Cida celebra povos que construiram o Paraná | Fábio Campana

Cida celebra povos que construiram o Paraná

A governadora em exercício Cida Borghetti participou na noite de sexta-feira (16) da 28ª edição da Festa das Nações de Floraí, no Noroeste do Estado. Ela destacou a importância da celebração de povos que ajudam a desenvolver o Paraná. “É uma festa que celebra as diferentes nações que contribuíram com o desenvolvimento e com a cultura paranaense”, afirmou.

A festa, tradicional na cidade, é realizada sempre no feriado de Corpus Christi. Segundo a prefeitura de Floraí, objetivo do evento é promover a economia do município ao fomentar a produção agrícola, vestuário, o lazer e cultura. Além de exposições e parque de diversões, a Festa das Nações conta com barracas de artesanatos e comidas típicas italiana, alemã, japonesa e brasileira. O dinheiro arrecadado será revertido para as entidades atendidas pelo Provopar.

O prefeito de Floraí e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Fausto Herradon, lembrou que a Festa das Nações é celebrada há 28 anos, quase metade da idade do município, que completou 60 anos em 2017. “É uma tradição. Nós, como gestores, precisamos fazer com que esta tradição continue, sempre renovando e investindo em mais atrações. Toda a região Noroeste participa”, afirmou.

A vice-prefeita, Edna Contin, recepcionou a governadora em exercício em sua casa e também acompanhou a visita de Cida Borghetti à festa.

Neste ano, a Festa das Nações coincidiu com as fases regionais dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), que pela primeira vez são disputados em Floraí. Além desta competição, promovida pela Secretária de Estado do Esporte e Turismo, o município também vai sediar em 2017 as regionais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) e dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs).

Cida Borghetti ressaltou a importância dos Jogos Abertos no incentivo à prática esportiva. Cerca de 1,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e integrantes da Comissão Central Organizadora (CCO) de 31 municípios participam da competição. “Floraí se transformou na capital do esporte do Paraná neste mês. Junto à educação, o esporte é a melhor maneira de tirar as crianças e adolescentes das ruas, deixando-os longe das drogas e do crime”, disse.


3 comentários

  1. henry
    sábado, 17 de junho de 2017 – 14:11 hs

    PELA CARA, A “loira” AO LADO, OU NÃO ESTÁ ENTENDENDO A LÍNGUA, OU ESTÁ DANDO “grande” IMPORTÂNCIA AO DISCURSO.

  2. Sergio Silvestre
    sábado, 17 de junho de 2017 – 14:41 hs

    POIS É,SUA FAMÍLIA SE CONSTRUIU ALGUMA COISA LEVOU UMA PORCENTAGEM QUE OS POVOS QUE CONSTRUÍRAM PAGARAM PARA ENRIQUECE-LOS.

  3. Aguirre
    domingo, 18 de junho de 2017 – 11:12 hs

    Com frases óbvias como esta ( “É uma festa que celebra as diferentes nações que contribuíram com o desenvolvimento e com a cultura paranaense”) a senhora Cida corre o risco de ser eleita para a Academia Paranaense de Letras, e se ela não aceitar a vaga, que seja nomeada à revelia para lá fazer companhia ao Ney Leprevost, o que talvez o incentive a escrever o grande romance paranaense.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*