Traiano comemora sucesso do encontro de prefeitos em Foz | Fábio Campana

Traiano comemora sucesso do encontro de prefeitos em Foz

ademar-traiano-no-encerramento-do-encontro-dos-prefeitos

“Durante os três dias do Encontro de Prefeitas e Prefeitos, em Foz do Iguaçu, os novos e os veteranos chefes dos executivos municipais tiveram lições práticas de como proceder na busca de recursos, junto ao governo estadual e federal, aprenderam sobre o tamanho da crise que o país enfrenta, e os caminhos para superá-la. Tenho orgulho do papel importante da Assembleia nesse evento de sucesso absoluto”.

A declaração é do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, ao comemorar o balanço positivo, no encerramento do encontro dos prefeitos, que reuniu mais de 370 prefeitos, vice-prefeitos, eleitos e reeleitos, além de gestores públicos, o governador Beto Richa, secretários de Estado, ministros, e a secretária do Tesouro Nacional e mais de 30 deputados.

Para Traiano, reunir em um único espaço todos os setores do Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, SEBRAE e entidades não governamentais e representativas, permitiu que os prefeitos, que tomam posse em janeiro, pudessem conhecer os programas de Governo, assistir palestras de gestão e administração pública e poder trocar experiências com os demais gestores.

“Foi um momento muito importante para o municipalismo do estado do Paraná. A presença de ministros de Estado, nada mais nada menos, reafirma a segurança absoluta de que o Paraná está vivendo um novo tempo, em relação à República. Essa relação estreita e republicana construída pelo governador Beto Richa com o Governo Federal vai propiciar ao Paraná a liberação de muitos recursos para nossos municípios”, enfatizou.

“A Assembleia aqui foi mais uma demonstração de respeito aos nossos prefeitos, porque a vida do municipalismo está ligada à participação efetiva dos deputados estaduais, que fazem a ponte entre o Governo e os municípios. O nosso objetivo de estreitar esse contato com os municípios foi atingido. Assim poderemos contribuir ainda mais para que os prefeitos possam fazer grandes investimentos”, completou.

O governador Beto Richa (PSDB) frisou a importância do ajuste fiscal feito pelo Paraná em 2015, que lhe permite agora estar em uma situação confortável para ajudar os municípios. “O Estado, mais do que nunca, é parceiro dos municípios, e neste momento de crise podemos socorrer os municípios, justamente porque fizemos a lição de casa com o ajuste fiscal”, disse o governador. Sobre o evento, Beto Richa faz um balanço positivo, diante da presença de quase dois mil participantes, além de ministros de Estado e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Janes Vescosi. “Todos dando orientações e a sua contribuição aos prefeitos do Paraná. Estou muito feliz e o evento foi coroado de muito sucesso”.

STN

Traiano, junto com o governador Beto Richa e o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, recebeu, no estande da Assembleia início da tarde – em Foz do Iguaçu, onde acontece o Encontro de Prefeitos – a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vitali Janes Vescovi. Ela fez uma preleção aos paranaenses sobre a situação da economia brasileira encontrada pelo governo Temer e as dificuldades para sair da crise.

A secretária explicou aos deputados reunidos no estande da Assembleia, o ajuste fiscal do governo federal, que tem como base cortar gastos e um radical enxugamento de despesas, essencial para que o país possa voltar a crescer. “No momento, a situação é dramática, destacou. Temos a maior queda de PIB, uma queda de renda de 9% em pouco mais de 2 anos. Para sair dessa crise, não há outra saída que atuarmos no limite do reequilíbrio das contas públicas. Existe um rombo de R$ 350 bilhões”, resumiu Ana Paula.

Deputados

Mais de trinta deputados estaduais foram a Foz do Iguaçu participar do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos para a gestão 2017-2020. A presença maciça é uma evidência da forte participação do Legislativo no evento e confirma a assertiva do deputado Ademar Traiano que a Assembleia Legislativa está sempre de portas abertas para atender os prefeitos.

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) disse que o Encontro é importante por reunir os prefeitos eleitos em um mesmo local. “De fundamental importância esse evento, pois vários nunca participaram da vida pública e poderão conhecer os secretários e, em especial, a Assembleia, que está aqui também. Fico muito feliz em termos o gabinete da Presidência e da 1ª Secretaria, que estão aqui à disposição de todos os deputados”, disse.

O deputado Tião Medeiros (PTB) se disse entusiasmado ao falar da presença maciça de quase todos os prefeitos. “A Assembleia dá um passo importante no sentido de dizer para os prefeitos que estamos com eles, para caminharmos ao lado e fazermos a diferença”.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que também falou da importância da participação da Assembleia no evento. “A grande maioria dos deputados participando é fato que contribui muito na boa política. Do ponto de vista institucional a Assembleia contribui e muito para esse avanço do Paraná”.

O deputado Alexandre Curi (PSB), por sua vez, destacou a participação de mais de 370 prefeitos eleitos no evento. Para Curi, a participação da Assembleia é a certeza de que 2017 será um ano de parceria e muito produtivo para os prefeitos. “Estamos com eles vivendo o dia a dia e sabemos a dificuldade que o prefeito tem. A mão amiga vem do Governo e a Assembleia foi parceira nos piores momentos de reformulação e de mudança, e agora estamos colhendo os frutos, com o anúncio de novos investimentos para os 399 municípios do Paraná”.


Um comentário

  1. Ketlin Pamella
    sexta-feira, 2 de dezembro de 2016 – 16:31 hs

    Esta Dupla…

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*