AGU quer inquéritos da Lava Jato para processar Gleisi, Bernardo e Meurer | Fábio Campana

AGU quer inquéritos da Lava Jato para processar Gleisi, Bernardo e Meurer

gleisi-pauo-bernardo-meurer

Mais complicações para o casal petista Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo e ao deputado Nelson Meurer (PP). A Advocacia-Geral da União pediu ao STF acesso a informações que podem embasar ações de ressarcimento e improbidade administrativa contra políticos acusados de participarem do esquema de corrupção da Petrobras.

É o caso das investigações que tiveram como alvo políticos já denunciados pela Procuradoria-geral da República, como o casal de ex-ministros Gleisi e Bernardo, Meurer e os deputados Dudu da Fonte (PP-RN), Anibal Gomes (PMDB-CE) e Vander Loubet (PT-MS). As informações são de Gabriel Mascarenhas e Gustavo Uribe na Folha de S. Paulo.

A solicitação foi feita pelo advogado-geral da União, Fabio Medina Osório, em diferentes despachos, endereçados nesta quarta-feora, 17, ao ministro Teori Zavascki, relator dos casos relacionados à Operação Lava Jato que tramitam no Supremo.

A AGU quer que o Judiciário compartilhe os inquéritos em que a Polícia Federal já concluiu a apuração e apresentou seu relatório final.

Nas petições, Osório pede para a AGU ser informada a respeito de apurações que “resultem na constatação de desvio, malversação de recursos públicos ou lesão ao erário”, além de autorização para usar as provas produzidas em futuras “medidas judiciais de natureza civil e administrativa”.

Agora, o ministro Teori Zavascki irá decidir se permite à AGU ter acesso aos inquéritos. Num segundo momento, caso o pleito seja concedido, os advogados da União irão analisar em quais casos cabem ações para pedir o ressarcimento de valores desviados, condenação de improbidade administrativa ou abertura de processos administrativos.

Procurada, a AGU esclareceu que está cumprindo regras obrigatórias de atuação “em defesa da probidade administrativa” e que está atendendo ao “encaminhamento de ofício da Polícia Federal e normas internas”.

(foto: internet)


Um comentário

  1. AMO
    sexta-feira, 19 de agosto de 2016 – 11:42 hs

    O povo do Paraná tá de brincadeira, vai gostar de eleger ladrão assim, pra salvar esse estado só a lava-mesmo mesmo.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*