Imprensa mundial diz que denúncia abala futuro político de Lula | Fábio Campana

Imprensa mundial diz que denúncia abala futuro político de Lula

lula2

A denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá foi destaque na imprensa internacional nesta quarta-feira. De acordo com veículos americanos e europeus, a denúncia abala o futuro político de Lula e do Partido dos Trabalhadores. As infirmações são de Veja.

Segundo a rede britânica BBC, o caso é de extrema importância tanto para o futuro do ex-presidente quanto para o destino do PT, uma vez que pesquisas de opinião sugerem que Lula ainda é uma “força política” no país e “provavelmente o único político do Partido dos Trabalhadores com chances reais de lutar pelo projeto e pelo legado da legenda”, afirma a BBC.

O jornal espanhol El País afirma que, com a denúncia desta quarta-feira, o ex-presidente “deu mais um passo rumo ao abismo”. A publicação lembrou que “o futuro de Lula, que já declarou sua intenção de concorrer às eleições presidenciais de 2018, está nas mãos do juiz Sergio Moro”.

Segundo o americano New York Times, Lula exerceu influência em toda a América Latina por décadas, “mas escândalos de corrupção e uma forte crise econômica mancharam seu legado, culminando com o impeachment de sua sucessora escolhida a dedo, Dilma Rousseff, afastada pelo Senado em agosto após um julgamento controverso”. O NYT ressalta que as acusações do MP são um duro golpe, e somam-se à “crescente lista de problemas legais que complicam suas ambições de retornar à Presidência”.

O jornal americano Washington Post ressaltou que Lula foi chamado pelo MP de “comandante máximo” do esquema investigado pela Operação Lava Jato. Segundo o Post, embora as denúncias fossem esperadas, “a caracterização do papel de Lula no esquema de propina da estatal Petrobras foi espantosa”.

O jornal britânico The Guardian segue a mesma linha de outros veículos estrangeiros ao destacar que a acusação de que Lula é o chefe do vasto esquema de corrupção na Petrobras representa um importante golpe contra “as esperanças de um retorno político do herói de esquerda”.

Se o juiz federal Sergio Moro aceitar a denúncia, o ex-presidente se tornará réu na Lava Jato. Além de Lula, foram denunciados pela força-tarefa a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, o ex-executivo da empreiteira Agenor Franklin Martins, o engenheiro Paulo Gordilho, Fábio Fori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

(foto: The New York Times/reprodução)


8 comentários

  1. ELEITOR DE BOA MEMORIA
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 12:52 hs

    isto é para rir ou para chorar???
    O QUE O LULA E O PT FIZERAM AO PAÍS ABALOU O BOLSO E A ECONOMIA DE UM PAÍS COM MAIS DE 130 MILHOES DE HABITANTES O FUTURO POLITICO DO LULA NÃO IMPORTA NADA ALIAS ELE DEVE SER CANDIDATO A CHEFE DO PCC, EMBORA ACREDITE QUE ELES NÃO QUEIRAM PESSOAS TAÕ MAL CARATER

  2. TADEU ROCHA
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 13:21 hs

    ABALAR FUTURO POLITICO DE LULA, E O BRASIL COMO FICOU….. QUE VERGONHA PENSAR NISSO.

  3. Rock
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 13:39 hs

    Claro que ele tem que falar isso se não os politicos vendilhões que eles financiam não vão entregar a eles nossas riquezas naturais por que Lula levaria de barbada a próxima eleição.

  4. RR
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 13:44 hs

    A HISTÓRIA SÓ ESTA CONFIRMANDO O QUE O POVO SABIA A UNS TRINTA ANOS,ESSE AÍ NASCEU BANDIDO,VAI MORRER BANDIDO.

  5. BETO
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 13:58 hs

    O Futuro político deste vagabundo já esta abalado há muito tempo. Lula é sim o chefe da maior organização criminosa já vista no Brasil. O povo Brasileiro tem que aprender a votar e não acreditar mais nesse tipo de vigarista populista. Esse Verme precisa urgentemente passar pelo crivo da Justiça, ser condenado e preso pelos crimes de lesa pátria praticados. Parabéns aos Ilustres Representantes do ministério Público Federal. Parabéns ao Juiz Sergio Moro pelo belíssimo trabalho que vem realizando condenando esses ladrões, vagabundos do PT pelos crimes de assalto aos cofres públicos. Agora, só falta enfiar esse malandro na CADEIA e ressarcir um pouco do dinheiro roubado.
    pro inferno lula da Silva..

  6. eleitor desmemoriado.
    quinta-feira, 15 de setembro de 2016 – 14:09 hs

    Então é bom o 51 ir já amaciando as sandálias, porque a viagem é de mais de 400 quilômetros, mas fique tranquilo, o povo da República de Curitiba não é violento ou vingativo, porém acredita que lugar de ladrão é na cadeia.

  7. JÁ ERA...
    sexta-feira, 16 de setembro de 2016 – 5:10 hs

    Colocar o Lula na cadeia é uma parte da etapa fundamental para
    a consolidação da punição dos ladrões neste país. Passei a respei-
    tar ainda mais os “ladrões de galinha” que ficam presos por roubarem
    às vezes alimentos para seus filhos. Espero que as penas sejam du-
    ras e que as novas gerações passem a respeitar ainda mais este
    nosso país.

  8. indignado 1
    sexta-feira, 16 de setembro de 2016 – 10:13 hs

    Li um comentário que o Lula levaria de BARBADA. Barba é o que
    não falta à maioria dos petistas. SERÁ QUE É PARA ESCONDER
    A CARA DE PÁU ?

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*