“PF divulga trechos de conversa minha com Andrea Neves, uma das minhas fontes, em que faço críticas a uma reportagem da VEJA. Pedi demissão. Direção aceitou”
Por Reinaldo Azevedo
Andrea Neves, Aécio Neves e perto de uma centena de outros políticos são minhas fontes.
Trechos de duas conversas que mantive com Andrea, que estava grampeada, foram tornadas públicas. Numa delas, faço uma crítica a uma reportagem da VEJA e afirmo que Rodrigo Janot é pré-candidato ao governo de Minas e que estava apurando essa informação. Em outro, falamos dos poetas Cláudio Manuel da Costa e Alvarenga Peixoto.
Fiz o que deveria fazer: pedi demissão — na verdade, mantenho um contrato com a VEJA e pedi o rompimento, com o que concordou a direção da revista.
Abaixo, segue a resposta que enviei ao BuzzFeed, que vai fazer ou já fez uma reportagem a respeito. Volto para encerrar. Mesmo!
Comecemos pelas consequências.
Pedi demissão da VEJA. Na verdade, temos um contrato, que está sendo rompido a meu pedido. E a direção da revista concordou.
1: não sou investigado;
2: a transcrição da conversa privada, entre jornalista e sua fonte, não guarda relação com o objeto da investigação;
3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;
4: como Andrea e Aécio são minhas fontes, achei, num primeiro momento, que pudessem fazer isso; depois, pensei que seria de tal sorte absurdo que não aconteceria;
5: mas me ocorreu em seguida: “se estimulam que se grave ilegalmente o presidente, por que não fariam isso com um jornalista que é crítico ao trabalho da patota?;
6: em qualquer democracia do mundo, a divulgação da conversa de um jornalista com sua fonte seria considerada um escândalo. Por aqui, não;
7: tratem, senhores jornalistas, de só falar bem da Lava Jato, de incensar seus comandantes;
8: Andrea estava grampeada, eu não. A divulgação dessa conversa me tem como foco, não a ela;
9: Bem, o blog está fora da VEJA. Se conseguir hospedá-lo em algum outro lugar, vocês ficarão sabendo;
10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;
11: e também há uma agressão a uma das garantias que tem a profissão. A menos que um crime esteja sendo cometido, o sigilo da conversa de um jornalista com sua fonte é um dos pilares do jornalismo.
Encerro
No próximo 24 de junho, meu blog completa 12 anos. Todo esse tempo, na VEJA. Foram muitos os enfrentamentos e me orgulho de todos eles. E também sou grato à revista por esses anos.
Nesse tempo, sob a direção de Eurípedes Alcântara ou de André Petry, sempre escrevi o que quis. Nunca houve interferência.
O saldo é extremamente positivo. A luta continua.
15 comentários
3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;
10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;
Leiam estes itens e reflitam.
Pois é Aécio Neves!! Tu “NUNCA FEZ NADA POR NÓS” e por isso levou o troco!!! Lula e o PT, um tantico mais espertos do que você, “FIZERAM TUDO PELO JOESLEY E PELA JBS” e por isso FORAM POUPADOS na delação Fake do “empresário” à PGR do PT, digo, do Janot!!! Aprenda, Aecinho: QUANDO SE RECEBE UMA “AJUDA” TEM QUE RETRIBUIR!!!
Bem, eu detesto dizer, bem que eu disse, mas a verdade é que eu e muitos há muito já diziamos que a Lava Jato ultrapassava os limites do democrático e republicano. Finalmente alguém começa a demonstrar que é um absurdo acreditar que a Lava Jato é composta de pessoas acima de qualquer suspeitas. São todos pessoas de carne e osso passíveis de cometerem todos os erros, de cometer atos de corrupção certamente!!!!
Entendam senhores, todos são iguais!
Todos!
Acabaram com a imprensa livre.
Esse sujeito se ferrou sozinho,olha os caras que ele poupava a irmã ladra do Aécio e o próprio.
Um ano de Temer e 13 anos de PT!!!!
Lula não foi gravado, mesmo atuando por 13 anos em prol da JBS!
Até aqui o que se tem é uma armadilha montada por Janot e sua turma (a revelia da verdadeira Lavajato de Curitiba) para pegar Temer. O Aécio foi colocado junto pois tinha pedido a auditoria das urnas SmartMatic contra o PT.
Janot sempre foi uma figura indicada por Lula e cancelou a delação da OAS quando acusou o Tofolli.
Sem gravação de Lula nesta delação posso escrever com todas as letras que foi tudo uma armação para salvar o Chefão.
Agora, além de protegerem quem comandou o BNDES por longos 13,5 anos, e grampearem uns idiotas feito Aécio (que neste anos todos , se enfiasse as fuças dentro daquela instituição seria botado pra fora à ponta-pés); e Temer, um velho ladrão aliado de Lula e do PT, mas atual desafeto, ainda começam a acabar com a liberdade de imprensa e de proteção à fonte jornalística, tudo com o intuito de proteger ladrões que lesaram a Pátria como nunca antes se viu na história deste País!!!!
Ele teve uma conversa normal com sua fonte! Nenhuma ilegalidade cometeu!! Mas QUEM PUBLICOU a conversa do jornalista, este sim, cometeu uma ilegalidade e deveria ser punido!!! Reinaldo nunca escondeu que tem severas críticas à Lava Jato!! É um direito dele e não se pode criminalizar uma opinião!!
Este era contra o PT,derepente mudou,passou a apoiar,foi uma limpeza na VEJA,fora..só pode ter participado das quadrilhas imbecil ou mal informado.
Sinto muito, mas nada justifica o que fizeram com ele.
A conversa era normal,e ele não era investigado.
Arbitrariedade que fere o livre exercício do jornalismo.
E eu não concordo com ele em muita coisa.
Mas é ILEGALIDADE!
Vamos virar uma Venezuela?
Quem não tem a mesma opinião dominante, acaba detonado. Tempos de NKVD.
É isso aí Fabio Campana… agora muito cuidado com suas fontes… só conversa ao pé do ouvido e dentro da sauna… estão grampeando tudo…
Mais uma vez, Olavo de Carvalho tinha razão.
-Olavo de Carvalho tinha razão. O Reinaldo de Azevedo tinha um veio jornalístico com o PSDB, podendo ser até considerado um defensor deste partido enquanto pregava outra coisa…
E um verdadeiro vira-casaca buscou e montou o que queria,e bem vagabundo