Vanessa Adachi, Valor Econômico
Não só Joesley Batista está de mudança para Nova York. O frigorífico JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, está de mudança para o exterior. E essa é a explicação para que o empresário tenha decidido fechar a toque de caixa a delação das delações.
Ao “rifar” o governo Temer e, no caminho, lançar o país no abismo das incertezas política, financeira e econômica, Joesley Batista quer assegurar o passaporte de seu grupo para fora do Brasil. Para garantir a execução do plano traçado, a empresa e seus controladores precisavam se acertar com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o poderoso DoJ.
A maior parte das operações do JBS — quase 80% — já estão no exterior hoje. Nos Estados Unidos são 56 fábricas de processamento de carne e quase metade das suas vendas globais.
Em dezembro o grupo aprovou a realização de um IPO na Bolsa de Nova York, num amplo processo de reorganização que levará o grupo a deixar de ser essencialmente brasileiro. A empresa que abrirá o capital é a JBS Foods International, com sede na Holanda, e que deterá todos os negócios internacionais da JBS e da Seara.
Ainda no ano passado, o grupo tentou migrar sua sede para a Irlanda, como parte desse plano, mas a rota teve que ser alterada por oposição do BNDES e quando o Brasil passou a considerar aquele país um paraíso fiscal.
Os Batista agiram rápido, escolhendo o caminho oposto ao da família Odebrecht, que viu seus negócios sangrarem enquanto relutava em colaborar com as investigações.
16 comentários
Sem vergonha, salafrário, obstruiu a justiça comprando silêncio e agora sai numa boa, com ap próprio em Nova York, enquanto o INSS fica quieto sobre sua dívida.
O Brasil precisa urgentemente tomar vergonha na cara, não é só com políticos não, também contra empresários mafiosos como este que não se importou nem um pouco com o que iria acontecer com sua delação de dedo-duro.
Não estou aqui defendendo ninguém, mas onde está o mandado de prisão deste cara? O Delcídio foi preso por muito menos, e este crápula está desfilando nos Estados Unidos e rindo da nossa cara.
Simples assim: se rouba; se compra leis e benesses no atacado do mercado de ofertas instalado no Congresso Nacional; pega-se milhões a juros zero ou a fundo perdido junto ao BNDES; não se quita obrigações com o Tesouro; nega-se a quitar obrigações para a Previdência Pública – INSS; protela compromissos trabalhistas.
Ai, como bandido, grava bandidos, lança definitivamente o país no caos político e econômico, faz uma Carta Pública pedindo “desculpas” pelo comportamento larápio canalha, reconhece que corrompeu e foi cúmplice nos roubos aos cofres da nação e de toda uma sociedade trabalhadora e jurando nunca mais fazer isso pega sua mala e vai-se embora do Brasil, levando sua montanha de dinheiro roubado para o exterior. Bacana, né?
Para mim esse pessoal da friboi é bandido. Vao sair impunes. Todos sabem, onde esse pessoal atua, que usaram o dinheiro do BNDES para comprar todos os concorrentes e fechar, para ficarem sozinhos e sem concorrentes. Eo M P caiu nessa kkkk.
Isso não isenta os políticos, bem entendido!!!
Graças ao GOVERNO DO PT, que através do BNDS o grupo JBS tornou-se uma das maiores empresas do mundo. Com financiamentos subsidiados em troca de PROPINA para a CORJA: LULA, Seus filhos
DILMA, MANTEGA, e a PETEZADA TODA. Agora através de uma
DELAÇÃO duvidosa, os Irmãos Batista, Devem estar rindo da nossa
cara, lá nos EUA., e estão provando que o CRIME COMPENSA. O
SAPO BARBUDO, deve estar chamando o AÉCIO E O TEMER DE
AMADORES, por terem caido fácil na trama.
-Mais um que vai dar uma “banana” para este miserável País!!!
-Este “empresário” emprestou dinheiro(nosso dinheiro, do povo brasileiro)do BNDES em uma operação, no mínimo, nebulosa, à juros bonzinhos, abre o capital na Bolsa de Valores de NY, ganha mais dinheiro, e deixa o “osso e a carcaça podre” para o Brasil. Enquanto isso, a delação deste “cidadão” é aceita e seus crimes podem ser perdoados??? É isso, simples assim?? Nada de cadeia para esta turma então???
-Até que ponto chegamos???
-A Lei não alcança “grandes empresários”, pois estes sempre tem uma carta na manga???
Pois é, mas, para transferência da empresa não precisa uma negativa de pendências? Se for correto essa questão, o Brasil deveria cobrar as dividas do INSS ao menos isso.
Faço minhas as palavras do Simões….enquanto estava bom para ele, ficou quietinho. Baita salafrário….e a imprensa nem ao menos o constrange, pedindo se ele vai devolver o dinheiro que pegou do BNDES…..
Com esta delação ficou mais óbvio que a JBS é do LuLLa. Durante treze anos a JBS surfou nas ondas dos benefícios dados pela era PT, doações de campanha bilionárias e crescimento vertiginoso.
Mas, curiosamente, os irmãos “wesleys” delataram só a oposição que nem estavam no poder. Não é estranho?
Tenho certeza que neste mato tem coelho. E o coelho tem 9 dedos, bandeira vermelha com uma estrela e quer voltar ao poder, custe o que custar.
Fora todos! Senão é tudo ilusão!
Realmente, um salafrário da pior espécie. Só nos resta agora acreditar na justiça divina.
Esses irmãos JBS mereciam puxar os mesmos dez anos de cadeia que o Marcelo Odebrecht. E pagar as mesmas multas pesadas que a Odebrecht, na casa dos bilhões. No mínimo para haver justiça e paridade entre os corruptores de igual catadura.
Não há “cartinha de desculpas” que pague o tombo que nossa economia sofreu por causa desses trastes!
Empresas como estas abaixo nunca mais deveriam receber um único centavo de nossos bolsos:
Swift
Friboi
Seara
Vigor
Itambé
Minuano
Banco original
Canal rural
Alpargatas
Havaianas
Mizuno
Osklen
aqui temos o “poderoso” SIF” , um verdadeiro traque !
Há de se perguntar: toda essa benécia aos irmãos Batista, em troca dessa delação com a PGR, é só legal? Pelo histórico dos irmãos, tenho cá minhas dúvidas.
Você, contribuinte miserável, vai mourejar de sol a sol, suando seu rosto, até o final dos seus dias, e bem assim, seus descendentes, por trinta gerações, não ganharão o que esta súcia ganhou em 15 anos, multiplicando seu patrimônio e exportando o capital para viver nos EUA como magnatas modernos, na quinta avenida. Compras na Tiffany’s e em outras lojas onde não se gasta menos de 100 mil dólares numa joia. O Brasil da delação premiada é um prêmio aos vagabundos e safados, financiados com o dinheiro público.
O elemento sabe que no Brasil a probabilidade dele continuar sendo “mordido” ‘ad aeternum” é grande, e sua empresa sempre vai ficar agindo na lâmina da navalha entre o lícito e o ilícito. A corja dos políticos bandidos não larga o osso.
Se a JBS arrombou mesmo o cofre do BNDES só conseguiu com ação comissiva dos políticos bandidos.
Quem liberou o empréstimo de 8 bi… do BNDES à maldita e corrupta JBS deveria pagar com juros, multa e correção monetária, dessa dinheirama”emprestada” aos calhordas ladrões de colarinho branco, e ainda, arquitetaram toda essa trama para acabar de vez com o nosso País.