Encontro nacional de legisladores em Foz | Fábio Campana

Encontro nacional de legisladores em Foz


O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), lançou hoje (15), oficialmente, junto com o presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais – Unale, deputado Adjuto Afonso (PDT-AM), mais deputados de 10 estados, a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), que este ano acontecerá pela primeira vez no Paraná. Será em Foz do Iguaçu, nos dias 7, 8 e 9 de junho.

O lançamento foi feito no início da sessão plenária, com participação dos deputados estaduais que integram a direção da Unale. Pela manhã, os parlamentares dirigentes da Unale participaram de uma reunião de trabalho no Salão Nobre da Assembleia para tratar de detalhes e ajustes a respeito da Conferência. Foi confirmada que o jornalista Eraldo Pereira, da Rede Globo, fará a mediação dos painéis de debates, haverá palestras, como a do ex-ministro Maílson da Nóbrega, cientistas políticos, como Paulo Kramer, e a presença de governadores, como Beto Richa, e 9 governadores e do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

Para Traiano, o encontro em Foz será duplamente oportuno. “Primeiro para dar voz aos legisladores estaduais em um momento de grave crise nacional. Um momento em que os legislativos cobram maior presença e poder de decisão. Segundo por ocorrer em um estado que soube se antecipar e minimizar os efeitos dessa crise. O Paraná vem sendo chamando a atenção de outras unidades da federação justamente por sua capacidade de administrar a crise, manter pagamentos em dia e investir. O encontro de Foz terá grandes contribuições a dar ao país”.

O deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), que deve ser eleito o novo presidente da Unale durante o encontro de Foz, previu que essa pode ser a “Conferência mais importante da história da Unale”. Essa expectativa é compartilhada pelo atual presidente Adjuto Afonso, que destacou o momento peculiar que o país vive e a importância das temáticas que serão abordadas em Foz. O deputado Ademir Bier (PMDB-PR), presidente da comissão organizadora do encontro também tem expectativa de grandes resultados.

O tema do encontro de Foz será “O Brasil e suas reformas”. Ele servirá para aprofundar as discussões sobre a relevância do Poder Legislativo estadual, a crise nos estados e as soluções, as reformas política, previdenciária e trabalhista. Os organizadores estimam reunir em Foz do Iguaçu um público de cerca de 1.500 participantes, entre parlamentares, assessores legislativos, representantes de entidades nacionais e internacionais.

Com a experiência de vinte conferências nacionais realizadas com êxito, a Unale assegura que a oportunidade favorece a interlocução entre os Parlamentos estaduais na discussão de temas importantes para garantir o crescimento do país. O intercâmbio deve permitir que os participantes ampliem suas áreas de conhecimento e melhorarem as políticas públicas regionais, com inovações e soluções adotadas fora de seus estados. O evento também oportunizará o encontro das entidades vinculadas aos Legislativos estaduais, para a atualização profissional e discussão de temas relacionados com as suas atividades funcionais.

As inscrições para a participação na 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) já estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no portal da Conferência (em http://xxicnle.azurewebsites.net/), até 2 de junho.


2 comentários

  1. SR. EUDES
    segunda-feira, 15 de maio de 2017 – 21:21 hs

    SERIA COMO UMA ENORME REVOADA DE TUCANOS POUSANDO SOBRE A TURÍSTICA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU !. LEGISLATUR !!!.

  2. Carla Magna
    terça-feira, 16 de maio de 2017 – 8:00 hs

    Gasto de dinheiro público para turismo….canalhas, vão arder no inferno

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*