Forças Armadas têm que combater facções nas fronteiras | Fábio Campana

Forças Armadas têm
que combater facções
nas fronteiras

Miriam Leitão

As Forças Armadas têm um papel a cumprir no combate aos grupos criminosos. As facções viraram um problema de segurança nacional. Mas, ao invés de atuar nas cadeias, seria melhor focar nas funções tradicionais das forças militares. Vigiar as fronteiras traria um efeito maior.

As facções estão lutando pelas fronteiras do país com o Peru, Bolívia, Paraguai e Colômbia. Elas brigam pelo controle do tráfico internacional de drogas e armas. As Forças Armadas foram treinadas para vigiar as fronteiras. A atuação delas tende a ser mais eficaz nessa missão clássica.

Esse não é o único treinamento que os militares têm. Há batalhões especializados em outros tipos de conflitos, como a Garantia da Lei e da Ordem, para atuação urbana. Mas nesse caso o inimigo do estado tem atuação forte nos limites do país com os vizinhos.

Todas as instituições têm um papel a cumprir nessa luta. Os grupos criminosos estão disputando os controles das fronteiras em busca das lucrativas rotas de armas e drogas. Combatê-los ali usando as Forças Armadas vai atingir a raiz dessas facções.

(foto: ABr)


3 comentários

  1. Doutor Prolegômeno
    quarta-feira, 18 de janeiro de 2017 – 16:37 hs

    Biduzona!

  2. ferreira
    quarta-feira, 18 de janeiro de 2017 – 17:24 hs

    As FFAA têm que atuar também no governo, limpando o país destes políticos lesas-pátrias.

  3. Zé Ninguém
    quinta-feira, 19 de janeiro de 2017 – 12:09 hs

    Privatiza os presídios , e coloca o exercito nas fronteira , e simplesmente extermina qualquer traficante seja ele quem for , manda pra terra do pé junto , bandido já e bandido porque não tem medo de policia , então manda pro colo do capeta , e nos presidio andou fora da linha vai dormir no canto da parede , não pode dar moleza , esses cara já fazem o que fazem porque o sistema e frouxo , endurece faz uma linha de austeridade , e coloca neguinho de molho , e manda o tal dos direitos humanos plantar batata , tem de ter e culhão pra por a casa em ordem !

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*