omissões. Ao individualizar os questionamentos, no entanto, os advogados detalharam nove omissões.

Uma reclamação dos advogados do ex-presidente era relacionada às afirmações de Moro de que a defesa teria adotado “táticas bastante questionáveis”, “de intimidação” ou “diversionismo”. Para o juiz, ‘tais questionamentos, que não são centrais ao julgamento do caso, devem ser levados à Corte de Apelação, não havendo, da parte deste Juízo’.

“Sim, a defesa pode ser combativa, mas deve igualmente manter a urbanidade no tratamento com as demais partes e com o julgador, o que, lamentavelmente, foi esquecido por ela em vários e infelizes episódios, mencionados apenas ilustrativamente na sentença. Isso também foi percebido por outros participantes do feito, como ilustra a censura feita à Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva em audiência pelo renomado advogado do assistente de acusação”, anotou Moro. “Não há, portanto, omissão, obscuridade ou contradição no ponto.”

A defesa reclamou a Moro ter sofrido cerceamento e apontou, ainda, ‘omissão na análise de depoimentos de testemunhas e de valor equivocado ao depoimento de José Adelmário Pinheiro’ – Léo Pinheiro, da OAS, afirmou que o triplex era para Lula. Os advogados do petista também sustentam ter havido da parte do juiz ‘contradição ou omissão quanto ao valor probatório das auditorias que não teriam detectado ilícitos na Petrobrás de autoria do ex-presidente’.

A defesa apontou omissão da sentença pois os cooperados da Bancoop teriam um direito de crédito caso não firmassem contratos para aquisição de imóveis junto à OAS e não uma dívida, omissão quanto à análise ou valoração da demonstração de que a OAS Empreendimentos exerceu faculdades de proprietária do apartamento, contradição na sentença quanto à origem dos valores usados no custeio do empreendimento imobiliário e na reforma do imóvel, contradição ou omissão quanto ao valor probatório concedido à matéria jornalística e omissões quanto à pena.

A todos os questionamentos de Lula, Moro deu suas explicações e repetiu. “Não há, portanto, omissão, obscuridade ou contradição no ponto.”


11 comentários

  1. Daniel Fernandes
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 12:57 hs

    Sério que a defesa teve a audácia de dizer que o depoimento do Léo Pinheiro como sendo de valor equivocado?
    Sério?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu estou rindo, mas devia estar chorando.

  2. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 13:04 hs

    esse CÂNCER esta simplesmente procrastinar a JUSTIÇA. O juiz Sergio moro esta tendo uma paciência incalculável com esse marginal levando em consideração que o ogro é apenas um cidadão comum, com os acrescidos de uma extensa ficha criminal óbvio. este adjeto, brinca com a justiça e ainda de acha um Deus. Se este estrume vivesse em um pais desenvolvido não estaria agindo desta maneira mas infelizmente e sua própria figura o condena pois um cidadão se é que pode ser chamado assim que vive barbudo, sujo parecendo um porco e um maltrapilho claro que é apenas um disfarce pra se passar por pobre mas, se este verme estivesse vivendo em outro país não conseguiria enganar o cidadão da forma que engana com esta língua de trapo sempre fora da maldita boca. Estivesse eu no lugar desse juiz já teria enfiado este doente mental na CADEIA mas é claro que se ainda não o fez, alguma coisa o faz lembrar do Celso Daniel no caso Campinas. Este insano esta rodeado de bandidos basta ver os pelegos do MST e outros “lideres” Sindicais que somente sabem proliferar o ódio entre os povos, e promover arruaças. Não existe remédio para o Brasil se o povo não acordar para esta desgraça chamada Lula da Silva, o câncer do Brasil

  3. Freddy Kruger
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 13:05 hs

    “Os defensores listaram questionamentos, alegaram ter havido cerceamento de defesa e consideraram ‘desproporcional’ a pena aplicada ao petista.” Este já é um grande avanço, pois a defesa antes não admitia imputar penalidades ao Lula, por inocência. Agora, diante de todas as provas anexadas ao processo, esta mesma defesa já admite que houve ilícitos, pois a pena aplicada foi desproporcional aos mesmos. Nada melhor que um dia após o outro, e como já dizia Marta Suplicy: “se o estupro é inevitável, relaxe e goze”.

  4. terça-feira, 18 de julho de 2017 – 14:23 hs

    A perseguição desse Juiz é óbvia e descarada e sempre esteve a serviço da desconstrução do Brasil em um país onde a justiça fosse séria ele estaria respondendo a sua seletividade nos tribunais já que os maiores ladrões do caso Banestado e da Lava Jato continuam soltos dando risadas do povo que o aplaude achando que ele esta fazendo justiça de verdade inclusive esse tal de caçador muito bem remunerado para dizer besteiras nos blogs.

  5. Sergio Silvestre
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 14:35 hs

    O Moro tá fazendo o jogo sujo que seus patrões mandaram,ele é aquele tipo de juiz que vai a fundo naquilo que o mandam,como o Temer está fazendo também o jogo do Capital ao trabalho e aposentadorias.

  6. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 15:04 hs

    ROCK

    Para sua infelicidade devo repetir.

    Vivo e mantenho minha família através de meu árduo trabalho e me orgulho disso por NÃO depender de esmolas pra viver. Há muito custo consegui um pouco de estabilidade financeira mas pra mim, é suficiente. Não sou filiado a nenhum partido político tampouco alienado mental porém sou crítico. Penso que quem rouba os cofres públicos tem que ir pra CADEIA pois lugar de ladrão é na prisão independentemente de ser pai ou irmão. Vocês tem que parar de acreditar nesse verme chamado Lula assim como não acreditam em Temer ou Aécio pois pra mim, onde há fumaça a fogo então porque não prevenir a remediar? Vamos prestar atenção naquele que não tem envolvimento, não é ficha sujo e tenha capacidade de administrar sem roubar. Sei que é difícil mas somente assim poderemos proporcionar um Brasil melhor as futuras gerações.

    Obrigado.

  7. CAÇADOR DE VERMES PETISTAS
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 15:06 hs

    ROCK

    RETIFICANDO

    Vc disse “caçador” quando o correto é CAÇADOR DE VERMES PETISTAS.

    Obrigado

  8. terça-feira, 18 de julho de 2017 – 18:04 hs

    Caçador se você é o critico que diz ser com o que esta errado me explique uma coisa por que você fica sempre calado com relação os bandidos do PSDB, PMDB e do DEM e nunca fez uma critica se quer com Temer, Maia, Eunicio, Serra, Richa FHC, Dória e outros politicos com DNA corrupto e só faz questão de gastar suas energias contra Lula.? Resposta por que você recebe sim alguma coisa desses pilantras ou de algum lacaio deles para ficar nos blogs os defendendo e atacando Lula.

  9. Daniel Fernandes
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 18:13 hs

    CAÇADOR DE VERMES PETISTAS, assino embaixo com firma reconhecida. Parabéns.

  10. Jotinha
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 20:38 hs

    Apoiado Caçador de Vermes, esses bichos tem de caçar mesmo e depois queimar pra não reaparecer mais na face da Terra.

  11. Rr
    terça-feira, 18 de julho de 2017 – 21:07 hs

    E virão outras sentenças,inclusive por homicídio,caso Celso Daniel,se somadas todas as penas por todos os crimes desse verme,passam de 150 anos de prisão.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*