Fim do horário eleitoral gratuito | Fábio Campana

Fim do horário
eleitoral gratuito

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) propõe o fim do horário gratuito de rádio e TV para as campanhas eleitorais. Se conseguir votar no senado e na câmara até o início de outubro, a nova lei já será válida para a campanha de 2018.

Cobiçado e valioso, o horário eleitoral gratuito é um dos responsáveis pela união de partidos, muitas vezes sem nenhuma compatibilidade, em época de campanha eleitoral. Partidos de todas as ordens se associam para garantir maior tempo de rádio e TV.

No Brasil, só nos últimos 12 anos o horário custou aos cofres públicos R$ 3,5 bilhões, logo, de gratuito não tem nada – o governo paga às emissoras os valores referentes ao aluguel de propaganda em horário nobre, sem contar que a contabilidade da campanha empenha em média 60% de recursos na produção dos programas.


3 comentários

  1. CARRASCO
    terça-feira, 2 de maio de 2017 – 16:18 hs

    O horário político gratuito (que de gratuito não tem nada) deveria
    ser chamado de horário do pesadelo político obrigatório. Se voltar-
    mos para alguns anos atrás a montagem e a essencia é exatamen-
    te a mesma. Só mudaram os figurantes e só que agora é colorido !!!

  2. FCarraro
    terça-feira, 2 de maio de 2017 – 18:49 hs

    O fim do horário gratuito TV/Rádio só interessa as redes televisivas, uma vez que passariam a cobrar as inserções diretamente dos partidos e negociariam preços exorbitantes. Não sou favorável a isso, mas defendo que o formato seja aperfeiçoado para ficar de fato mais atrativo e que os partidos políticos sejam proibidos de realizar coligações, isso evitaria a “negociação/venda” do horário político. Claro que a reforma política limitando o número de partidos também ajudaria. Vejo então que o horário político assim modificado servirá sim para gerar esclarecimentos e o eleitor conhecer os candidatos, plataformas, ideias e ideais. Mudar sim, acabar não.

  3. quarta-feira, 3 de maio de 2017 – 8:52 hs

    TEM DOIS PROGRAMAS QUE AO ANUNCIAR EU DESLIGO E VOU LER UM LIVRO..É O HORÁRIO ELEITORAL..X..VOZ DO BRASIL;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*