O juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença, anunciada agora pouco, é a decisão derradeira de Moro no processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS. Entre as vantagens recebidas por Lula, segundo a acusação, está o apartamento tríplex no balneário do Guarujá, em São Paulo.
É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.
A condenação faz parte do primeiro processo dos cinco a que Lula responde.
O petista aguardará em liberdade a confirmação da sentença em segunda instância. A defesa de Lula vai recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde um grupo de desembargadores vai decidir se mantém a sentença ou se o absolve. Só depois disso Lula poderá ir para cadeia.
3 comentários
É direito constitucional do Lula recorrer às instâncias superiores. Mas, o TRF da 4ª região, através de seus desembargadores, tem mantido praticamente e aumentado até a maioria das penas dos envolvidos, neste caso. Portanto, diante das provas documentais, testemunhos e perícias realizadas, juntadas aos autos, é praticamente impossível a sua absolvição.
O SS Calça Frouxa vai ter uma diarréia crônica!
O verdadeiro rato!