Delação de Palocci pode ser gota d'água para Lula | Fábio Campana

Delação de Palocci pode ser gota d’água para Lula

Vera Magalhães, Estadão

Enquanto o ministro Edson Fachin não torna públicas as delações de 78 colaboradores ligados à Odebrecht, depoimentos prestamos pelo herdeiro Marcelo e demais executivos em outras ações vão ajudando a montar o quebra-cabeças das revelações explosivas do acordo judicial com aquela que foi a maior empreiteira do país.

Ao juiz Sergio Moro, Marcelo Odebrecht não só confirmou que Lula era o “Amigo” descrito nas planilhas e e-mails apreendidos pela Lava Jato como deu uma informação até aqui inédita: a do saque em espécie, cujo portador teria sido o ex-ministro Antonio Palocci.

É a primeira vez que se tem notícia de um depoimento afirmando textualmente que Lula era o beneficiário final de uma espécie de “conta corrente” — cuja existência já havia sido informada — para abastecer o PT de propinas.

Esse depoimento de Odebrecht, que provavelmente apenas corrobora o que já deve estar consignado de maneira mais detalhada, e muito provavelmente endossada por outros delatores ligados à empreiteira, leva a situação processual de Lula a um estágio mais complicado, às vésperas de seu depoimento a Moro.

A revelação também torna potencialmente mais explosiva para o ex-presidente — e estratégica para a Lava Jato — uma delação de Palocci, que pode confirmar que entregou R$ 13 milhões em dinheiro vivo ao ex-presidente.

Os processos de Palocci caminham para a reta final recheados de evidências capazes de dar ao ex-titular da Fazenda e da casa Civil uma das maiores penas da Lava Jato. Portanto interessa ao próprio petista selar um acordo que atenue sua condenação — esperada por advogados e procuradores.

(foto: Fabio Motta/Estadão)


8 comentários

  1. Sergio Silvestre
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 14:12 hs

    Pois é,13 milhões são 150 volumes de caixas de sapatos cheias de notas de cem em especie,cada caixa pesa entre 8 kilos e o Palocci com uma carriola foi ao banco e sacou em especie esse dinheiro e saiu todo faceiro pelo centro de Brasilia..

  2. Macambúzio
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 16:58 hs

    Como assim? Lula já se antecipou e garantiu que nunca teve a sós com o tal Palotti e que o conhece só de nome!!!

  3. Macambúzio
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 17:02 hs

    Cruzive, os advogado do Lula garantiram ao Moro que ele nem conhecia a tal “Debréchi” e seus donos!! Quando confrontado com as 77 viagens no jatinho da empresa, junto com os diretores da mesma, Lula afirmou que quem marcou a viagem foi Instituto Lula, ao qual só emprestou o nome, mas não participa da administração e que tudo tem que ser explicado pelo Okamoto, cuja única serventia é servir de guarda-chuva do Jararaca do PT!!! Parece que o Dr. Moro aceitou as explicações de Lula e por isso não mandou prende-lo!!!

  4. Juca
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 17:46 hs

    Calma seu Macambúzio, tudo tem hora. A do Lula ainda não chegou, mas está quase chegando. Tanto que ele já está usando fraldas geriátricas diante do problema q

  5. Juca
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 17:46 hs

    Calma seu Macambúzio, tudo tem hora. A do Lula ainda não chegou, mas está quase chegando. Tanto que ele já está usando fraldas geriátricas diante do problema que vai ser encarar Moro olho no olho!

  6. Recruta Zero
    terça-feira, 11 de abril de 2017 – 18:40 hs

    O “Calça Frouxa” sabe como transportar milhões de reais em caixas de sapatos ! E sabe quantos notas de cem reais cabem em cada uma ! De onde vem tamanho conhecimento ? Tal prática já foi executada por ele ?

  7. JÁ ERA...
    quarta-feira, 12 de abril de 2017 – 5:56 hs

    O Okamoto tambem está em rota de colisão com a justiça. É
    o tal japones burro. Um é da Federal e outro é do Lula !!!!!

  8. JÁ ERA...
    quarta-feira, 12 de abril de 2017 – 6:03 hs

    Existem algumas situações insolúveis na vida. A morte, a idade e
    um cara encarcerado velho como o Palocci. Ele bem sabe que se
    não fizer uma bela delação (tem que correr contra o tempo porque
    todos antes dele já delataram quase tudo…) ele vai apodrecer na
    cadeia como o José Dirceu. Se viver muito às custas das marmitex
    deve atingir os seus oitenta anos em Pinhais. Ele decide…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*