Desde 1948 o 12 de junho tornou-se o Dia dos Namorados. A data ficou marcada após o publicitário João Dória, pai do atual prefeito de São Paulo, criar uma campanha para dar uma melhorada nas vendas no mês de junho.
O publicitário foi contratado pela rede de lojas Clipper, que precisava aumentar o faturamento no fraco mês de junho. De olho no calendário religioso e nas necessidades do mercado, Dória decidiu criar uma data para os casais apaixonados. Com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor”, a criação foi um sucesso e outras lojas começaram a adotar o dia nos anos seguintes.
5 comentários
Outro exemplo de data especial que posso citar, para a surpresa de muitos leitores, é o 4 de julho, em que os Estados Unidos comemoram a independência.
Na verdade, a data foi ‘inventada’ no início do século 20, por sindicatos de empregadores, empresas, com o intuito de ‘americanizar’ os imigrantes que iam para os EUA para tentar uma vida melhor.
Outro exemplo interessante que posso citar, mas que não envolve uma data (acho que este muitos leitores conhecerão), é a cor da roupa do Papai Noel.
Ela sempre foi verde.
No início do século 20, a Coca-Cola fez una campanha publicitária de tal monta que no imaginário das pessoas o bom velhinho ficou associado à cor vermelha. E continua assim até hoje.
Não escrevo aqui sobre como isto mostra o poder de moldar opiniões e crenças que a publicidade e a mídia possuem. Isso seria banal. Cada um que tire suas conclusões.
Que ideia romântica! Um pai assim só pode ter gerado um filho ainda melhor…
Pois é, Doutor Prolegômeno.
Romântico, não?
Quer apostar quanto que o filho dele será o próximo ‘ricaço de estimação’ da mídia?
Que grande criação. Mudou a vida das pessoas. Principalmente mudou a vida dos comerciantes e o povo a gastar mais e poupar menos. Puxa vida se não fosse o Dória…
ENGANAÇÃO é uma marca da família.
Se as Pessoas entrarem nesta onda de datas festivas….sempre serão clientes de bancos seproc..e serása…pois no Brasil NAO TEMOS SALÁRIOS QUE AGUENTEM PAGAR TODAS ESTAS DATAS FESTIVAS;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;