O advogado Sacha Reck declarou, em delação premiada, disse que o também advogado Guilherme Gonçalves, seu ex-sócio, elaborou um método para fraudar licitações de transporte público em vários municípios do Paraná. Gonçalves nega veemente a acusação que envolve a todos em crimes de organização criminosa, fraude em licitação, desvio de verbas públicas e corrupção.
Também são investigados os empresários Donato e Dante Gulin, que controlam grandes empresas de transporte público do Paraná, e seriam os principais beneficiários da fraude. O Gaeco fez buscas nas casas dos investigados, em escritórios e em empresas.
O crime era praticado por meio de editais direcionáveis para empresa previamente escolhida por agentes públicos, de acordo com Reck. As fraudes são investigadas na Operação Riquixá, que teve a segunda fase deflagrada pelo Gaeco ontem, terça-feira (21), com o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e 10 de condução coercitiva, em Guarapuava, Campo Largo e Curitiba.
Segundo as investigações, escritórios de advocacia, empresas de engenharia, empresários e agentes públicos participavam do suposto esquema, em várias cidades do Paraná. No pedido do Ministério Público, os promotores dizem que a a investigação confirmou que outro grupo que comporia a organização criminosa é ligado às empresas que fraudavam as licitações. Os grupos econômicos Gulin e Constantino seriam os principais beneficiários da organização criminosa, segundo a Promotoria.
“O crime de organização criminosa é um dos principais aqui. Nas nossas narrativas, nós vemos os crimes de direcionamento a licitação, de fraude, desvio de verbas públicas relacionadas a alguns fatos, e estamos investigando também suspeitas de corrupção de agentes públicos”, afirma o coordenador do Gaeco em Guarapuava, Vitor Hugo Nicastro.
Os Gulin negam participação nas fraudes. A empresa Pérola do Oeste informa que presta todos os esclarecimentos, quando solicitados pela Justiça. O Grupo Comporte, que controla o Grupo Constantino, informou que não participou da licitação em que está sendo investigada.
Um comentário
Bah, tchê… vasculhar as casas deles? mas, pra que? eles moram no country clube… Tomam banho pela manhã e à noite e até escovam os dentes por lá…