O desafio da política, por Ademar Traiano | Fábio Campana

O desafio da política,
por Ademar Traiano

unnamed

Ademar Traiano*

O Brasil está submerso em um tsunami de heranças malditas, descontrole econômico e escândalos de corrupção. Os políticos estão na alça de mira da opinião pública. Ela não diferencia os bons dos maus e coloca a todos na condição de farinha do mesmo saco.

No Paraná, estamos tentando reverter essa percepção negativa da política. O primeiro passo foi ampliar a transparência. Aumentamos o acesso do público a Assembleia, em especial o dos jovens, com programas como o Assembleia no Enem, Geração Atitude, Escola do Legislativo, Caravanas da Cidadania e a transmissão ao vivo das sessões plenárias pela TV Assembleia e Facebook.

Recebo pessoalmente alunos de escolas na presidência e explico como funciona a Casa, para que serve o Legislativo e qual a função dos políticos.

Dias atrás a Assembleia extinguiu 50 cargos em comissão de seu quadro próprio. Esse corte representará uma economia anual de R$ 614 mil. Em dezembro a Assembleia devolveu ao governo do Estado R$ 283 milhões. Uma parcela do que nos cabe, do Orçamento do Estado, que conseguimos economizar.

Em junho vamos sediar, em Foz do Iguaçu, a 21ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, uma promoção da Unale em conjunto com a Assembleia Legislativa do Paraná.

Mudar o conceito da atividade política é um dos grandes desafios. A última coisa que que o Brasil precisa, neste momento difícil, é criar uma geração descrente na democracia.

* Ademar Traiano é deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e presidente do PSDB do Paraná.


Um comentário

  1. Alex Teixeira
    quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 – 20:11 hs

    Te compre quem não te conhece cara de pau.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*