June Meireles lança livro infanto-juvenil sobre consumo e sustentabilidade | Fábio Campana

June Meireles lança livro infanto-juvenil sobre consumo e sustentabilidade


June Meireles lança, dia 12 de abril/17, das 19 às 21hs, na Gibiteca de Curitiba, O livro “A Manta Frederica no Reino do Mundo”, com ilustrações de Daphne Lambros e o projeto gráfico de Sonia Oleskoviscz. Um livro bonito, atraente, de ótimo texto para crianças e adolescentes. Trata de temas atualíssimos e necessários à educação nos dias de hoje. Temas atuais como sustentabilidade, necessidade de evitar desperdício e aproveitar melhor aquilo que se compra fazem parte da história.

O projeto é fruto do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, – Profice – da Secretaria de Estado da Cultura, e tem patrocínio da Copel. A autora, que tem uma carreira no jornalismo e produções culturais em curtas metragens e documentários, conta que ficou motivada a escrever para crianças e adolescentes, mas não queria reproduzir o que já existe na literatura destinada a esta faixa etária. “As crianças e pré-adolescentes são muito rápidos em absorver informações novas. Por que não aproveitar isso para despertar neles uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente, com a solidariedade e a empatia? Talvez já seja hora de parar de falar de castelos, príncipes e princesas. O reino agora é deste mundo que conhecemos” – sugere.

Ao mesmo tempo, June não abre mão da linguagem lúdica e simbólica, que estimula a imaginação dos leitores mirins. Dando vida a objetos que são descartados precocemente, a narrativa usa metáforas para chegar ao ponto que a autora considera importante fixar nos seus leitores.

“Os objetos tem vida, sofrem quando são descartados, sentem medo e emoções” – define. “Com isso a criança acompanha, do ponto de vista deles – dos objetos – como é ser dispensado precocemente quando ainda se tem uma vida útil pela frente. É uma espécie de fábula para a sustentabilidade” – revela June Meireles.

CONTRAPARTIDAS – Como contrapartida ao Profice, o projeto prevê a distribuição de 500 exemplares do livro para escolas da rede estadual de ensino em todas as regiões do Paraná. A autora June Meireles vai recomendar atividades nas aulas de educação ambiental. Além disso, tem uma ação prática, de leitura coletiva do livro, por um contador de histórias, para um grupo de crianças que também visita o Museu do Lixo, na região metropolitana de Curitiba. No mesmo local funciona uma usina de reciclagem, onde os pequenos também vão acompanhar o processo de reaproveitamento do lixo.

SERVIÇO
Lançamento do livro infanto-juvenil
A MANTA FREDERICA NO REINO DO MUNDO
Quando: 12 de abril de 2017
Horário: Das 19 às 21hs
Onde: Gibiteca de Curitiba, 533 – Rua Presidente Carlos Cavalcanti – Curitiba
www.amantafredericanoreinodomundo.com
@MantaFrederica


Um comentário

  1. Maurizio Valerio
    segunda-feira, 10 de abril de 2017 – 11:08 hs

    Neste momento, é certamente um bom livro para sensibilizar ….. a começar pelas crianças.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*