Juízes tomaram o poder | Fábio Campana

Juízes tomaram o poder


Para o jornal espanhol El País, o Brasil é o país em que os juízes tomaram o poder. Na reportagem que foi capa do periódico espanhol neste domingo (16), as investigações da Operação Lava Jato são caracterizadas como o campo de batalha de um país “asfixiado pela corrupção.” Com a condenação do ex-presidente Lula a nove anos e meio de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção, juízes, procuradores e tribunais teriam chegado à medula do governo, segundo o jornal.

A denúncia contra o presidente Michel Temer, feita pelo Procurador-Geral, Rodrigo Janot, também foi lembrada. Assim como a reação de Temer: “Isso é um atentado contra nosso país. Não vou permitir que se questionem nem minha honra nem minha dignidade. Não fugirei das batalhas.”

A reportagem ressalta que a escolha de Raquel Dodge como nova procuradora-geral, segunda mais votada, se trata de um aviso para quem acha que o país está nas mão de juízes. A decisão é vista ainda como uma tentativa de enfraquecer a denúncia de Janot antes da votação no Congresso.

Presidência como solução

Para Lula, segundo o El País, a solução para fugir da sentença da segunda estância seria atrasar os procedimentos até agosto do próximo ano e “rezar para vencer as eleições presidenciais.”

Na reportagem, a chegada do petista ao cargo de presidente, em 2003, mudou o rumo do país ao dobrar o recurso e o quadro de pessoal da polícia, tornando a capaz de realizar grandes operações. Assim como a permissão do Ministério Público em nomear o procurador-geral.

Revelar a corrupção, no entanto, teria paralisado o Brasil: crise econômica, a política girando em torno de tribunais e a desesperança do povo seriam o resultado das revelações.


9 comentários

  1. CAÇADOR DE VERMES
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 12:52 hs

    É uma VERGONHA. O PT institucionalizou a roubalheira no Brasil através do crime organizado.

  2. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 13:17 hs

    Então, vai ser como disse Gilmar Mendes: vai faltar areia no deserto. Valha-nos todos os santos.

  3. Marco Nascimento
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 14:17 hs

    Fica fácil dizer que a culpa é do Judiciário, fazem a bandalheira que querem e que não querem, roubam o dinheiro do povo a vontade, ai quando são devidamente processados vem com o discursinho de que a culpa é dos juizes.

    Esse pessoal tem que entender de uma vez por todas que vão todos em cana, doa a quem doer.

    O povo está do lado da Justiça!

  4. segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 14:24 hs

    Caçador você é burro ou mal intencionado a roubalheira esta institucionalizada nesse país desde que o primeiro português colocou os pés nessas terras. A unica coisa que o PT. fez foi dar condições de investigação para o M. P. e PF., para investigar fosse quem fosse coisa que outros governos não permitiram e olhe que isso foi reconhecido inclusive por sr. Moro e pelo procurador da república sr. Carlos Fernando de Lima e outras autoridades . Mas observando que você esta cego pelo ódio ou é um cara muito inteligente já que tem o pseudônimo de Beto também para receber duas vezes dos tucanalhas para ficar destilando esse ódio todo nos blogs esse tipo de bobagem era de esperar de você.

  5. Daniel Fernandes
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 14:40 hs

    Eita jornalzinho estúpido!
    A culpa é do Judiciário!
    A culpa é do Judiciário por investigar crimes!
    A culpa não é dos criminosos!
    O El País, bem como outros jornais do exterior, deveria calar a boca.

  6. Daniel Fernandes
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 14:40 hs

    Eita jornalzinho estúpido!
    A culpa é do Judiciário!
    A culpa é do Judiciário por investigar crimes!
    A culpa não é dos criminosos!
    O El País, bem como outros jornais do exterior, deveriam calar a boca.

  7. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 15:10 hs

    Tem que começar a meter o ferro no rabo desses capas pretas onde muito deles são bandidos.

  8. Paranaense
    segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 16:00 hs

    Concordo com quase tudo que foi feito na lava jato. Acabar com a roubalheira do PT não tem preço.
    Todavia, os semideuses todo poderosos juízes e promotores estão começando a avacalhar: estão querendo aprovar um monte de beneficios$$$$: é auxílio creche, alimentação, moradia…. a lista é enorme.
    Pra mim, isso é corrupção legalizada.
    E outra, saiu matéria na folha onde retrata a morosidade em julgar casos de juízes corruptos. Ou seja, só no (..) dos outros né?
    Cansei, quero regime militar.

  9. segunda-feira, 17 de julho de 2017 – 16:45 hs

    O PT está fazendo politicagem com os mais de 3 bi desviados dos cofres da união, e no pacote estão inclusive a imprensa vermelha estrangeira, não se cansam em macular imagem do Brasil lá fora, tanto por políticos propriamente dito, quanto pelos advogados políticos do Molusco, que com certeza está de olho em uma vaga no STF, caso o molusco volte é claro.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*