2018 está distante para Lula, diz consultoria | Fábio Campana

2018 está distante para Lula, diz consultoria

A recente e cada vez maior movimentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de lançar sua candidatura à presidência da República pode esbarrar em empecilhos legais e, posteriormente, na elevada rejeição à sua figura. Esta é a avaliação da consultoria Eurasia Group, que entende que Lula não tem reais chances de vencer o pleito em 2018. As informações são do Estadão.

Em relatório divulgado na quinta-feira, 9, a consultoria avalia as chances de Lula e apresenta as principais barreiras na disputa pelo Palácio do Planalto. A justificativa começa pelas dificuldades legais impostas ao ex-presidente, já que ele é investigado em cinco processos – três na Operação Lava Jato; um na Operação Janus; e um na Zelotes. A consultoria entende que é baixa a chance de Lula não ser condenado em um destes processos, o que o tornaria “ficha suja” e impediria sua eventual candidatura.

Caso as questões legais sejam superadas, entra em jogo a popularidade de Lula. Para a Eurasia, o ex-presidente é um “candidato regional com alcance limitado”. Ainda que Lula esteja liderando em pesquisas de intenção de voto, diz a consultoria, ele está bem posicionado neste momento porque seu nome é de fácil reconhecimento, além da sua ampla base de eleitores – que corresponderiam de 25% a 30% do eleitorado, segundo cálculos da empresa.

Outro ponto a se observar são os índices de rejeição, quesito em que o nome de Lula registra 66% de desaprovação, conforme levantamento do Instituto Ipsos. A Eurasia indica, entretanto, que possíveis concorrentes de Lula no pleito, como os tucanos Aécio Neves, Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin também registram alto nível de rejeição: 74%, 66% e 64%, respectivamente. “Até mesmo Marina Silva é rejeitada por 57% dos entrevistados.”

Já numa eventual disputa de segundo turno, o desafio do ex-presidente seria conquistar o eleitorado de regiões em que sua rejeição é alta: Sudeste (71%), Sul (83%), Norte (68%) e Centro-Oeste (84%). O Nordeste é a única região em que a aprovação (62%) de Lula supera a rejeição (38%).

Para fechar a equação, a Eurasia lembra que, até o início da campanha presidencial em 2018, a imagem do ex-presidente pode continuar sendo desgastada por denúncias e investigações. As delações da Odebrecht são citadas pela consultoria como fator de risco à reputação.


13 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 11:59 hs

    Num país de biltres e poltrões como o Brasil, se Lula não for impedido de concorrer por inelegibilidade, muito provavelmente, voltará menos braços do povo, como que um Getúlio iletrado redivivo. Com o cenário político truncado e cheio de suspeitas sobre todo mundo, sem lideranças corajosas capazes de despertar para um novo tempo, ficaremos à mercê das farsas de sempre. Talvez um fanfarrão troglodita, como Bolsonaro; ou uma figura janioquadresca demagoga como o prefeito Doria; ou algum aventureiro arrivista, como já aconteceu tantas vezes nesta terra. Quem sabe…

  2. DO POVO
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 13:49 hs

    2017 E O COMPLEXO MEDICO PENAL ESTA MAIS PROXIMO DA REALIDADE DELE.
    O REQUIÃO DEVE ESTAR NUMA “SINUCA”AO MESMO TEMPO QUE VAI QUERER LEVAR UNS CHOCOLATES PARA O AMIGÃO DEVE ESTAR PENSANDO “SE EU FOR É CAPAZ DE NÃO ME DEIXAR SAIR” ELE DECLAROU GUERRA AOS AGENTES PENITENCIARIOS QUANDO ERA GOVERNADOR

  3. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 14:24 hs

    Lula só perde que caçarem seus direitos politicos,sem campanha elle tem 42% das intenções de votos num segundo turno com qualquer candidato,imaginem quando ele soltar o verbo.

  4. Jotinha
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 14:30 hs

    Concordo com a noticia, também acho dificil; primeiroa pra ser candidato até mesmo por causa da inelegibilidade, segundo que não se reelege mesmo, nome mais sujo que pau de galinheiro; faz parte da luta (como dizem eles) desse povo ficar complicando as coisas, criando factóides aqui, eli e acolá, pesquisas até mesmo arrumadas, dizem que está em primeiro, na frente, mas nem tem candidato ainda, segundo porque a hora que tiver candidato é diferente, terceiro até mesmo porque tem aquele naco petista que vai ser dele mesmo, mas ganhar a eleição é outro coisa, e bem diferente.

  5. PEDROCA DO SUDOESTE
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 16:29 hs

    Apenas um recado a seu LULA. Quero ver arranjar um vice de categoria semelhante a JOSÉ ALENCAR, que arrranje apoio de empresários de grande calibre, aí vai ser dificil, a dificuldade começa por aí. Outra coisa,nos Estados terá poucos candidatos potenciais de seu partido e aliados para lhe apoiar. Vai depender sómente do Nordeste,pois nas demais regiões, não terá muito ambiente propicio. O tempo dirá seu Luis Inacio.

  6. rodrigues
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 16:40 hs

    Se elege com certeza para presidente da assossicacao dos presidiarios, pois e la que ele vai estar na epoca da eleicao, ou Sergio Moro vai deixar de passar a oportunidade, ele e bandido chefe da Organizacao Criminosa. pouco ne…..

  7. gregorio
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 17:09 hs

    Pra desespero dos ptralhas Lulla ladrão será preso. Tenham certeza. Roubou muito este país.

  8. Nosferatu
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 19:42 hs

    Se o 51 insistir em forçar a porta ele vai em cana antes do que o planejado pela PF, pelo MPF e pelo juiz Sérgio Moro. É de todos sabido que o 51 quer se eleger para fugir da cadeia. Só tolo ou ingênuo não sabe que o cara chefiou o Petrolão, que aquela estória de que nunca soube de nada, nunca ouviu nada e nunca recebeu nada é puro papo furado. Agora só está faltando a data em que ele vai tocar piano lá na PF.

  9. Juca
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 20:40 hs

    SS Calça Frouxa, aprenda a escrever. Teu ídolo estará condenado em 2ª Instância em 2018 e não poderá concorrer!

  10. Laura Bastos
    segunda-feira, 13 de março de 2017 – 23:03 hs

    O povo brasileiro é bandido e bandido vota em bandido, se não for preso ele ganha……

  11. Fiora Neto
    terça-feira, 14 de março de 2017 – 6:22 hs

    Me desculpem, mas tudo papo furado, para este ladrao do falta a cadeia, e ela está próxima… a rejeição ao seu nome é muito grande, jamais voltará para o planalto…

  12. JÁ ERA...
    terça-feira, 14 de março de 2017 – 6:42 hs

    Os meus pêsames vão para os brasileiros que ainda alimentam al-
    guma esperança no PT e principalmente neste bandido do Lula. O
    país não está nesta desgraça porque os políticos são ruins, mas
    porque os culpados são os eleitores babacas que nem cérebro tem
    e continuam votando nestas tralhas.

  13. terça-feira, 14 de março de 2017 – 16:53 hs

    E a cela? Está cada vez mais próxima de Lula?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*