Moro diz ser 'lamentável' ação de Lula contra PF | Fábio Campana

Moro diz ser ‘lamentável’ ação de Lula contra PF

sergio-moro

Do UOL

“Lamentável que autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados ou acusados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos.”

Assim o juiz federal Sérgio Moro, dos processos em primeira instância da Operação Lava Jato, deferiu acesso à Advocacia-Geral da União, em despacho desta quinta-feira (8), para que ela defenda a Polícia Federal em ação movida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a equipe de investigações do caso Petrobras. O próprio juiz é alvo de uma ação movida pela defesa de Lula por abuso de autoridade.

Lula foi indiciado pela PF em julho e é alvo de pelo menos outros quatro inquéritos da Lava Jato em Curitiba. Sua defesa moveu ação de indenização contra o delegado Filipe Hille Pace, em que cobra R$ 100 mil por danos morais. O ex-presidente pede reparação pela associação de seu nome ao “Amigo”, identificado nas planilhas de propinas da Odebrecht.

No despacho desta quinta, Sérgio Moro informa que a autoridade policial comunicou o juízo que Lula, por meio de seus advogados de defesa, moveu ação de indenização contra um delegado “em decorrência de atos praticados no exercício de sua função”. A ação nº 1027158-14.2016.8.26.0564 tramita na 5ª Vara Cível, em São Bernardo do Campo (SP).

A AGU, que assumiu a defesa da equipe da Lava Jato, pediu acesso a dois procedimentos criminais sob a guarda de Moro.

“O interesse público reclama o deferimento do requerido para que a defesa da autoridade policial não fique prejudicada, já que a demanda não é apenas contra ela, mas também contra o serviço policial federal”, registra Moro, em seu despacho, em que deferiu acesso à AGU, aos autos.

Danos morais
A defesa do ex-presidente Lula quer que o delegado da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba pague ao petista R$ 100 mil por danos morais após afirmar, no relatório de indiciamento do ex-ministro Antonio Palocci, que o codinome “Amigo” na planilha de propinas encontrada com executivos da Odebrecht seria uma referência ao ex-presidente.

“O réu inseriu em documento público afirmação ofensiva e mendaz relativa ao autor – sobre tema que sequer estava sob sua esfera funcional”, assinalam os criminalistas Roberto Teixeira, Cristiano Zanin Martins, Maria de Lourdes Lopes e Mauro Roberto G. Aziz, que defendem Lula. “Tal fato teve grande repercussão em São Bernardo do Campo, onde reside o autor, assim como em todo Brasil e no exterior”, segue a ação.

Pace indiciou Palocci em outubro, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odebrecht e outros quatro investigados por corrupção no inquérito da Lava Jato que apura se o ex-ministro teria atuado para beneficiar a empreiteira no governo federal.

“Luiz Inácio Lula da Silva era conhecido pelas alcunhas de ‘Amigo de meu pai’ e ‘Amigo de EO’, quando usada por Marcelo Bahia Odebrecht e, também, por ‘Amigo de seu pai’ e ‘Amigo de EO’, quando utilizada por interlocutores em conversas com Marcelo Bahia Odebrecht”, diz o relatório do delegado.


8 comentários

  1. Sergio Silvestre
    sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 – 14:36 hs

    Tá ceto o LULA,inclusive se defender lá fora por que aqui não tem justiça,como vimos essa semana,não foi a PF que invadiu seu apto com uma espetaculosa operação?
    Não foi o Moro que divulgou conversas privadas do presidente e família,ora o Juiz tem que começar a ligar o desconfiômetro,está visto que ele gosta dum afago do Aécio.

  2. Doutor Prolegômeno
    sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 – 15:52 hs

    Ele não tem com o que se preocupar, o pau que bate em Chico, no Zé e no Mané, nunca vai bater no Dr. Francisco, nem no Dr. José, nem no Dr. Manoel…

  3. Petista Doidão
    sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 – 16:02 hs

    Lula ainda vai levá-lo à prisão, dotô!! Fique esperto!

  4. GIBA HUM
    sexta-feira, 9 de dezembro de 2016 – 22:40 hs

    ue mate, Chega………

  5. Helena
    sábado, 10 de dezembro de 2016 – 0:05 hs

    Continua o poste mijando no cachorro…

  6. segunda-feira, 16 de janeiro de 2017 – 21:58 hs

    Excelente artigo! Muito bom!

  7. segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017 – 17:55 hs

    Lula acha que vai escapar

  8. sergio luiz almeida barbosa sa
    sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 – 17:13 hs

    Alguem tem que parar esse lula ladrão, que se faz
    de bonzinho, fala da elite mais quando precisa
    busca o melhor. ele é o pior câncer do Brasil,
    já chega dessa conversinha onde ele se faz
    de coitado, nunca vi tanto advogado, ainda pago
    com dinheiro roubado do Brasil.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*