Pesquisa: para 44% dos brasileiros, Temer é contra a Lava Jato | Fábio Campana

Pesquisa: para 44%
dos brasileiros, Temer
é contra a Lava Jato

presidente-michel-temer-reuniao-palacio-planalto
Levantamento nacional do Paraná Pesquisas mostra, ainda, que 58% desaprovam a indicação de Alexandre de Moraes para uma vaga no Supremo Tribunal Federal

O presidente Michel Temer (PMDB) é contra a Operação Lava Jato para 44% dos brasileiros, segundo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas em 146 municípios de todas as unidades da federação, entre os dias 12 e 15 de fevereiro.

A pesquisa ainda aponta que para 23,9% o presidente “não apoia, nem é contra” e para 26,4% o peemedebista apoia a operação de combate à corrupção. A consulta, segundo o instituto, tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo e grau de confiança de 95%.

A administração Temer e sua base de sustentação política no Congresso têm vários políticos com algum grau de envolvimento nas suspeitas investigadas pela operação, como o titular da Secretaria-Geral da Presidência e homem de confiança do presidente, Moreira Franco, que ganhou foro privilegiado após ser nomeado, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB), e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) – todos foram citados em algum momento por delatores da Lava Jato. O próprio Temer foi citado 43 vezes na delação do ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht Claudio Mello Filho.

Outra iniciativa do governo Temer que gera apreensão na Lava Jato é a indicação de Alexandre de Moraes, também homem de confiança do presidente, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Para conseguir sua aprovação pelo Senado, Moraes tem feito peregrinação pela Casa e pedido o apoio de investigados na operação, como os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Edison Lobão (PMDB-MA).

O mesmo levantamento do Paraná Pesquisas apontou que 58,4% dos entrevistados desaprovam a iniciativa de Temer de indicar Moraes para o STF – outros 20,5% aprovam e 21% não souberam dizer ou não opinaram.
Popularidade

A pesquisa também perguntou ao entrevistado como eles avaliam a administração de Temer. Dois em cada três entrevistados (66,6%) disseram desaprovar o governo, enquanto 29,5% disseram aprovar – outros 3,9% não souberam ou não quiseram opinar. A constatação é semelhante à da pesquisa CNT/MDA, encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e divulgada na quarta-feira, que apontou desaprovação de 62,4% ao presidente.

Veja os resultados da pesquisa:
O governo Temer apoia a Lava Jato?

Apoia – 26,4%
Não apoia, nem é contra – 23,9%
É contra – 44,3%
Não sabe/ não opinou – 5,5%

Aprova ou desaprova a administração Temer

Aprova – 29,5%
Desaprova – 66,6%
Não sabe/não opinou – 3,9%

Aprova ou desaprova a indicação de Moraes ao STF

Aprova – 20,5%
Desaprova – 48,4%
Não sabe/não opinou: 21%


9 comentários

  1. Petista
    quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 – 21:56 hs

    PAREM DE FALAR QUE ESTE OU AQUELE É CONTRA A LAVA JATO!! O BRASIL TEM LEIS E UM JUIZ PRECISA TAMBÉM RESPEITÁ-LAS TANTO QUANTO QUALQUER UM DE NÓS!!
    SE NÃO HÁ PROVAS CONTRA LULA É PORQUE LULA É INOCENTE!! E SE É INOCENTE, JUIZ NENHUM PODE CONDENÁ-LO!! SIMPLES ASSIM!!
    ESTÃO TODOS REVOLTADINHOS PORQUE NINGUÉM DELATOU LULA E NENHUMA PROVA DE ILÍCITO FOI ENCONTRADA CONTRA ELE!!
    ESTÃO É COM MEDO DE LULA VOLTAR EM 2018, E COM RAZÃO, POIS SABEM QUE NÃO HÁ E NÃO HAVERÁ CANDIDATO QUE FAÇA A METADE SEQUER DOS VOTOS DE LULA EM 2018!!
    LULA É IMBATÍVEL!!! RESPEITEM O POVO!!!!

  2. AntiOrcrim
    quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 – 23:27 hs

    Isso já era previsto, afinal o governo Temer nada mais é do que a continuação do governo Dilma!!
    Já que o povo quer a volta de Lula e sua política de compra de apoios com dinheiro do contribuinte, a nós, contribuintes, só nos resta tomar as seguintes atitudes:
    1. Não compre nada além do estritamente essencial;
    2. Não invista 1 centavo sequer neste País, enquanto a QUADRILHA e seu CHEFE estiverem no poder!!

    Obs: O povo, que gosta de ladrão, que coma CAPIM!!!😠

  3. PAULO
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 1:25 hs

    TA NA HORA DAS PANELAS !

  4. PEREGRINO
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 8:13 hs

    Isso significa que para 54% ele é a favor!!!! Óbvio!!! Mas não é dito!!!…..
    A quem interessa isso…..???? Não por ele ser bonzinho, mas pressionado pelas circunstâncias da Lava-Jato ele está fazendo e tomando atitudes que deveriam ter sido tomadas e não foram anteriormente pela dona Dilma e seu Lula. e bom colocar as coisas de maneira bem clara.

  5. FUI !!!
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 8:32 hs

    O Temer continua tambem na mira do TRE e da Lava Jato. Quem
    participou ativamente da gestão da Dilma não poderia ser diferente.

  6. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 10:34 hs

    Pouco se me dá se ele é contra ou a favor da lava jato. O que me atemoriza é que no caso da lava jato você não pode sequer criticar seus métodos, ou ter reservas quanto a certas práticas e procedimentos, ainda que com fundamento nos maiores mestres e doutrinadores da ciência penal, porque isso é tratado como imperdoável heresia. É aterrorizante ver que muitos calam, se omitem ou consentem, porque temem a fogueira virtual. Hoje, por óbvio, não há mais fogueiras com palha e lenha, onde se ateia fogo a uma pessoa amarrada num poste. As fogueiras da pós-verdade são virtuais, são as redes sociais, a mídia e os patrulheiros e incendiários virtuais. É proibido divergir, ainda que respeitosamente, diz o parágrafo primeiro do artigo primeiro do código de processo penal da república de Curitiba. Quem tem Curitiba, tem medo.

  7. COMANDO
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 11:04 hs

    É outro que não quer ser investigado.

  8. clarice franze
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 13:12 hs

    DIZ O DITADO….QUEM NÃO DEVE , NÃO TEMERRRRRR,

    O TEMER TEM O RABO PRESO DESDE O TEMPO DE ULISSES GUIMARÃES.

  9. Marcos
    sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 – 13:19 hs

    Pesquisa sem fundamento. Mesma coisa da CNT que dá preferência a Lula para as eleições de 2018! Institutos nada confiáveis!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*