Vera Magalhães, Estadão
Enquanto o ministro Edson Fachin não torna públicas as delações de 78 colaboradores ligados à Odebrecht, depoimentos prestamos pelo herdeiro Marcelo e demais executivos em outras ações vão ajudando a montar o quebra-cabeças das revelações explosivas do acordo judicial com aquela que foi a maior empreiteira do país.
Ao juiz Sergio Moro, Marcelo Odebrecht não só confirmou que Lula era o “Amigo” descrito nas planilhas e e-mails apreendidos pela Lava Jato como deu uma informação até aqui inédita: a do saque em espécie, cujo portador teria sido o ex-ministro Antonio Palocci.
É a primeira vez que se tem notícia de um depoimento afirmando textualmente que Lula era o beneficiário final de uma espécie de “conta corrente” — cuja existência já havia sido informada — para abastecer o PT de propinas.
Esse depoimento de Odebrecht, que provavelmente apenas corrobora o que já deve estar consignado de maneira mais detalhada, e muito provavelmente endossada por outros delatores ligados à empreiteira, leva a situação processual de Lula a um estágio mais complicado, às vésperas de seu depoimento a Moro.
A revelação também torna potencialmente mais explosiva para o ex-presidente — e estratégica para a Lava Jato — uma delação de Palocci, que pode confirmar que entregou R$ 13 milhões em dinheiro vivo ao ex-presidente.
Os processos de Palocci caminham para a reta final recheados de evidências capazes de dar ao ex-titular da Fazenda e da casa Civil uma das maiores penas da Lava Jato. Portanto interessa ao próprio petista selar um acordo que atenue sua condenação — esperada por advogados e procuradores.
(foto: Fabio Motta/Estadão)
8 comentários
Pois é,13 milhões são 150 volumes de caixas de sapatos cheias de notas de cem em especie,cada caixa pesa entre 8 kilos e o Palocci com uma carriola foi ao banco e sacou em especie esse dinheiro e saiu todo faceiro pelo centro de Brasilia..
Como assim? Lula já se antecipou e garantiu que nunca teve a sós com o tal Palotti e que o conhece só de nome!!!
Cruzive, os advogado do Lula garantiram ao Moro que ele nem conhecia a tal “Debréchi” e seus donos!! Quando confrontado com as 77 viagens no jatinho da empresa, junto com os diretores da mesma, Lula afirmou que quem marcou a viagem foi Instituto Lula, ao qual só emprestou o nome, mas não participa da administração e que tudo tem que ser explicado pelo Okamoto, cuja única serventia é servir de guarda-chuva do Jararaca do PT!!! Parece que o Dr. Moro aceitou as explicações de Lula e por isso não mandou prende-lo!!!
Calma seu Macambúzio, tudo tem hora. A do Lula ainda não chegou, mas está quase chegando. Tanto que ele já está usando fraldas geriátricas diante do problema q
Calma seu Macambúzio, tudo tem hora. A do Lula ainda não chegou, mas está quase chegando. Tanto que ele já está usando fraldas geriátricas diante do problema que vai ser encarar Moro olho no olho!
O “Calça Frouxa” sabe como transportar milhões de reais em caixas de sapatos ! E sabe quantos notas de cem reais cabem em cada uma ! De onde vem tamanho conhecimento ? Tal prática já foi executada por ele ?
O Okamoto tambem está em rota de colisão com a justiça. É
o tal japones burro. Um é da Federal e outro é do Lula !!!!!
Existem algumas situações insolúveis na vida. A morte, a idade e
um cara encarcerado velho como o Palocci. Ele bem sabe que se
não fizer uma bela delação (tem que correr contra o tempo porque
todos antes dele já delataram quase tudo…) ele vai apodrecer na
cadeia como o José Dirceu. Se viver muito às custas das marmitex
deve atingir os seus oitenta anos em Pinhais. Ele decide…