Lula escapa de Moro | Fábio Campana

Lula escapa de Moro

lula

O ministro Teori Zavascki justifica a decisão apontando que “Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás.”

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, decidiu enviar para a Justiça de Brasília a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposta participação na tentativa de impedir a colaboração premiada do ex-diretor da Petrobrás Nestor Cerveró.

Na peça, Teori sustenta que o caso não tem conexão direta com a Lava Jato e, por isso, não precisaria ser enviado para a 13ª Vara Federal de Curitiba. A decisão contraria um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que queria que o caso ficasse sob os cuidados do juiz Sérgio Moro. As informações são do Estadão.

“Tais fatos não possuem relação de pertinência imediata com as demais investigações relacionadas às fraudes no âmbito da Petrobrás. Na verdade, dizem respeito à suposta prática de atos, pelos investigados, com a finalidade de impedir e de aviltar a colaboração premiada entre Nestor Cerveró e o Ministério Público”, afirma Teori.

O ministro justifica a decisão apontando que além de os fatos terem ocorrido em Brasília, “há outros motivos que militam pela fixação da competência para processar e julgar esta causa na Seção Judiciária do Distrito Federal”, como o fato de a delação de Cerveró tramitar no Supremo.

Na denúncia contra o ex-presidente Lula apresentada ao STF no início de maio, Janot afirma que o ex-presidente “papel central” na trama para tentar comprar o silêncio de Cerveró e tentar “embaraçar” as investigações da Operação Lava Jato.

O caso veio à tona com a prisão do então senador Delcídio Amaral, em novembro do ano passado. Em uma gravação feita pelo filho de Cerveró, Delcídio aparece oferecendo dinheiro e a possibilidade de uma fuga para fora do País para que o ex-diretor da Petrobrás não contasse o que sabia ao Ministério Público.

Também foram denunciados o banqueiro André Esteves, o pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício, o assessor do ex-senador Diego Ferreira e o ex-advogado de Cerveró, Edson Ribeiro.

Teori decidiu enviar o caso à primeira instância porque Delcídio perdeu o foro privilegiado após ter o mandato cassado pelo Senado. A decisão atendeu a um pedido da defesa de André Esteves.


11 comentários

  1. roberto novaes jr
    sexta-feira, 24 de junho de 2016 – 18:14 hs

    Quem nomeou Teori ministro?

  2. PIXULEQUINHO
    sexta-feira, 24 de junho de 2016 – 19:30 hs

    .
    CALMA PETISTA, NÃO VÃO CANTANDO VITÓRIA, POIS O CHEFE DA GANG, SÓ ESCAPOU DO JUIZ SÉRGIO MORO, NO CASO DA OBSTRUÇÃO À OPERAÇÃO LAVA-JATO. PORÉM NÃO ESCAPOU DO CASO DO APARTAMENTO TRIPLES, NEM DO SITIO EM ATIBAIA, ESTES PROCESSOS JÁ ESTÃO NA MESA DO CITADO JUIZ.

  3. Antonio Carlos
    sexta-feira, 24 de junho de 2016 – 21:23 hs

    Escapou desta mais uma vez hein 51, mas a tua sorte logo acaba, é só pegar um juiz com vergonha na cara que os teus dias finalmente chegam ao fim.

  4. RR
    sexta-feira, 24 de junho de 2016 – 22:14 hs

    LIXO PTRALHA,TA FAZENDO DE TUDO PRA SALVAR SEU CHEFE.

  5. Macambúzio
    sexta-feira, 24 de junho de 2016 – 22:37 hs

    Forçou a barra, Teori!!! Tentar COMPRAR o silêncio de um réu da Lava Jato, objetivando não ser enrolado na operação…Lava Jato, não tem pertinência com a…Lava Jato? O senhor pirou na batatinha, Dr. Teori? Melhor seria se admitisse…a verdade!!! A pressão foi muito grande, suponho!!! Assim, doutor, teremos que dar razão ao CHEFE DA ORCRIM, ao investigado Jararaca, de que o STF é composto de um bando de covardes, ou pior que isso, como tem gente falando por aí!!!

  6. FUI !!!
    sábado, 25 de junho de 2016 – 5:12 hs

    Assim todos nós babacas continuamos comungando a esperança
    de ver este sapo barbudo ser preso um dia. Como diziam os mais
    velhos, com todo o respeito, cada juiz uma sentença…

  7. Abrahao.oliveira@gmail.com
    sábado, 25 de junho de 2016 – 7:58 hs

    Estamos de olho viu Teori.

  8. Helena
    sábado, 25 de junho de 2016 – 14:25 hs

    Como assim? Naõ tem nada a ver com a Lava Jato? É tudo um balaio de gato só, tudo que foi e ainda será investigado têm chegado ao Lula, é o conjunto da obra, não dá para separar nada, tudo que entra roubalheira vem do esquema da quadrilha criminosa. Não somos idiotas! Se querem livrar o Lula e Dilma que falem abertamente, já que tem o poder de prender, condenar ou absolver, que façam logo isso! o Brasil todo sabe que os togas vermelhas estão protegendo Lula e Dilma.

  9. Helena
    sábado, 25 de junho de 2016 – 14:26 hs

    Sinto nojo desse cara!!!

  10. Guto Junior
    sábado, 25 de junho de 2016 – 23:21 hs

    Sorria Lula a sua hora vai chegar… Que vergonha que o Brasil esta passando perante a comunidade internacional por conta desse canalha, corrupto e desprovido de conduta ética e moral.

  11. Guto Junior
    sábado, 25 de junho de 2016 – 23:21 hs

    Sorria Lula a sua hora vai chegar… Que vergonha que o Brasil esta passando perante a comunidade internacional por conta desse canalha, corrupto e desprovido de conduta ética e moral.

Deixe seu comentário:

Campos obrigatórios estão marcados com *

*

*