Lula aciona ONU contra 'abuso de poder' de Moro | Fábio Campana

Lula aciona ONU contra ‘abuso de poder’ de Moro

lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou nesta quinta-feira, 28, ao Comitê de Direitos Humanos da ONU um recurso para tentar barrar ações que considera como ‘abuso de poder’ do juiz Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do ex-presidente.

Na petição, os advogados de Lula dizem haver ‘clara falta de imparcialidade’ nas investigações e classifica como ‘atos ilegais’ a gravação e divulgação de conversas privadas com a presidente afastada Dilma Rousseff, além de sua condução coercitiva para um depoimento.

Lula também cita posicionamentos da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outros cortes internacionais a respeito das ações “enviesadas” de Moro e, portanto, na avaliação da defesa do petista, o juiz não teria condições de julgá-lo ou prendê-lo. “Se isso acontecer, que seja decidido por um juiz imparcial”, diz o recurso. As informações são do Estadão.

Com a atitude, o ex-presidente espera criar um constrangimento internacional para evitar uma eventual prisão. Quem avaliará o caso é Comitê de Direitos Humanos, com base na Convenção Internacional de Direitos Políticos. Embora o acordo não tenha como punir o Brasil e nem impedir uma prisão, uma avaliação da entidade poderia pesar e criar pressão a favor ou contra o ex-presidente.

A secretaria do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU informou ao Estado que, até a publicação desta matéria, não havia recebido o processo, o que significa que os documentos não ainda haviam sido registrados oficialmente. Fontes que trabalham no escritório, no entanto, indicaram que um processo havia sido enviado e que ainda estava sendo tratado, mas não poderiam revelar detalhes.

Uma vez aceito, o processo será levado aos membros do Comitê de Direitos Humanos da ONU que decidirão se aceitam o caso ou não. Segundo a assessoria de imprensa da ONU, a decisão poderia levar meses ou até um ou dois anos.

Advogado. Para levar o processo adiante, Lula contratou o advogado Geoffrey Roberston, que ficou conhecido por defender o fundador do WikiLeaks, Julian Assange e o autor indiano Salman Rushdie.

Nos últimos meses, a ONU tem adotado uma postura ativa no caso da crise política brasuileira, mas tem solicitado que todos os lados atuem com “respeito à democracia. Para a entidade, “todos os lados devem garantir de forma que o Poder Judiciário seja respeitado, que as instituições democráticas pelas quais o Brasil lutou tanto para ter sejam respeitadas e não sejam minadas no processo.”

Em abril, a ONU disse esperar ainda que os agentes públicos brasileiros “cooperem totalmente” com as autoridades judiciárias nas investigações sobre “suposta corrupção de alto nível, para evitar quaisquer ações que possam ser vistas como um meio de obstruir a Justiça”. A entidade lembrou também que o Judiciário deve atuar com “escrúpulos, dentro das regras do direito doméstico e internacional, evitando adotar posições político-partidárias.”

“Estamos preocupados com a possibilidade de que um círculo vicioso possa estar sendo desenvolvido que acabe afetando a credibilidade tanto do Executivo como do Judiciário”, disse a ONU.

Para a entidade, essa situação ameaça causar “um sério dano de longo prazo para o Estado e para as conquistas democráticas feitas nos últimos 20 anos nos quais o Brasil tem sido governado sob uma Constituição que dá fortes garantias de direitos humanos”.


29 comentários

  1. Ketlin Pamella
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 16:18 hs

    Moro deve acionar o FBI, contra “roubo no poder” de Lula! kkk

  2. Edson
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 17:18 hs

    ´É o sapo barbudo esperneando! Será que os caras da ONU são assim tão bobos para olhar só o lado do Lula! Será que eles não vão analisar as provas que estão nas mãos dos Procuradores e dos Juízes, principalmente Sérgio Moro? Até hoje eu não vi nenhum bandido de colarinho confessar que é culpado! São sempre inocentes, coitados, vítimas, etc. Os que confessam são sempre os ladrões de galinha!

  3. Do Interior
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 17:40 hs

    Para defender a democracia é só colocar o molusco em cana. Ele é a principal ameaça à democracia.

    Será que ele disse, na ONU, que seus amigos estão presos por desvios e que o PT, seu partido, quebrou a Petrobrás de tanto roubo?

    Acho que devemos todos ir à ONU reclamar contra a esquerda bolivariana brasileira!

  4. GIBA HUM
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 17:57 hs

    Este cara esta ficando com tanto medo do Juiz Sérgio Moro e vendo que não tem jeito apela agora para a ONU e com isso vai se afundando cada vez mais e você caro eleitor vai acreditar em quem no Lularapio ou no Juiz?

