Marina Silva é líder em todos os cenários de 2º turno, aponta Datafolha | Fábio Campana

Marina Silva é líder em todos os cenários de 2º turno, aponta Datafolha

mariansilva_2

da Folha de S. Paulo

A ex-senadora Marina Silva (Rede) é a líder nos cenários de segundo turno da eleição presidencial de 2018 segundo pesquisa de intenção de voto do Datafolha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu nas simulações de primeiro turno na comparação com o levantamento anterior do instituto de pesquisa, realizado em julho, mas perderia a eleição para Marina em um eventual segundo turno por uma diferença de nove pontos.

Já nos cenários de segundo turno contra adversários do PSDB, Lula oscilou positivamente e teria pequena vantagem numérica em disputas contra o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), o chanceler José Serra (PSDB) ou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

datafolha_12-12-16

Nas três situações, o quadro é de empate técnico, pois a pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa, realizada nos dias 7 e 8 de dezembro com 2.828 pessoas com 16 anos ou mais, nenhum dos três tucanos obteve elevação nas intenções de voto, tanto em cenários de primeiro como de segundo turno.

Em duas simulações de primeiro turno, nas quais os candidatos do PSDB seriam Alckmin ou Serra, Marina obteria com folga o segundo posto.

No cenário em que o candidato tucano é Aécio, Marina tem 15% das intenções de voto contra 11% do congressista mineiro, situação que configura empate técnico.

Em uma quarta simulação, na qual também estaria na disputa o juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, Marina empata numericamente com o magistrado no segundo posto, com 11%.

Quando à intenção de voto em um segundo turno contra os tucanos, a dianteira de Marina é de pelos menos vinte pontos percentuais. Essa é a margem contra Serra (47% contra 27%).

O desempenho da ex-senadora, que nunca disputou um segundo turno presidencial, teve poucas oscilações em relação ao último levantamento de julho.

Desde aquele mês, a ex-senadora não foi citada em novas revelações sobre a Lava Jato ou outras apurações.

Marina foi mencionada no noticiário sobre a investigação de corrupção na Petrobras em junho. O nome dela pareceu em informação revelada pelo jornal “O Globo” e confirmada pela Folha sobre as negociações para fechamento de acordo de delação do ex-presidente da empreiteira OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro.

Pinheiro afirmou que representantes de Marina pediram a ele contribuição para o caixa dois da campanha presidencial em 2010 porque ela não queria aparecer associada a empreiteiras.

A ex-senadora nega recebimento de recursos ilícitos.

Ela também tem se mantido pouco presente no debate político do país, sendo criticada por aliados.

REJEIÇÃO

A pesquisa também aponta que o presidente Michel Temer passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de rejeição para o primeiro turno das próximas eleições.

O percentual de entrevistados que não votaria em Temer em nenhum cenário saltou de 29%, em julho, para 45%.

O presidente está em situação de empate técnico com Lula, cuja taxa de rejeição é de 44%, segundo o Datafolha.

O terceiro posto na pesquisa sobre rejeição é ocupado por Aécio, que oscilou um ponto para cima e está com índice de 30%.


19 comentários

  1. TADEU ROCHA
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 8:11 hs

    isso for verdade sobre LULA, os BRASILEIROS REALMENTE PERDERAM A VERGONHA MESMO, OS BRASILEIROS SE FOR VERDADE SOBRE LULA. MERECEM ISSO, PORQUE NÃO COLOCARAM ALVARO DIAS…

  2. sergio
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 8:49 hs

    Parece que o povo não aprende né.

    Lularápio e Marina aparecendo para ganhar eleições é mínimo estranho, pois estão envolvidos até o pescoço com falcatruas.

  3. Eleições 2018
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 8:50 hs

    Lula na frente de Alckimin, Aécio e Serra????

    O DaPTaFolha fez a pesquisa só no Nordeste???

    Esses institutos de pesquisa não tem nenhuma credibilidade

  4. Pirado
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 8:54 hs

    O Plano B de LULA: OSMARINA SILVA!!! Prefiro o próprio JARARACA!!😠

  5. Do Interior....
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 9:10 hs

    É certo que esta Folha é irmã gêmea do LuLLa e do PT, mas pode influenciar os idiotas que pensam que votar naquele que não ganha é voto jogado fora!

    A folha sempre foi vermelhinha!!! Deveria ser chamada de Folha Vermelha.

  6. Palpiteiro
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 9:41 hs

    Cavalo paraguaio. Sempre aparece no apronto, mas, na reta final arria os bofes. Logo vai aparecer um Collor da vida, anunciado pela mídia como salvador da pátria e vai botar toda essa gente, inclusive Lula e Marina, pra comer pó. O Brasil tem caveira de burro enterrada e vai continuar se ferrando por muito tempo. Só aparece escumalha e rebotalho.

  7. Parreiras Rodrigues
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 9:44 hs

    Inacreditável a falta de politização do povo brasileiro. Ou é a carência de gente decente para tocar o barco que o faz ignorar a incompetência e a safadeza de Lula, ignorante e ladrão.
    Menos idoso fosse, estaria mudando para San José da Costa Rica.
    E ficaria surdo para as notícias do Brasil.
    Renegaria mesmo minha nacionalidade.

