Um adolescente de 17 anos confessou no fim da tarde desta segunda-feira ter matadoo estudante Lucas Eduardo Araújo Mota, de 16 anos, no Colégio Estadual Santa Felicidade, em Curitiba. A informação é da polícia, que informou ainda que a motivação do crime foi um descontrole a partir do uso de uma droga sintética.
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita, os dois adolescentes teriam feito o uso de uma droga sintética conhecida como ‘balinha’.
“Segundo relato do menor autor do crime, eles dividiram uma droga sintética que chamam de balinha. Foram então até o alojamento, onde tiveram uma discussão. O Lucas teria partido para a agressão e o autor do crime teria tentado se defender. Logo na sequência dos fatos, o adolescente de 17 anos pulou o muro e fugiu do local. Ele acabou detido em casa”, explicou.
O adolescente foi encontrado morto no começo da tarde desta segunda-feira (24). De acordo com a Polícia Militar, Lucas foi ferido por um ‘objeto cortante’, provavelmente uma faca. O Corpo de Bombeiros ainda tentou reanimar a vítima, que morreu no local. O autor do crime estava em casa no momento em que foi detido pelo serviço reservado da PM. Segundo o delegado Fábio Amaro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o autor do crime e a vítima eram amigos.
Durante a coletiva, Mesquita afirmou que outras pessoas podem ser responsabilizadas pelo crime, como pessoas maiores de idade que estavam como responsáveis na escola e até mesmo pais de estudantes que ocupam a escola. “Temos notícia de coma alcoólico e outras situações que mostram falha de tutela”, disse.
Reações
O Ministério Público do Paraná disse que, desde as primeiras informações sobre a morte de um adolescente no interior do Colégio Estadual Santa Felicidade, dois promotores de Justiça foram designados pela Procuradoria-Geral de Justiça para acompanhar o caso. Felipe Lamarão de Paula Soares e Emiliano Antunes Motta Waltrick foram até a instituição de ensino para acompanhar as investigações com o intuito de garantir rigor e transparência à apuração do caso. “Além disso, ressaltando-se que o Ministério Público do Paraná vem acompanhando, desde o princípio, o movimento de ocupação nas escolas, encontram-se reunidos, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, procuradores e promotores de Justiça com atuação nas áreas de Educação, Direitos Humanos e Infância e Juventude, para traçar estratégias de intervenção institucional, visando à superação da situação que se apresenta”, informou em nota.
A Procuradoria-Geral do Estado disse que nada tem a declarar sobre o fato em si, que será investigado pela Polícia Civil, mas divulgou um posicionamento oficial. “Sejam quais forem as circunstâncias, o lastimável acontecimento reforça a tese defendida pelo Governo do Estado de que as invasões às escolas colocam em risco a integridade física e psicológica dos menores que participam do movimento, razão pela qual a Procuradoria tem buscado, por todas as formas, realizar as desocupações amparando-se em ordens judiciais”.
O governador Beto Richa lamentou a morte de Lucas e disse que a ocupação de escolas no Paraná “ultrapassou os limites do bom senso e não encontra amparo na razão”. Confira a nota completa do governador clicando aqui.
O movimento ‘Ocupa Paraná’ disse a notícia foi recebida com muita tristeza por todos aqueles que lutam por uma educação pública de qualidade no Brasil. O grupo ainda negou que ele estivesse entre os alunos que ocupam a escola. Leia a nota completa do grupo clicando aqui.
Já a APP-Sindicato lamentou o que apontam como uma tentativa de relacionar o fato com o sindicato. “Infelizmente neste momento triste, surgem tentativas de criminalização do movimento legítimo dos estudantes e vinculação do sindicato ao episódio. A APP-Sindicato repudia tais ações. Assim como a sociedade paranaense, esperamos a apuração do caso pelos órgãos competentes”.
14 comentários
E os irresponsáveis dos pais, do conselho tutelar!!!!! Onde estav essas pessoas, eles é que tem de ser presos!!!! O judiciário que não deu a reintegração, o MP, esses são os verdadeiros responsáveis por essa morte!!! Professores e app, esses séc ser responsabilizados também!!!! Cadeia nessa corja!!!!
Lamentável, a causa da morte não foi a ocupação, e sim o uso de drogas.
DEMORO!!! PARA ACONTECEU UMA CACA.
ATENÇÃO AOS JOVENS !!!
ESCUTEM OS SEUS PAIS…
O MEU DIZIA : …”FILHO!!!
O JOGO É JOGADO!!! O LAMBARI É PESCADO!!!
DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU E NEM EM ARVORES!!!
POQUE SE DESSE !!!
NENHUMA TINHA FOLHAS…
O MOVIMENTO OCUPA PARANÁ deve ser responsabilizado sim, junto com esses pelegos comunistas da APP Sindicato. O Governo do Paraná tem a obrigação de processar criminalmente toda diretoria pelega da APP e os responsáveis por esse movimento de anarquistas idiotas, e, se forem menores processa-se os pais ou responsáveis legais.