  5. Kafir
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 18:22 hs

    O 51 desta vez entornou a garrafa de uma vez só, o cara pirou. Mas há males que vem para o bem, tornou famoso o já famoso entre nós, Sérgio Moro. Só gente muito idiota é que vai acreditar em um trololó como este. O que o 51 pretendo com isto tudo é tentar, via ONU que vá para o lugar que lhe é devido, que é nos fazer companhia aqui na odiada, por ele e seus comparsas, a República de Curitiba. Que fique bem, claro se depender de nós, habitantes desta República, o 51 pode puxar cana em qualquer outro presídio de Pindorama, não fazemos nenhuma questão da presença do 51 entre nós.

  6. quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 18:30 hs

    E aí PTistas, por que Lula teme a Cadeia ? Lula deve tanto assim ?

    O DESESPERO que Lula demonstra, só vem comprovar que ele aprontou muito e roubou demais e não tem como justificar, não é mesmo ?

  7. Roberto Cardoso
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 18:38 hs

    Lulla, se voce não deve nada, como voce mesmo apregoa, então não tem porquê se posicionar contra o tal “abuso de poder”. Quem não deve não teme, voce não acha???

  8. Juca
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 18:52 hs

    Lula, o defensor dos pobres bebe cachaça Havana de 600 reais a garrafa:
    E agora vai pedir penico para a ONU. É piada.

    “Bebemos eu e ele uma garrafa de cachaça da boa Havana mineira e uma 15 cervejas.” A frase é do arquiteto da empreiteira OAS Paulo Gordilho. O relato é sobre encontro com Luiz Inácio Lula da Silva, em fevereiro de 2014, no Sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP). Laudo da Polícia Federal aponta que os dois trataram de reforma da cozinha do imóvel, que para a Operação Lava Jato é do ex-presidente. Ele nega.

    (consta do Laudo Pericial da Polícia Federal sobre o sít o e o apartamento que não (?) são do Lula.
    Enquanto isso a militância só na mortadela de 2ª!

  9. jaferrer
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 19:06 hs

    “Sério dano de longo prazo para o Estado e para as conquistas democráticas” acontecerá se o Lularápio e os quadrilheiro do pt se safarem dessa. Nunca antes na história desse país um partido transformou com tanta eficiência o bem público em bem privado e de interesse para um projeto espúrio de poder. Todo o apoio ao judiciário e a lava-jato!

  10. Parreiras Rodrigues
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 19:07 hs

    Bateu o desespero em O Chefe.

    O mês de agosto é pródigo em registrar acontecimentos históricos no Brasil.

  11. Larry de Camargo Vianna Nascim
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 19:08 hs

    TÁ FICANDO LOUCO. BEBADO JÁ É.

  12. Macambúzio
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 19:23 hs

    E desde quando TRATAR DE SUA NOMEAÇÃO AO MINISTÉRIO PARA FUGIR DO JUDICIÁRIO É CARACTERIZADA COMO “CONVERSA PRIVADA”? Essa conversa, mandada gravar por Moro, foi DE RELEVANTE INTERESSE PÚBLICO e trouxe provas irretorquíveis de toda a safadeza e desonestidade desses dois safados!!!
    Porém, considero positivo Lula ter reclamado ao bispo, digo, à ONU, pois isso dá oportunidade do MPF/PGR e da Justiça Federal de ENVIAR RELATÓRIO GENÉRICO COM OS PRINCIPAIS PONTOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO, INCLUSIVE AS INVESTIGAÇÕES QUE ENVOLVEM LULA E FAMÍLIA!! Além de enviar à ONU, esse relatório deveria ser enviado às principais agências de notícia internacionais, para que ninguém tenha dúvidas quanto a magnitude do ROUBO DO ERÁRIO patrocinado PELOS GOVERNOS LULA E DILMA (PT)!!!!

  13. RR
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 19:28 hs

    De nada adianta esse marginal querer escapar da lei,o mundo todo,menos os otarios,sabe que esse estrume é bandido.

  14. quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 20:18 hs

    A impressão que eu tenho é que o Ex – Presidente Lula está fora da casinha.O correto na sua visão só é correto quando o fato o favorece. O Tribunal Superior já se pronunciou quanto a matéria em pauta e encaminhou ao Juiz Sergio Moro ora a onde ele Presidente Lula que chegar.No meu entendimento as suas articulações junto a instituições internacionais só inflamam a questão, muito embora entenda, que é um direito constituído de quem se julga injustiçado perseguido.

  15. Sergio Silvestre
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 20:29 hs

    Esse Juiz passou dos limites toleraveis,se ele quer caçar alguem que vá caçar mafiosos e não o politico mais importante de todos os tempos no Brasil.Ele que va´acalmar sua vontade idiota de prender o Lula noutra freguesia,.

