Escolas retomarão 'vida normal', diz Romanelli | Fábio Campana

Escolas retomarão ‘vida normal’, diz Romanelli

A expectativa do líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PSB) é de que as escolas estaduais estejam funcionando normalmente já na próxima semana. A greve dos professores terminou na segunda-feira e hoje ocorre a primeira reunião com os sindicatos sobre o pagamento de progressões e possíveis reajustes. Além disso, o número de escolas ocupadas também vem diminuindo – eram cerca de 850 há duas semanas. As informações são do Metro/Curitiba.

Já ontem permaneciam ocupadas 265 (segundo o governo), ou 400 – de acordo com os estudantes. “O movimento feito pela Upes (União Paranaense de Estudantes Secundaristas) e pelas outras entidades está bem refluído. O que resta agora são ocupações de grupos diferentes. O movimento é horizontal, não está hierarquizado e cada um deles tem seu próprio funcionamento”, diz Romanelli.

Segundo o deputado, as decisões judiciais pelas desocupações também estão ajudando no retorno à normalidade. Foi o caso da decisão que permitiu a desocupação do NRE (Núcleo Regional de Educação) no bairro São Francisco, cuja liminar foi cumprida na terça-feira.

Reforma do ensino – A bancada de deputados federais paranaenses marcou para segunda-feira, na Assembleia Legislativa, uma audiência que vai debater a proposta de reforma no ensino médio. Representantes do movimento estudantil serão convidados. O governo federal promoveu as mudanças por medida provisória e por isso elas entraram em vigor imediatamente – mas perdem eficácia se não forem votadas no Congresso Nacional. “Nós, deputados estaduais, não podemos fazer nada, quem vai votar são os federais, que estarão aqui para debater”, diz Romanelli.

(foto: internet)


Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*