Engajamento da Globo | Fábio Campana

Engajamento da Globo

Grau de engajamento da Globo numa tese — “Fora Temer” — é inédito
A mim me incomoda ver a própria política sendo demonizada, e tratarei desse assunto em particular, pela principal emissora do país.

Por Reinaldo Azevedo

Na foto acima, em atos contra impeachment, esquerdas acusam Globo de “golpista”. Cobertura de agora parece tentar provar o contrário… Ou, sei lá, que ninguém detém a exclusividade (Reprodução/Reprodução)

Não me lembro de ver os veículos e canais ligados às Organizações Globo engajados com tanto vigor numa tese. No caso, a deposição de Michel Temer. Sim, há exceções. Trato da regra.

Por quê? Bem, não especulo sobre motivos. Até porque, note-se à partida, eu estou entre aqueles que defendem que os meios de comunicação têm o direito de expressar a opinião que lhes der na telha — desde que esta esteja assentada em fatos. “E se não estiver, Reinaldo?” Nem assim apoio a censura. Que cada um arque com o peso de suas opiniões se incidir em crime.

Falo ainda mais. Lamento muito que o sistema de radiodifusão, no país, dependa de concessões públicas. Por mim, seria uma atividade como outra qualquer, com a possibilidade de estrangeiros competirem com os nacionais em igualdade de condições.

Não é assim com automóveis? “Ah, não são a mesma coisa”. Claro que não! Os danos decorrentes de uma opinião podem ser bem mais duradouros do que os decorrentes de um acidente de carro. Por isso, quanto mais pluralidade, melhor.

Mas, creiam, há quem seja liberal em quase tudo, menos nisso. Liberalismo é como gravidez: não existe pela metade. Mas volto ao leito.

São 21h51 neste ponto em que estou do texto. O “Jornal Nacional” continua do ar. A grande estrela foi Joesley Batista, o nababo que está se divertindo em Nova York. Ele acusava Deus e o mundo com impressionante desfaçatez. Até aí, vá lá.

O que me causou óbvia estranheza é que o “Jornal Nacional” decidiu fazer três perguntas “a especialistas” (como se anunciou) para saber se Temer havia cometido crime de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça. Quantos foram ouvidos? Três. E os três contra Temer! Quando menos, convenham, dever-se-ia evidenciar que o assunto é controverso. Ou erro? Ou o JN não encontrou ninguém que dissesse o contrário?

De vez em quando se percebiam um “outro lado” aqui e outro ali. Mas a pegada editorial da emissora é aquela presente em quase todos os seus produtos, com honrosas exceções: Temer tem de cair. Seguindo-se a Constituição, ter-se-ia eleição indireta; não seguindo, pode-se apelar ao golpe das diretas.

O que quer a Globo? Consta que quer Cármen Lúcia em eleição indireta. Ela estaria acima do lixo político. Essa aspiração a uma pureza que transcende as mundanidades existe desde Dionísio II, um dos tiranos de Siracusa (sec. IV a.C.). Sempre dá errado. Como deu em 1964.

Reitero: a Globo tem o direito de ter a opinião que quiser. Até porque, como se vê, no que concerne a Temer, é explícita, não sorrateira.

A mim me incomoda, aí sim, é que a emissora não polemize minimamente nem sobre a óbvia ilegalidade de gravar clandestinamente o presidente da República.

A mim me incomoda que não se deixe claro que tais gravações não podem ser usadas nem pela Justiça nem pelo juiz.

A mim me incomoda que a delação de um assumido criminoso passe a ser vista como o elemento que vai definir se Temer fica ou vai. ATENÇÃO: DELAÇÃO DE INOCENTES É UMA CONTRADIÇÃO NOS PRÓPRIOS TERMOS, EU SEI. Mas não pode ser ela a ditar o ritmo dos acontecimentos.

A mim me incomoda ver a própria política sendo demonizada, e tratarei desse assunto em particular, pela principal emissora do país.

Acho que se trata de um erro grave e de uma aposta arriscada no “vamos nos livrar de tudo o que está aí e começar do zero”.

Eis outra ideia que nunca deu certo. Ao contrário: costuma ser a mãe de todas as tragédias.