  8. Toti
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 10:05 hs

    Cadê o Álvaro Dias na pesquisa ??? Amarelou?

  9. LENZA TOLEDO
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 10:07 hs

    essa pesquisa foi feita no Brasil ou em Cuba?

  10. segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 11:14 hs

    Ta na cara que essa pesquisa muito bem feita com uma idoneidade a toda prova feita por pesquisador a mando dos donos de instituto de pesquisas mais renomados do Pais.Foi feito com todos donos e diretores de construtoras ex Odebrecht. Só poderia dar lula e marina na cabeça. Isso e uma fronta aos brasileiros de bem desse sofrido Pais.

  11. Jefferson
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 11:41 hs

    A eleiçao brasileira deveria ser feita nos moldes da eleiçao americana.É inadmissivel uma potencia como Sao Paulo e o sul do pais que tem uma economia pujante tenha o mesmo peso eleitoral do que estados insignificantes economicamente digo nordeste e norte.que tem praticamente 30 senadores.é obvio que a presidencia do senado sempre sera presidida por coroneis como Sarney, Renan e por ai vai…

  12. Lorival da Cunha Sobrinho
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 11:58 hs

    Qual seria a real credibilidade do órgão responsável por esta pesquisa ??
    Marina Silva ?? Tal qual uma “melancia” … “verde por fora e vermelha por dentro”
    Lula ??? Um corrupto sem precedentes !!! Presidente de fatos mais do

  13. Lorival da Cunha Sobrinho
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 12:08 hs

    Qual seria a real credibilidade do órgão responsável por tal pesquisa ??
    Marina Silva ?? Tal qual uma “melancia” … “verde por fora e vermelha por dentro”
    Lula ??? Um corrupto sem precedentes !!! “Presidente” de atos desonestos mais do que provados por intermédio de um setor ilhado (Lava-Jato) de um Judiciário enfraquecido pelo poder que se entende ser
    “supremo da república” !!
    Até quando iremos insistir com a possibilidade de brasileiros sem a mínima experiência de vida (menores de 16 anos) que ainda não podem responder diante da justiça (falsa ou não ??) más interferem, através de seus votos, no futuro de milhares de sofridos brasileiros ???
    A “República” se afunda ainda mais, a cada dia que passa !!!

  14. Sergio Silvestre
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 12:54 hs

    Inacreditavel e a falta de desconfiômetro do Parreiras,os caras saqueiam o Brasil,estão delatados dezenas de vezes e o Lula metralhado dia e noite sobrevive.
    Estou esperndo alguem mostrar a riquesa do Lula,que não tem casa com 50 empregados como o Temer,não mora nos jardins ou alto de pinheiros,cade a riquesa do Lula cambada.

  15. TADEU ROCHA
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 13:29 hs

    SÃO PAULO…. RIO P.ALEGRE ..CURITIBA ,MINAS FORA LULA, AGORA O NORDESTE ELES GOSTAM DE SOFRER, SOFRA MESMO ESSE NORDESTE.

  16. SOLANGE LOPÉS
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 13:59 hs

    A eleição da Marina, se assemelharia às sete pragas do Egito. O Brasil não merece tanto castigo.

  17. Do Interior....
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 14:57 hs

    Isso é que dá o PT fazendo professor comunista defendendo Marx!

    Enquanto a esquerda estiver à frente dos sindicatos vai dar isso aí!

  18. JOHAN
    segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 15:29 hs

    Caro FÁBIO, as colocações dos comentaristas são pertinentes. Contudo o mal maior está na falta de educação e ensino da sociedade. Vejamos que o ensino para os alunos de 15 anos, está qualificado em 59° lugar entre os 63 participantes. Os alunos não sabem ler e não foram preparados para interpretar texto, portanto são ignorantes, que somados aos mais idosos, o índice de participação dessa faixa de brasileiros alcança 82,0%. Somado a esses índices, temos que amargar a baixa qualidade e despreparo total dos professores da rede pública, que foram colocados no mercado de trabalho nos últimos 14 anos. Essa classe aposentar-se-á somente com 65 anos de idade. Observem o dano que farão nas próximas gerações nas próximas décadas a essa parcela da sociedade. Esses são os eleitores que responderam a essa pesquisa. Provavelmente não entenderam as questões. Há ainda que aguardar o aumento para 15,0 MM de desempregados nos próximos anos, para então avaliar novamente o quadro econômico que foi deixado dessa maneira, pelos membros da ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA PETISTA e seus sucedâneos REDE, PSOL etc..
    Atenciosamente.

  19. segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 – 17:29 hs

    Marina é aquela que na campanha se diz Ambientalista mas quando da queda da Barragem de Mariana não abriu o bico ?
    Ou
    Marina é aquela ” Ambientalista” cujo marido desmata a Amazônia vendendo madeira para o exterior e ela não abre o bico ?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*