  16. Jorge
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 20:51 hs

    A afirmação “Lula também cita posicionamentos da Comissão de Direitos Humanos da ONU e outros cortes internacionais a respeito das ações “enviesadas” de Moro” é mentirosa, torpe, própria do chefe da quadrilha..
    Lula evoluiu do “não sabia” para mentir despudoradamente ( ou será desespero de causa?). Lula terá solidariedade de deputados estrangeiros comunistas, bolivarianistas etc. nunca de pessoas informadas e idôneas

  17. Matuto Feioso
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 21:23 hs

    A bem da verdade, Lula já decidiu que NÃO ACEITA SER PRESO POR MORO, nem que tenha que ir para a “clandestinidade”!!! Essa “representação” perante ao órgão dos Direitos Humanos da ONU, parece, tem por objetivo preparar um futuro PEDIDO DE ASILO POLÍTICO!!! Mas vai ser meio complicado para ele provar que é perseguido pelo Poder Judiciário brasileiro, diante do tamanho do ROUBO DE DINHEIRO PÚBLICO patrocinado por seu governo e o de Dilma, ambos do PT, desvendado pela operação Lava Jato!!! Só um país PÁRIA dará asilo a Lula nestas condições!!!

  18. SOLANGE LOPÉS
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 22:15 hs

    Abuso de poder foi o que este ladrão cometeu enquanto esteve no governo.

  19. Charles
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 22:48 hs

    Primeiro mandamento da Lei da Falácia:
    “Se não puder atacar a acusação, ataque o acusador”.
    No caso, Lula foi além, e acusa também (e principalmente) o julgador.

  20. A HORA DA VERDADE
    quinta-feira, 28 de julho de 2016 – 23:23 hs

    PODEM IR PREPARANDO RECURSO PARA SÃO PEDRO…

  21. Sociedade Resposde
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 1:04 hs

    Ele quer apenas tumultuar, criar confusão como de costume. A ONU tem mais o que fazer e tem obrigação moral de dar uma satisfação ao mundo, já que engloba mais de 400 países, com relação ao absurdo cometido em suas barbas, por exemplo, dos atos dos tresloucados do Estado Islâmico. ** Esse é um assunto para a ONU tratar. ** Já Luiz Inácio é um problema da Justiça brasileira que está em plena democracia e não aceita ingerência externa para casos de corrupção e lesa-pátria. ** Lula é problema interno e não externo, por mais que queira chamar à atenção.

  22. Big Peter
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 4:35 hs

    Ele roubou até os aplausos do então presidente da ONU, logo no início do seu primeiro mandato, puxando-os para si, como se seus fossem, num vídeo com a cara dele e do PT; e agora quer recorrer à mesma entidade, pra tentar se safar de Moro? – Desespero hein, tiozinho! – Quem diria; o cara mais honesto do Brasil, com medo de um ‘juizinho’ de primeira instância?
    Se pelo menos vc soubesse ler, poderia aproveitar essa iminente, e longa, temporada na cadeia pra ler alguma coisa sobre o assunto, e ficar sabendo que a lei é para todos, o espertalhão. Não é a fortuna que vc amealhou, que vai te livrar.
    Depois disso, posso até morrer. Morrerei feliz. Estou a quase quarenta anos esperando por esse momento.

  23. FUI !!!
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 5:05 hs

    É muita arrogancia do sapo barbudo. O que tem a ver a ONU
    com as roubalheiras que ele e a Dilma fez !?

  24. Tarzan
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 9:50 hs

    ONU prendam esse indivíduo, ele é louco.

  25. indignado 1
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 10:05 hs

    Toda a unanimidade é burra, mas neste caso, o único a defender o
    “indefensavel” é o calça frouxa.Deve estar comendo muita Mortadela,
    regada a 51.

  26. Dosel Jr.
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 11:48 hs

    Olha o Sergio Silvestre aí gente! E eu que pensei que ele estava em Cuba?

  27. sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 14:15 hs

    “Ele defende a PLUTOCRACIA. Não passa de verborragia. Idiossincrático elevado a 10ª potência. Prolixo. Apedeuta. Pseudo intelectualizado. As universidades que lhe concederam o título de Doutor Honoris Causa deveriam cassar todos os títulos concedidos quando ele enganou o mundo inteiro com suas mentiras. Com essa atitude de DESESPERO ele só está colocando ainda mais o País contra ele. Moro é um Patrimônio Nacional. Como o Pelé. O Roberto Carlos. Lila se transformou em motivo de vergonha. Não se meta com o Moro seu mafioso. Força Moro o País está do teu lado…” – Profº Celso Bonfim

  28. Juca
    sexta-feira, 29 de julho de 2016 – 15:53 hs

    Qua nada, ainda tem alguma fabriqueta de mortadela de 2ª atendendo o PT, por isso o SS Calça Frouxa ainda defende a laia.

  29. Helena
    domingo, 31 de julho de 2016 – 19:14 hs

    Ele pensa que é a última bolacha do pacote! Kkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*