12 comentários

  1. Anônimo
    sábado, 20 de maio de 2017 – 18:53 hs

    Esse é o nosso Emile Zola do início de século. ..vai te catar Reinaldo

  2. José Santos Neto
    sábado, 20 de maio de 2017 – 18:59 hs

    Como você bem disse, RA, o cara tá passeando em Nova Iorque, têm apartamento lá, de 30 milhões de dólares… indiretamente comprado com lucros de negócios financiado irregularmente pelo BNDES. Roubou, relatou, gravou, “provou” e foi liberado. Nem é mais tratado como ladrão. E a grande mídia se faz de morta, comprada com anúncios publicitários da J&F, JBS, FRIBOI, VIGOR, SEARA, SWIFT, BANCO ORIGINAL.

  3. Edson Luiz
    sábado, 20 de maio de 2017 – 20:20 hs

    A mim me incomoda ler tanta sandice e argumentação sem sentido !!! Falou falou e nada disse!!!

  4. Daniel Fernandes
    sábado, 20 de maio de 2017 – 22:33 hs

    Não consigo entender o porquê do Reinaldo Azevedo ser atacado tanto por tanta gente, quando está sendo sensato.
    Não é o primeiro lugar em que desmerecem o Reinaldo.
    Não o conhecia, até alguém dizer que eu devia ler o que ele escrevia (querendo desqualificar-me!)….
    Fui ler o que ele escrevia, e acho que o grande crime dele é ser sensato. Isso ofende a quem só consegue pensar em termos maniqueístas.

  5. Daniel Fernandes
    sábado, 20 de maio de 2017 – 22:35 hs

    Não estou criticando o Reinaldo.
    Estou elogiando.
    Em tempos de radicalismo de um lado e do outro, ele é uma das poucas pessoas escrevendo coisas sensatas.
    Ele não escreve em termos de bandido/mocinho, claro/escuro, bem/mal.
    E é isso que incomoda todos!

  6. GIBA HUM
    sábado, 20 de maio de 2017 – 22:47 hs

    Ô Edson Luiz é que você é muito B….

  7. Marcel
    sábado, 20 de maio de 2017 – 23:59 hs

    Parabéns Reinaldo Azevedo. Há dias me dei conta dessa campanha tendenciosa da Globo e não sabia como protestar. Obrigado pela oportunidade. Até me proibi de acompanhar os noticiários da emissora.. Uma vergonha não terem permitido o contraditório, como se fossemos alienados.

  8. domingo, 21 de maio de 2017 – 4:25 hs

    Perfeito , parabéns pelo artigo Reinaldo.
    Chega de cegueira global.
    Há muito que a emissora é tendenciosa.

  9. TÔ FORA !!!
    domingo, 21 de maio de 2017 – 4:38 hs

    Não existe emissora televisiva que não seja tendenciosa. Cada
    um com o rabo preso do seu jeito, porem a Globo é especial. Como
    detem uma grande audiencia, dela faz o que quer e não quer. Resta
    aos que “pensam” um pouco acreditar nas notícias…

  10. Edson Luiz
    domingo, 21 de maio de 2017 – 9:49 hs

    A sim Giba Hum, eu sou mesmo muito B….
    Uhummm.

  11. João Luís
    domingo, 21 de maio de 2017 – 10:09 hs

    Rapaz! Infelizmente o Reinaldo Azevedo está certo! E embora seja terrível o que ele escreveu é a verdade. Temos o instinto de rejeitar textos que nos “agridem”, pois não queríamos que fossem verdades e aí atacamos os autores. Este é um caso clássico! O Friboi armou uma treta para se livrar de tudo e todos e permanecer com seus negócios que numa ordem natural das coisas depende do consumidor comum.
    Os irmãos Friboi devem ser presos urgentemente e as gravações de forma nenhuma podem ser usadas como cabais para destituir o Temer. Os Friboi forçaram uma conversa e situação e mesmo o Temer não sendo flor que se cheire a saída dele neste momento é perigosa para o País.
    Cuidado, tem algo que não está aparecendo e talvez nem apareça, mas o intuito destes acontecimentos são bem escusos……

  12. Jotinha
    domingo, 21 de maio de 2017 – 19:44 hs

    Muito bom o texto; RA tem uma garantia, e grande, embora tenha suas torcidas particulares, procura escrever sem defender um lado, e coloca a situação e os fatos acima de tudo, sempre quando tenho um tempinho gosto de ler o que escreve até mesmo pra esclarecer minhas posições, os seus textos provocam à pesquisa.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*