Traiano participa com Beto Richa de convênios para coleta seletiva de lixo | Fábio Campana

Traiano participa com Beto Richa de convênios para coleta seletiva de lixo

K01A5520

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), participou, com o governador Beto Richa, nesta terça-feira (21), no Palácio Iguaçu, da assinatura de convênios com 34 municípios para a compra de caminhões para coleta seletiva de lixo. O governo do Estado repassará cerca de R$ 8 milhões para as administrações municipais melhorarem o atendimento à população com serviço de reciclagem. “É mais uma importante iniciativa para fortalecer a coleta seletiva e garantir melhores condições de vida aos catadores. É importante que o Estado invista nessa área para gerar desenvolvimento ambiental e social ao Paraná”, disse o governador.

Traiano enfatizou que esse investimento em saneamento se tornou possível graças ao ajuste fiscal, proposto pelo governo do Estado em 2015 e aprovado pela Assembleia. “Esse ajuste, alvo de ataques injustos e que resultou em grandes desgastes políticos, permitiu ao Paraná se encontrar, nesse momento em uma situação diferenciada. Enquanto outros Estados não conseguem honrar sua folha de pagamentos e manter serviços básicos de saúde, o Paraná está investindo”.

Os convênios fazem parte da primeira etapa do Sistema Integrado de Coleta Seletiva, coordenado pelo Instituto Águas do Paraná, vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Richa afirmou que os veículos são doação do Estado. “Esse programa é completo e será referência nacional em gestão ambiental. Nosso governo apoia os municípios, principalmente, os pequenos”, afirmou ele.

Com o recurso, cada município atendido vai licitar a compra de um caminhão específico para coletar o lixo separadamente. Além dos 34 municípios, neste ano o Governo já repassou recursos para outros oito municípios, totalizando 42 convênios. Até 2018 a meta é atender todos os municípios de pequeno e médio porte.

Além de Assis Chateaubriand e Brasilândia do Sul, serão atendidos nesta etapa Agudos do Sul, Altônia, Borrazópolis, Cambará, Campo Largo, Céu Azul, Colorado, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, General Carneiro, Goioerê, Guarapuava, Guaratuba, Imbituva, Ivaí, Jaboti, Jandaia do Sul, Mandaguaçu, Mauá da Serra, Medianeira, Nova Santa Rosa, Pinhão, Piraquara, Porecatú, Porto Rico, Quinta do Sol, Reserva, Santa Helena, São João, Sertanópolis, Tamboara, Terra Rica e Tijucas do Sul. Oito municípios já receberam recursos e estão com os caminhões: Bandeirantes, Borrazópolis, Corbélia, Coronel Vivida, Mariluz, Ortigueira, Santa Izabel do Ivaí e Santa Izabel do Oeste.

(fotos: Nani Gois)


3 comentários

  1. JUSTICEIRO
    terça-feira, 21 de junho de 2016 – 17:54 hs

    LIXO – Não seria mais racional que as Prefeituras Municipais contratassem empresas do ramo já com toda a infraestrutura necessária ao invés do Estado do Paraná destinar milhões apenas na compra de caminhões? É bom lembrar que o Paraná passa por grandes dificuldades financeiras em termos de SAÚDE e SEGURANÇA, além do grande endividamento que não é divulgado.

  2. GUARAPUAVA
    terça-feira, 21 de junho de 2016 – 19:20 hs

    AUDITOR FISCAL,KKKKKKKKK…ESTES TRANSPOSTOS NÃO PASSAM DE ADMINISTRATIVOS NO PARANÁ. CONFORME O CONTIDO NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5510, CONTRA AS LEIS COMPLEMENTARES 131/2010 E 092/2002. PROPOSTO PELO SR. PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, RODRIGO JANOT, EM 05 DE MAIO DE 2016.

  3. Ex-funcionário
    terça-feira, 21 de junho de 2016 – 20:23 hs

    DE NOV0???????????????????????? NÃO AGUENTO MAIS TODO DIA A CARA DELE!!!!!

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*