Se alguma instituição pública deu amparo às ocupações precisa-se apurar a responsabilidade de seus dirigentes e funcionários envolvidos e processá-los administrativamente para promover suas demissões a bem do serviço público.Este país precisa de ORDEM, mas existe uma geração que a desconhece e precisa ser disciplinada no cacete.
Decisão Judicial não se discute, cumpre-se! Então, não vamos julgarmos este ou aquele sem sabermos o que ocorreu. No século passado os pais aconselhavam os filhos e eles obedeciam… hoje os tempos são outros … ECA…
Taí o que a APP, CUT, UNE, UPES queriam.
Não tem que recuar Governador Beto Richa, professor que não voltar para sala deaula por causa da reforma do ensino médio pau neles.
KD a APP? Agora não são vcs ? Todos sabemos que vcs instigam, levam comida, fazem uma lavagem cerebral na cabeça de muitos professores e imaginam o que estes não fazem com estes alunos… Agora vcs não tem culpa e ainda querem mudar o foco. Chega vcs da APP lutam pelo direito próprio!!! Por favor vcs FAZEM MAL A SOCIEDADE e a sua hora está chegando logo vcs estarão FORA… PT, DILMA, ESQUERDA … que nojo.
Não sou político, sou um Pai de 03 filhos e estou triste…Acham que só a classe de vcs existem. Olhem os estados quebrados e vcs querendo avanços e mais avanços …
Antonio: Não existe nenhum magistrado, ou membro da Justiça que esteja acima da Lei. Decisão judicial não se discute, cumpre-se, disse você. E agora, os dois promotores que negaram pedido de reintegração de posse ao Governo do Estado onde ? Na casa da família enlutada é que não. Certamente no alto da sua “sapiência”, achando que tudo é normal. Normal até que o dia que a vítima seja um parente deles.
Esse é o “legado” deixado pelo P.T., um monte de piá de merda, pensando que são gente .
É assim mesmo e os pais já aceitaram a muito tempo, passivamente:
O PT & seus Satélites, sempre infiltrados normalmente nas escolas anos a fio. É a rotina NORMAL de qualquer escola:
PT disfarçado e seus Satélites… (PCdoB [UJS…]). Vejam:
=== Ocupação em CURITIBA ===
ALUNOS MENORES ocupam 600 escolas no Paraná, para que não haja nem Vestibular (hoje conhecido como ENEM), e não haja eleição em Curitiba, 2º turno.
TODOS dominados e domados DISCRETAMENTE e disfarçadamente pela ideologia PICARETA do PT (via professores oba-oba, militantes do PETISMO etc.).
As alunas e alunos dizem que é devido a PEC 241 e ao Governo Temer. Mas só no discurso & na narrativa. Esses alunos (muitas delas e deles foram entrevistados e perguntados sobre a PEC 241, na porta das escolas públicas — do que se tratava, se tinham lido a PEC etc. Nada! Nadinha) não sabiam falar nada. É de pasmar essa entrevista! Está no YouTube.
Coitada dessas alunas de ensino médio entusiasmadas! Dizem que vão ficar nas escolas por tempo indeterminado — atrapalhando o ENEM. Parecem CARRINHO DE MÃO, carroça, carro de boi, barco do PeTê (PT), pra ONDE SÃO PUXADAS OU ATRACADAS seguem e vão. O tal “boizinho de presépio”.
PT avisou que iria pôr fogo no Brasil, caso Dilma saísse… Uma das entidades de ADULTOS por trás desse disfarce é a UJS [União da Juventude Socialista] do picaretaço PCdoB (o super Satélite petista, hiper-puxa-saco)…
Qualquer que chegam perto das escolas públicas, não deixam entrar. Xingam e chamam de fascistas (apenas papo furado adolescente).
cidadezinha mixuruca
estado mixuruca
país mixuruca
sindicalistas são sanguessugas de 3º categoria
politicos 2º categoria
com diretor, professor, etc, eles ja se matam
imaginem, sem ninguém para cuidar.
e a lei, não pode bater, não pode reagir, tem de ficar quieto.
balinha, merdinha, bostinha, tudo,mesma coisa.
traficantes acabando com a juventude, pais omissos, governo medíocre.
e os dois candidatos se xingando iguais duas maria loucas.
e quem quer ser sério, transparente, correto, neste pais não.
bem vamos la.
“…a causa da morte não foi a ocupação…” é como dizer que focinho de porco não é do porco.
coitado do piá… uma vida toda pela frente, tmb um lugar ´´encarregado´´ só por adolescentes, sem supervisão de adultos, só podia dar nisso, os dois também usaram drogas e fora sexo que tá rolando nesses colégios ocupados, depois virão as grávidas das ocupações com seus filhos bastardos sem pais!!!