O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou a liberação de recursos para compra de equipamentos e materiais permanentes para 14 municípios do Paraná. Entre eles Adrianópolis, Amaporã, Campo Mourão, Castro, Curitiba, Figueira, Londrina, Miraselva, Nova Esperança, Perola, Ponta Grossa, Presidente Castelo Branco e São José Dos Pinhais.
Com o dinheiro, podem ser adquiridos desde insumos básicos e equipamentos médicos, como andadores, bicicletas ergométricas e audiômetros, até móveis e materiais permanentes de escritório, como mesas e computadores.
O objetivo é oferecer condições para que as secretarias estaduais e municipais de saúde tenham como promover, proteger e recuperar a saúde pública, organizando e maximizando o funcionamento dos serviços. “Estamos expandindo e consolidando os serviços, com planejamento da saúde, fortalecendo as relações com as gestões locais e gestão dos recursos que temos disponíveis, o que acaba beneficiando milhões de pessoas que passam a contar com uma assistência de mais qualidade”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Ao todo o Ministério liberou R$ 8 milhões para 413 entidades em todo o Brasil. Entram na lista unidades de atendimento de urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as instituições que oferecem serviços da Estratégia Rede Cegonha.