Soltura de Dirceu pode livrar 90 da cadeia | Fábio Campana

Soltura de Dirceu pode livrar 90 da cadeia

A decisão do STF de revogar a prisão preventiva do ex-ministro José Dirceu (PT) abriu precedente para que todos os réus processados ou condenados em primeira instância na Lava-Jato possam ter suas detenções revistas pelo Supremo. Até agora, são 90 pessoas condenadas em primeira instância pelo juiz Sergio Moro desde o início da Lava-Jato. Desse total, três foram absolvidas pelo TRF-4, que por ora confirmou a condenação de primeiro grau da doleira Nelma Kodama e do empreiteiro e sócio da OAS, José Adelmário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro – sentenciado a 26 anos e que, preso, busca fechar sua delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR). As informações são de André Guilherme Vieira no Estadão.

Ontem, em uma rede social, o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, o procurador da República Deltan Dallagnol, afirmou que a decisão do STF frustrou a esperança dos cidadãos ao dar espaço para que políticos presos há mais tempo do que José Dirceu deixem a cadeia.

Segundo ele, podem sair da prisão, a partir do precedente aberto pelo pelo decisão do Supremo, os ex-diretores da Petrobras condenados em primeira instância por corrupção, Renato Duque e Jorge Zelada, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, também condenado, e o próprio ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht – que apesar de ter negociado acordo de delação premiada já homologado, ainda está preso por for força de uma prisão preventiva.

Dallagnol também incluiu na lista de possíveis beneficiários de soltura pelo STF os ex-deputados federais condenados por corrupção André Vargas (ex-PT), Pedro Correa (PP) e Luiz Argolo (ex-PP e ex-SD).


4 comentários

  1. ELEITOR PARANAENSE
    quarta-feira, 3 de maio de 2017 – 17:28 hs

    senhor ministro QUEM COMETEU UM ATO JUVENIL????

  2. quarta-feira, 3 de maio de 2017 – 19:32 hs

    Dr. procurador não basta atacar o STF, vá em Porto Alegre e solicite que julguem os processos. Assim teremos o transito em julgado. Criticar assim é como reclamar da chuva porque esqueceu o lenço.
    A competência da decisão encontra-se ao seu alcance, são juízes federais que foram promovidos a Desembargadores. Ou seja gente da casa.

  3. Helena
    quarta-feira, 3 de maio de 2017 – 23:55 hs

    Deveria mesmo, já que os togas vermelhas estão soltando bandidos.
    Esta soltura foi um preparo de terreno para não prender Lula, ou se Moro decretar sua prisão, os togas… irão solta-lo imediatamente. Além de fazerem o mesmo com os demais investigados que poderão ir para cadeia.
    Adoraria que Zé Dirceu fugisse! Como ficaria a cara dos três ministros culpados por essa manobra que envergonhou todos brasileiros honestos.
    Aliás os argumentos de Gilmar Mendes para soltar o bandido, além de infantil foi de uma pequenez infame para um Ministro do STF.

  4. Oswaldo
    quinta-feira, 4 de maio de 2017 – 11:54 hs

    Fabio.

    Olha só a capa do UOL. Zé Dirceu foi dormir na casa do
    advogado milionário Daniel Godoy. Ele foi secretário do Governo Requião.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*