Diretas como farsa, por Ademar Traiano | Fábio Campana

Diretas como farsa,
por Ademar Traiano


Ademar Traiano

Na célebre abertura do livro “O 18 Brumário”, Karl Marx pontifica: “Todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. A primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.

Por mais que discordemos de Marx, e do marxismo, é inegável que foi extremamente feliz nessa ponderação. Vemos prova dela hoje no Brasil. Setores da política brasileira lançaram uma campanha por “diretas já”, numa evidente tentativa de remeter a memorável mobilização cívica ocorrida entre 1983 e 1984 que empolgou o Brasil e foi fundamental para a restauração da democracia no país.

Ao contrário da mobilização nacional dos anos 80, que uniu o Brasil, a campanha de 2017 é sorrateira e movida, principalmente, por interesses rasteiros. O mais evidente deles é a tentativa de livrar o ex-presidente Lula, réu em seis processos por corrupção, de se tornar ficha suja e do risco de acabar sua carreira na cadeia. O truque é fazê-lo disputar à Presidência em 2017, quando a Constituição prevê eleição em 2018.

Como Lula pode estar condenado em 2ª instância, e até preso, antes de se tornar candidato na eleição de 2018, o PT trama “diretas já” para livrá-lo desses perigos. Para atingir esse objetivo querem até mudar a Constituição… Interesses diversos, ou ingenuidade, levam setores não alinhados ao petismo a subscrever essa tese torta.

O caráter sorrateiro da campanha se evidencia pelo fato que Lula, aconselhado pelos seus advogados, recomenda discrição ao próprio partido. Não quer ser lançado oficialmente já. Prefere não constranger os aliados não petistas das ‘diretas’, nem provocar o Judiciário que poderia entender esse lançamento como o que é: uma tentativa de obstrução de Justiça.

O Brasil, que já vive uma gravíssima crise econômica e institucional, não pode se render a um casuísmo, uma mudança dessa gravidade nas regras do jogo, motivado por interesses tão subalternos. A memorável campanha das ‘diretas já’ da década de 80 não pode ser convertida em uma farsa em 2017. Nem o Brasil nem a história merecem isso.

Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente do PSDB do Paraná


10 comentários

  1. BETO
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 13:01 hs

    Por este motivo e muitos outros que eu deixe de acreditar neste nesse Pais mais precisamente nos políticos e em seus alienados. Assim foi Lula da Silva, inicialmente uma tragédia e com andar dos anos demonstrou a farsa mas o povéco não vê um palmo adiante de seus próprios olhos e preferem a tragédia.
    Não existe outro remédio senão (CADEIA, POLVORA E PAREDÃO) ou o passar dos anos e o sofrimento pra que estas pessoas possam enxergar a desgraceira que foi eleger este canalha.

    LULA, CÂNCER DO BRASIL.

  2. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 13:10 hs

    Esse panaca deve ter lido só a abertura mesmo,mas está ai livre quando ele e o Rossoni deveriam estár na cadeia,.

  3. PEDROCA DO SUDOESTE
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 14:34 hs

    Tem uns petistas tentando iludir,enganar cumpanheiros que vai ter DIRETAS JÁ. Como comentou o Deputado Traiano para de repente tentar salvar seu LULA, achando que será o salvador da pátria. Isso,sim seria agora GOLPE e CASUÍSMO .A constituição é clara,eleições sómente no próximo ano, caso haja cassação ou renúncia,eleição indireta pela CÃMARA E SENADO. O resto é papo furado.E a petralhada fica dando pão e mortadela para iludir seu pessoal.

  4. BETO
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 14:39 hs

    SERGIO SILVESTRE.

    Nunca esqueça que este “panaca”, também traiu o povo Paranaense no momento que se aliou a quadrilha do PT ao apoiar a Dilmentira e Lulaladrão, o câncer do Brasil.
    Este pais esta na merda por causa da incompetência de Lula da Silva. Por não bastasse isso, enfiou no rabo dos brasileiros a sapa…ta Dilma, a incompetente que acabou de arrebentar o Brasil.
    Pare de ser cego homem, seu partido ´responsável por toda esta desgraceira que esta acontecendo no Brasil. Lula nem merece Cadeia, merece um punhado de pólvora na cara pra parar de incomodar, mentir e enganar os pobres de inteligência, os cegos, os burros que atrapalham o desenvolvimento do Brasil.
    LIXO, corja de vagabundos.

  5. CRUZ CREDO
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 15:01 hs

    LULA PAZ E AMOR, não tem NENHUMA INTERFERENCIA NO PT. Alma inocente e pura. Culpados são os petistas que dirigem o partido (Vargas e Vacari) que estão engaiolados. Os puros e inocentes com o Lula e a Greise futura PRESIDENTAAAAAAAAAAA vão salvar o Brazzziiiiiillll, zzzilllllllll. Deixem de falar mal da alma mais pura…prova que so toma 51…eh eh…

  6. PULO DO FATO
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 15:05 hs

    Este Traiano esquece que o seu partido psdb, ESTA METIDO ATE O PESCOSSO COM A CORRUPÇAO, ENQUANTO FALA DO LULA E DILMA ESQUECE O SEU BETO RICHA, ROSSONI, AECIO, SERRA, ALKMIM, FHC E TANTOS OUTROS QUE SAO DO SEU PARTIDO.
    SENTA EM CIMA DO SEU RABO PARA FALAR DOS RABOS DOS OUTROS. TRAIANO VOCE NÃO TEM MORAL PARA FALAR ASSIM.

  7. Carlos Ernandes
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 15:06 hs

    Traiano está certo. A Constituição é explícita e soberana

  8. Azedo
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 15:14 hs

    SS: panaca é vc que tá na praia errada! Vai prum blog vermelho, cai fora!

  9. indignado 3
    quinta-feira, 1 de junho de 2017 – 16:59 hs

    PULO DO FATO, CALÇA FROUXA e outros ALIENADOS, vocês devem ter “MUITA MORAL”, para defender a QUADRILHA DO PT que ASSALTOU O BRASIL.

  10. PULO DO FATO
    sexta-feira, 2 de junho de 2017 – 10:04 hs

    INDIGNADO 3: Não estou defendendo ninguem, sou um cidadão indignado com todos os politicos corrupito deste Brasil, porem quando vejo certos politicos falando mal dos outros sendo que tambem faz parte de uma quadrilha fico ainda mais indignado.
    Por exemplo o caso do Aecio que desde o Imptmam da Dilma vivia falando do Lula e Dilma com chefes de quadrilha e esta ai no que deu, o Politicos mais corrupto do Brasil, mesmo depois que começou aa Lavaa Jato ainda continuou pedindo proprina a JBS. Quero e ver todos que merecem na Cadeia

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*