Assembleia faz debate sobre o Legislativo e a democracia | Fábio Campana

Assembleia faz debate sobre o Legislativo e a democracia

No dia 10 de agosto a Escola do Legislativo da Assembleia promove, junto com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná, um seminário sobre “Poder Legislativo e Democracia Contemporânea”. O evento será no Plenarinho da Assembleia, das 9 às 17 horas, e dará a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação apresentarem resultados de suas pesquisas acadêmicas.

“A Escola do Legislativo representa mais uma abertura da Assembleia para a sociedade. Esse seminário é um exemplo dessa abertura”, diz o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB). Para o diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, o seminário é uma “iniciativa que vai contribuir para a difusão do conhecimento. Esse evento é voltado para o mundo acadêmico, mas, como todas as atividades da Escola, está aberto a participação de todos”.

Os trabalhos devem abordar assuntos ligados à política contemporânea, como instituições políticas, processo legislativo, novos modelos, formatos e plataformas de comunicação (mídias digitais, redes sociais e formas de comunicação política), esfera pública, comportamento político, elites políticas e econômicas, relações governamentais, administração pública, governança democrática e novas formas de participação política cidadã, políticas públicas, entre outros.

O seminário será aberto no período da manhã, com mesa de debates sobre “Reforma Política”, tendo como debatedores os cientistas políticos Emerson Cervi e Bruno Pinheiro Wanderley Reis. Cervi é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), professor do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da UFPR, além de pesquisador nas áreas de comunicação política, opinião pública, eleições, financiamento de campanhas, sistemas eleitorais e metodologia da pesquisa. Integra e coordena grupos de pesquisa nas áreas de comunicação e política junto ao CNPq.

Pinheiro Reis é doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e pós-doutor pela University of Pennsylvania (UPENN), nos Estados Unidos. É professor associado e vice-diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, além de pesquisador do projeto “Dinheiro e Política: a influência do poder econômico no Congresso Nacional”, no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Também atua em diversas áreas da Ciência Política, com ênfase em sistemas eleitorais e financiamento de campanhas.

Em função da natureza da instituição que organiza o seminário, terão preferência os trabalhos referentes ao Poder Legislativo, especialmente na esfera estadual. Também é esperada a colaboração de pesquisadores de diferentes áreas, de Ciência Politica à Comunicação, passando por Sociologia, Direito e Economia. Para a sessão de apresentação oral, que terá início às 13h30, no Plenarinho da Casa, serão selecionados oito trabalhos.

As inscrições serão feitas através do endereço eletrônico http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo


3 comentários

  1. SILVANO
    terça-feira, 25 de julho de 2017 – 2:16 hs

    Caro Fabio, essa escola do Legislativo não trás nenhum benefício para a população Paranaense. O senhor Ademar Traiano ( essa traia para o Parana), deveria convocar todos os deputados Paranaense e formar um pacto de 01 de agosto de 2017 á 31 de dezembro de 2018, fechar a assembléia legislativa do Paraná para economizar gastos. Todos sabem que hoje todos os impostos recebidos pelo Estado do Paraná, estão indo para pagar os funcionários públicos da ativa e aposentados e a dívida do Estado, inclusive o salários dos deputados que não fazem nada. Como os “nobres deputados”, não têm, mais função, sugiro ao presidente da Assembléia que faca um projeto útil na casa, feche até 31 de dezembro de 2018 para economizar dinheiro.Com isso os deputados do Paraná vão ficar para história.

  2. PEDRO
    terça-feira, 25 de julho de 2017 – 6:17 hs

    Eu “sinceramente”, acho que esta escola do legislativo vai melhorar muito a vida dos paranaenses, inclusive o combustível vai baixar. Gostaria que esse deputado apresentasse os projetos votados por eles nos últimos 10 anos que trouxe algum benefício para a população Paranaense.

  3. ANTONIO
    terça-feira, 25 de julho de 2017 – 6:40 hs

    Tenho informações verídicas, que esse deputado criou a escola do legislativo, somente para criar empregos para seus parentes e amigos.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*