Caputo Neto apresenta rede de atenção básica da saúde no Paraná | Fábio Campana

Caputo Neto apresenta rede de atenção básica da saúde no Paraná

caputo2

O secretário de Saúde, Michele Caputo neto, disse nesta quarta-feira, 14, aos prefeitos reunidos em Curitiba que o trabalho articulado em redes de atenção, faz parte da política de saúde adotada no Paraná conta com diversos programas estruturantes que norteiam as ações em todo o Estado. “Entre eles estão o APSUS, ComSUS, HospSUS, VigiaSUS e o Farmácia do Paraná, que injetam recursos diretamente nas prefeituras. Todos eles estão pautados em um tripé, que envolve investimentos em custeio, capital e capacitação profissional”, disse.

“No caso do APSUS, o foco é a qualificação da atenção primária. É através desta iniciativa que o Estado investe na construção, reforma e ampliação de Unidades de Saúde, compra de equipamentos para serviços básicos e aquisição de veículos para o transporte sanitário”, completa Caputo Neto.

Contemplado com a construção de uma nova unidade de saúde, em 2013, o município de Munhoz de Mello, no Norte do Estado, foi usado como exemplo na área da atenção primária. O secretário municipal de saúde, Mauro Sérgio de Araújo, contou que a abertura do novo serviço possibilitou uma grande transformação no modelo de atendimento aos pacientes.

“Não ganhamos apenas em estrutura física, com um novo prédio e novos equipamentos. A principal mudança foi no engajamento da equipe, que hoje trabalha de forma efetiva em prol do cuidado integral dos pacientes”, relatou Araújo. A equipe de Munhoz de Mello foi premiada recentemente pela excelência nos serviços prestados. Eles receberam o selo prata de qualidade do Governo do Estado.


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*