Ibope: Governo Temer tem aprovação de 14% e reprovação de 39% | Fábio Campana

Ibope: Governo Temer tem aprovação de 14%
e reprovação de 39%

michel-temer

A pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira divulgou os índices de aprovação do governo do presidente Michel Temer. O levantamento apontou que 39% dos brasileiros consideram o governo Temer ruim ou péssimo e 14% o aprovam. Ainda segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados consideram a gestão regular e 12% não sabem ou não opinaram. As informações são de Rafaela Lara na Veja.

Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro e ouviu 2.002 pessoas, em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os divulgados nesta terça-feira se assemelham ao último levantamento, divulgado em 1º de julho, quando Temer – ainda como presidente em exercício – aparecia com a aprovação de 13% dos entrevistados, enquanto 39% o desaprovavam e 36% consideravam a gestão regular, outros 13% não souberam responder.

No levantamento divulgado nesta terça-feira, a popularidade de Temer sobe entre os moradores na região Sul do país. O percentual dos que avaliam o governo como ótimo ou bom passa de 12% para 21%. No entanto, a popularidade do presidente cai entre os jovens de 16 a 24 anos. Nessa faixa etária, o percentual que avalia o governo como ruim ou péssimo, sobe de 33% para 38%.

O levantamento também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira como o presidente governa. Segundo o Ibope, 28% dos entrevistados aprovam a maneira como Temer governa, enquanto 55% desaprovam – outros 17% não souberam ou não opinaram.

Em outro ponto abordado pela pesquisa, 26% dos entrevistados disseram confiar no presidente Michel Temer, enquanto 68% afirmaram que não confiam e 6% não souberam ou não responderam. Em comparação com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o levantamento apontou que 24% dos entrevistados consideram a gestão Temer melhor, 38% consideram igual, 31% avaliaram ser pior e 7% não souberam ou não responderam.

As perspectivas sobre o restante do mandato de Temer também foram avaliadas pela pesquisa e apontaram que 24% dos entrevistados disseram que o restante do governo será ótimo, enquanto 30% avaliam que será regular, 38% ruim ou péssimo e 8% não souberam ou não responderam.

Os índices de aprovação do governo por área de atuação com melhores avaliações são o meio ambiente, com 32% de aprovação e 56% de desaprovação, e educação, com 31% de aprovação e 62% de desaprovação. Já as taxas de juros e impostos continuam sendo as áreas com pior avaliação. Em ambos os casos, o percentual de aprovação é de 15% e o de desaprovação de 77%.

(foto: Ueslei Marcelino/Reuters)


Um comentário

  1. Sergio R.
    terça-feira, 4 de outubro de 2016 – 17:11 hs

    Acho idiotice essa pesquisa. Tem que perguntar: acredita que o Temer vai consertar o estrago feito pelo governo petista? Acredita que vai reverter o desemprego causado pelo governo petista? Acredita que vai estancar a corrupção criada pelo governo petista? Acredita que vai tomar as decisões acertadas na economia depois dos desacertos do governo petista? Essas são as perguntas corretas. Agora perguntar: você confia? você acha ele bonito? Faça-me o favor ibope.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*